Questões de Saúde Mental - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Saúde Mental com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 359968. Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE, 2007

Há dois anos, uma mulher de 62 anos de idade iniciou quadro de demência progressiva, sendo diagnosticada doença de Alzheimer. Atualmente, a paciente apresenta dificuldades para dormir, disfagia e incontinência. Devido à sua dependência para realizar atividades diárias, é cuidada pelos familiares em casa e irá receber a visita de uma enfermeira vinculada a um serviço de saúde domiciliar.

Levando em consideração a situação hipotética apresentada e as peculiaridades no cuidado domiciliar, julgue os itens a seguir.

A família deve receber apoio e educação, pois a doença da paciente exige cuidado e dedicação, sendo freqüente o cansaço físico e emocional dos cuidadores.

2Questão 233220. Psicologia, Saúde Mental, Psicólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

É direito da pessoa portadora de transtorno mental:

3Questão 362276. Enfermagem, Saúde Mental, Técnico Judiciário, TJDFT DF, CESPE, 2008

Acerca da esquizofrenia, doença cerebral grave que causa impacto sobre o indivíduo e a sociedade, julgue os itens seguintes.

Os distúrbios se concentram nas áreas da percepção e da emoção, não havendo comprometimento importante na área da cognição, o que freqüentemente faz que o paciente sofra muito devido à dificuldade em distinguir a realidade e as percepções desta provocadas pela doença.

4Questão 150321. Psicologia, Saúde Mental, Analista Judiciário Psicologia, TRT 17a Região, CESPE, 2009

Texto associado.

As atividades clínicas dos profissionais de saúde mental na
atenção básica à saúde incluem

ações para o enfrentamento de agravos vinculados ao uso abusivo de álcool e drogas, por meio da política de redução de danos e combate à discriminação.

5Questão 360391. Enfermagem, Saúde Mental, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC, 2006

Uma emergência psiquiátrica é um distúrbio grave e urgente do comportamen-to, afeto ou pensamento que torna o paciente incapaz de lidar com as situações de vida e com os relacionamentos interpessoais (Brunner, 2002. p. 1849).

Sobre o atendimento a essas situações, é CORRETO afirmar:

6Questão 144511. Enfermagem, Saúde Mental, Analista Judiciário Enfermagem, TJ RO, CESPE, 2012

Considerando que um senhor de 42 anos de idade, indigente, com transtornos mentais graves, viva com mais quatro pessoas em uma casa localizada em espaço urbano, cedida pelo Serviço Residencial Terapêutico (SRT), e, com base nas disposições do Ministério da Saúde referentes à rede de saúde mental, assinale a opção correta.

7Questão 359681. Enfermagem, Saúde Mental, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Vitória ES, CESPE, 2007

Considerando o procedimento a ser adotado no atendimento a uma mulher com sintomas psiquiátricos que deu entrada no prontosocorro, julgue os próximos itens.

Se os sintomas apresentados forem de depressão, o profissional de enfermagem deve estar atento a qualquer tentativa de suicídio.

8Questão 60859. Enfermagem, Saúde Mental, Técnico em Enfermagem, FSERJ, BIO RIO, Ensino Médio, 2014

Os CAPSad oferecem atendimento diário as pessoas que fazem um uso prejudicial de álcool e outras drogas. Sobre a assistência prestada nesse dispositivo de atenção em saúde mental, é correto afirmar que:

9Questão 103406. Psicologia, Saúde Mental , Analista Psicologia, TRE ES, CESPE, 2010

Julgue o item abaixo, acerca de saúde mental e atenção básica à saúde.

Os centros de atenção psicossocial não são considerados pelo Ministério da Saúde o único tipo de serviço de atenção à saúde mental na esfera pública de atendimento. A atenção em saúde mental deve ser feita em uma rede, que engloba atenção básica, residências terapêuticas, ambulatórios, centros de convivência, clubes de lazer etc.

10Questão 60858. Enfermagem, Saúde Mental, Técnico em Enfermagem, FSERJ, BIO RIO, Ensino Médio, 2014

São direitos da pessoa que necessita de atendimento nos serviços de saúde mental, EXCETO: