Questões de Seleção e Organização dos Conteúdos para Concursos

Resolva Questões de Seleção e Organização dos Conteúdos para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57474.   Pedagogia - Seleção e Organização dos Conteúdos - Nível Médio
  • No processo de ensino e aprendizagem, Zabala (1998) enfatiza que existe uma relação entre o processo de apreensão e o tipo de conteúdo trabalhado. Esse autor diferencia na aprendizagem as características de quatro tipos de conteúdos. Os conteúdos que se representam como um conjunto de ações ordenadas e com um fim, incluindo regras, técnicas, métodos, destrezas e habilidades, estratégias e procedimentos, verificados pela realização das ações dominadas pela exercitação múltipla e tornados conscientes pela reflexão sobre a própria atividade, são os conteúdos:
  • 2 - Questão 57476.   Pedagogia - Seleção e Organização dos Conteúdos - Nível Médio
  • Oliveira (in DAÓLIO, 2010) relata ser comum que estudantes usem a expressão ‘não levo jeito’ quando julgam que não irão obter sucesso na atividade pretendida pelo professor, constituindo-se muitas vezes em espectadores da Educação Física escolar. O autor sugere o princípio da alteridade como imprescindível para a busca da igualdade de acesso ao conhecimento na disciplina.

    DAÓ LIO, Jocimar (Coord.). Educação Física escolar: olhares a partir da cultura. GEPEFIC-Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Física e Cultura. Campinas: Autores Associados, 2010.

    Com base nos argumentos do autor, assinale a alternativa que mostra como os docentes de Educação Física podem, por meio de sua prática pedagógica, possibilitar que a aprendizagem da disciplina esteja disponível também para os autoproclamados “sem jeito”.
  • 3 - Questão 57471.   Pedagogia - Seleção e Organização dos Conteúdos - Nível Médio
  • De acordo com o Art. 5º da LDB, Lei n. 9.394/1996, “O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo”. Assim,
  • 4 - Questão 57472.   Pedagogia - Seleção e Organização dos Conteúdos - Nível Médio
  • Leia o texto a seguir.

    O conceito de currículo, desde seu uso inicial, representa a expressão e a proposta da organização dos segmentos e fragmentos dos conteúdos que o compõem.

    Sacristán, J. G. O que significa o currículo? In: Saberes e incertezas sobre o currículo, 2013.

    Diante do exposto, pode-se considerar que o currículo
  • 5 - Questão 57477.   Pedagogia - Seleção e Organização dos Conteúdos - Nível Médio
  • No contexto da reforma do Ensino Médio, a partir de 2017, o currículo será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, considerados como
  • 6 - Questão 57473.   Pedagogia - Seleção e Organização dos Conteúdos - Nível Médio
  • De acordo com o caderno pedagógico “Planejamento na educação infantil” (SME, 2011), uma ação pedagógica é planejada com base nas metas estabelecidas para um determinado grupo de crianças. Nesse sentido, a ação do educador inclui a seleção das experiências a serem proporcionadas, que precisa considerar quatro aspectos, a saber:
  • 7 - Questão 57480.   Pedagogia - Seleção e Organização dos Conteúdos - Nível Médio
  • A maioria das instituições escolares adotam um currículo de formação disciplinar. Assinale a alternativa CORRETA sobre o que é necessário para ressignificar o currículo escolar disciplinar.
  • 8 - Questão 57479.   Pedagogia - Seleção e Organização dos Conteúdos - Nível Médio
  • O conhecimento geral da aprendizagem adquire características determinadas, segundo as diferenças tipológicas de cada um dos diversos tipos de conteúdo.

    A opção que apresenta corretamente as tipologias dos conteúdos de aprendizagem que servem para identificar com mais precisão as intenções educativas é:
  • 9 - Questão 57475.   Pedagogia - Seleção e Organização dos Conteúdos - Nível Médio
  • Os métodos de ensino estão ligados ao papel do professor na gestão do processo de ensino, tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Em sua ação didática, o professor seleciona e organiza vários métodos de ensino em função das características de cada conteúdo a ser trabalhado. Assim sendo, considere as seguintes afirmações sobre métodos de ensino:

    I. A escolha de métodos de ensino independe do conhecimento das características socioculturais e individuais dos alunos.
    II. A unidade objetivo-conteúdo-métodos constitui a linha fundamental de compreensão do processo didático.
    III. O método de trabalho independente dos alunos consiste em tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos as resolvam de modo criativo.
    IV. A forma mais típica do método de elaboração conjunta é a conversação didática, denominada também de aula dialogada.

    Está correto o que se afirma em
  • 10 - Questão 57478.   Pedagogia - Seleção e Organização dos Conteúdos - Nível Médio
  • Considerando-se o currículo escolar como elemento básico de articulação das práticas educativas, é correto afirmar que ele consiste em um documento construído coletivamente,