Questões de Segurança Pública para Concursos

Resolva Questões de Segurança Pública para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 32449.   Direito Penal - Segurança Pública - Nível Médio - Agente Penitenciário - DEPEN - CESPE - 2015
  • Julgue o item a seguir, referente ao sistema prisional brasileiro e às políticas de segurança pública e cidadania. Nesse sentido, considere que a sigla SUSP, sempre que empregada, se refere ao Sistema Único de Segurança Pública.

    O Brasil tem a décima quarta maior população carcerária do mundo e atinge o décimo lugar se forem considerados os indivíduos que cumprem prisão domiciliar.
  • Questão 17376.   Conhecimentos Específicos - Segurança Pública - Nível Superior - Agente de Policia - Polícia Militar PI - NUCEPE - 2012
  • Manifestação popular na PI 112, no bairro Angelim, em virtude dos inúmeros acidentes de trânsito no local. A população obstrui a via publica impedindo o trânsito de veículos e pessoas a Polícia Militar é chamada a intervir no local, na ação policial um PM, por iniciativa própria, se desloca sozinho em direção a um popular que se encontrava obstruindo a via pública e a uma distância de 25 centímetros faz o uso do spray de pimenta na direção dos olhos do citado popular. Marque a alternativa CORRETA sobre a conduta do PM, que agiu:
  • Questão 17374.   Conhecimentos Específicos - Segurança Pública - Nível Superior - Agente de Policia - Polícia Militar PI - NUCEPE - 2012
  • Segundo a doutrina de planejamento e emprego da polícia militar em sua atividade constitucional de realização de policiamento ostensivo. Marque a alternativa INCORRETA.
  • Questão 32451.   Direito Penal - Segurança Pública - Nível Médio - Agente Penitenciário - DEPEN - CESPE - 2015
  • Julgue o item a seguir, referentes ao sistema prisional brasileiro e às políticas de segurança pública e cidadania. Nesse sentido, considere que a sigla SUSP, sempre que empregada, se refere ao Sistema Único de Segurança Pública.

    Ao aderirem ao SUSP — criado para articular as ações governamentais nas áreas de segurança pública e justiça criminal —, estados e municípios renunciam à autonomia de suas polícias civil e militar para operarem sob a supervisão de órgãos federais de segurança.
  • Questão 17371.   Conhecimentos Específicos - Segurança Pública - Nível Superior - Agente de Policia - Polícia Militar PI - NUCEPE - 2012
  • Tendo como referência a Política de Segurança Pública do Brasil estabelecida pelo Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP), de 2002, organizado pelo Instituto Cidadania, identifique com V, as afirmativas VERDADEIRAS e F, as FALSAS, e marque, em seguida, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

    ( ) A gestão compartilhada da Segurança Pública restringe-se a participação em reuniões entre a polícia e a sociedade, devendo todas as questões importantes serem levantadas pelos verdadeiros operadores da Segurança Pública, os policiais.

    ( ) A sociedade tem um novo papel como sujeito da gestão de políticas multidimensionais e plurissetoriais de Segurança Pública – que não se restrinjam a intervenções policiais ou orientadas para as polícias e sua reforma, ainda que as incluam com a atenção devida, respeitando a importância de seu papel na construção da paz, e sim uma participação ativa nas questões da Segurança Pública.

    ( ) A nova abordagem, proposta pelo PNSP requer um gestor de novo tipo ou um novo sujeito institucional e ambos exigem uma nova aliança ou uma nova modalidade de pacto com a sociedade.

    ( ) Não há política de segurança consequente sem participação e transparência, sem confiança popular nas polícias e nas instituições públicas – e todos sabem que, frequentemente, o policial uniformizado na esquina é a face mais tangível do Estado.

    ( ) O diálogo com as sociedades locais focalizadas criará condições, em pouco tempo, para a negociação democrática de contratos locais de coestão do programa de segurança, entendido em seu sentido mais abrangente, e que poderá também ser denominado programa de construção social da paz.

    ( ) A Política de Segurança Pública deve privilegiar a compra de armamento e viaturas, bem como a contratação de mais policiais. Tais ações se justificam pela diminuição dos índices de criminalidade.
  • Questão 17699.   Conhecimentos Específicos - Segurança Pública - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PI - UESPI - 2014
  • Com relação à missão institucional das “Polícias” centrada na prestação do serviço público, assinale a alternativa correta.
  • Questão 15291.   Conhecimentos Específicos - Segurança Pública - Nível Médio - Agente Penitenciário - DEPEN - CESPE - 2015
  • Julgue o item a seguir, referente ao sistema prisional brasileiro e às políticas de segurança pública e cidadania. Nesse sentido, considere que a sigla SUSP, sempre que empregada, se refere ao Sistema Único de Segurança Pública.

    Segundo dados do DEPEN, nos últimos anos, mais da metade da população carcerária brasileira participa de atividade educacional no cárcere, o que é resultado dos muitos incentivos estabelecidos pela legislação penal no que se refere à assistência educacional dos presos.
  • Questão 15294.   Conhecimentos Específicos - Segurança Pública - Nível Médio - Agente Penitenciário - DEPEN - CESPE - 2015
  • Julgue o item seguinte, relativo ao Sistema Penitenciário Federal.

    No sistema federal, a videoconferência é uma estratégia empregada para viabilizar o contato entre presos e seus familiares na tentativa de diminuir os empecilhos referentes a visitação e manutenção de vínculos familiares criados pelas grandes distâncias que muitas vezes separam os presídios e os locais de origem das pessoas privadas de liberdade.
  • Questão 17700.   Conhecimentos Específicos - Segurança Pública - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PI - UESPI - 2014
  • São competências da “Polícia Ostensiva”, previstas no artigo 144 da Constituição da República Federativa do Brasil: