Questões de Raciocínio Matemático para Concursos

Resolva Questões de Raciocínio Matemático para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 3 - Questão 22041 - Matemática - Raciocínio Matemático - Nível Médio - Técnico de Administração e Controle Júnior - BR Distribuidora - CESGRANRIO - 2012
  • Carlos Eduardo passa pelo quarto de seu filho Cadu e percebe que ele está jogando um punhado de dados cúbicos e comuns sobre a mesa, ou seja, um punhado de dados com as faces numeradas de 1 a 6. Ele pergunta o que Cadu pretende lançando aquela quantidade de dados e Cadu responde que pretende lançá-los até que a soma de todos os números que aparecem nas faces voltadas para cima se repita. Carlos Eduardo diz a seu filho que, para ter certeza de que isso ocorrerá, ele deverá lançar, no mínimo, 101 vezes os dados. Cadu retira, então, alguns dados e começa a lançar apenas os restantes. Seu pai diz que, agora, ele deverá lançar, no mínimo, 21 vezes para garantir que a soma se repita.

    Quantos dados Cadu retirou da quantidade que tinha inicialmente?
  • 5 - Questão 29448 - Raciocínio Lógico - Raciocínio Matemático - Nível Superior - Arquivista - CODEMIG - FGV - 2015
  • Hércules pratica exatamente um esporte a cada dia da semana. Às segundas-feiras ele joga vôlei e dois dias depois ele joga basquete. Hércules corre três vezes por semana, mas nunca dois dias consecutivos. Ele também pratica natação e joga tênis, mas nunca pratica natação no dia seguinte ao jogo de tênis ou à corrida.

    O dia da semana em que Hércules joga tênis é:
  • 8 - Questão 31178 - Raciocínio Lógico - Raciocínio Matemático - Nível Médio - Assistente Administrativo - CREF BA SE - CEFET BA - 2014
  • X e Y, funcionários de uma empresa, devem dividir entre eles o valor de R$1300,00 recebidos de gorjetas em um determinado período.

    Para fazer a partilha, considerou-se que o valor a ser recebido por cada um deveria ser diretamente proporcional ao tempo de serviço na empresa e, ao mesmo tempo, inversamente proporcional às suas idades.

    Sabendo-se que X tem 40 anos de idade e 15 anos de serviço, Y tem 30 anos de idade e 5 anos de serviço, pode-se afirmar que a diferença entre os valores recebidos por eles será, em reais, igual a
  • 9 - Questão 29211 - Conhecimentos Específicos - Raciocínio Matemático - Nível Médio - Apoio Administrativo - CODEBA - FGV - 2016
  • As emissões atmosféricas dos navios poluem o ar com diversos gases, sobretudo o SO2 (dióxido de enxofre), e os portos importantes monitoram frequentemente a qualidade do ar por causa do grande número de navios atracados ou esperando vaga no porto. Estima-se que, no ano 2000, os navios lançaram na atmosfera 6 milhões de toneladas de SO2 . Porém, espera-se que, em 2020, essa emissão anual seja 20% menor.

    Se essa hipótese se concretizar, em 2020 a emissão mensal de SO2 pelos navios será de cerca de