Questões de Razão e Proporção para Concursos

Resolva Questões de Razão e Proporção para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 54067.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - ENEM
  • (ENEM/2012) O esporte de alta competição da atualidade produziu uma questão ainda sem resposta: Qual é o limite do corpo humano? O maratonista original, o grego da lenda, morreu de fadiga por ter corrido 42 quilômetros. O americano Dean Karnazes, cruzando sozinho as planícies da Califórnia, conseguiu correr dez vezes mais em 75 horas.

    Um professor de Educação Física, ao discutir com a turma o texto sobre a capacidade do maratonista americano, desenhou na lousa uma pista reta de 60 centímetros, que representaria o percurso referido.

    Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 25 jun. 2011 (adaptado).

    Se o percurso de Dean Karnazes fosse também em uma pista reta, qual seria a escala entre a pista feita pelo professor e percorrida pelo atleta?
  • Questão 54068.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - ENEM
  • As Olimpíadas de 2016 serão realizadas no RJ. Uma das modalidades que trazem esperanças de medalhas para o Brasil é a natação. Aliás, a piscina olímpica merece uma atenção devido suas dimensões. Piscinas olímpicas tem 50 m de comprimento e 25 m de largura. Se a piscina Olímpica fosse representada em uma escala de 1:100, ela ficaria com medidas de:
  • Questão 54070.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - ENEM
  • Boliche é um jogo em que se arremessa uma bola sobre uma pista para atingir dez pinos, dispostos em uma formação de base triangular, buscando derrubar o maior número de pinos. A razão entre o total de vezes em que o jogador derruba todos os pinos e o número de jogadas determina seu desempenho.

    Em uma disputa entre cinco jogadores, foram obtidos os seguintes resultados:

    Jogador I: Derrubou todos os pinos 50 vezes em 85 jogadas.

    Jogador II: Derrubou todos os pinos 40 vezes em 65 jogadas.

    Jogador III: Derrubou todos os pinos 20 vezes em 65 jogadas.

    Jogador IV: Derrubou todos os pinos 30 vezes em 40 jogadas.

    Jogador V: Derrubou todos os pinos 48 vezes em 90 jogadas.

    Qual desses jogadores apresentou maior desempenho?
  • Questão 54064.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - ENEM
  • As prefeituras das cidades A, B e C construíram uma ponte sobre o rio próximo a estas cidades. A ponte dista 10 km de A, 12 km de B e 18 km de C. O custo da construção, R$ 8.600.000,00, foi dividido em partes inversamente proporcionais às distâncias das cidades à ponte. Com a construção, a prefeitura da cidade A teve um gasto de:
  • Questão 54065.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - ENEM
  • Sabe-se que a distância real, em linha reta, de uma cidade A, localizada no estado de São Paulo, a uma cidade B, localizada no estado de Alagoas, é igual a 2 000 km. Um estudante, ao analisar um mapa, verificou com sua régua que a distância entre essas duas cidades, A e B, era 8 cm. Os dados nos indicam que o mapa observado pelo estudante está na escala de
  • Questão 54069.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - ENEM
  • José, Carlos e Paulo devem transportar em suas bicicletas uma certa quantidade de laranjas. Decidiram dividir o trajeto a ser percorrido em duas partes, sendo que ao final da primeira parte eles redistribuiriam a quantidade de laranjas que cada um carregava dependendo do cansaço de cada um. Na primeira parte do trajeto José, Carlos e Paulo dividiram as laranjas na proporção 6 : 5 : 4, respectivamente. Na segunda parte do trajeto José, Carlos e Paulo dividiram as laranjas na proporção 4 : 4 : 2, respectivamente. Sabendo-se que um deles levou 50 laranjas a mais no segundo trajeto, qual a quantidade de laranjas que José, Carlos e Paulo, nessa ordem, transportaram na segunda parte do trajeto?
  • Questão 54063.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - ENEM
  • No monte de Cerro Armazones, no deserto de Atacama, no Chile, ficará o maior telescópio da superfície terrestre, o Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT). O E-ELT terá um espelho primário de 42 m de diâmetro, “o maior olho do mundo voltado para o céu”.

    Disponível em: http://www.estadao.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).

    Ao ler esse texto em uma sala de aula, uma professora fez uma suposição de que o diâmetro do olho humano mede aproximadamente 2,1 cm. Qual a razão entre o diâmetro aproximado do olho humano, suposto pela professora, e o diâmetro do espelho primário do telescópio citado?
  • Questão 54066.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - ENEM
  • Cerca de 20 milhões de brasileiros vivem na região coberta pela caatinga, em quase 800 mil km2 de área. Quando não chove, o homem do sertão e sua família precisam caminhar quilômetros em busca da água dos açudes. A irregularidade climática é um dos fatores que mais interferem na vida do sertanejo.

    Disponível em: http://www.wwf.org.br. Acesso em: 23 abr. 2010.

    Segundo este levantamento, a densidade demográfica da região coberta pela caatinga, em habitantes por km2, é de