Questões de Semiologia e semiotécnica Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Semiologia e semiotécnica com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 367148. Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE, 2011

Entre os fatores que interferem na aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, EXCLUI-SE:

2Questão 364089. Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV, 2012

Formulações hipoalergênicas, destinadas ao preparo de pele e mucosas. Essa é definição de:

3Questão 369001. Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro do Trabalho, ECT, CESPE, 2011

Tendo em vista que o processo de enfermagem, também conhecido como metodologia de assistência, consiste em um conjunto de ações sistematizadas e holísticas empregado com a finalidade de melhorar a assistência prestada ao indivíduo, à família e à comunidade, julgue os itens seguintes.

O histórico de enfermagem constitui a segunda etapa no processo de enfermagem, na qual deverá constar uma avaliação global da prescrição dos cuidados.

4Questão 360178. Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE, 2004

A consulta de enfermagem representa uma atividade que permite a interação enfermeiro-paciente, por meio da qual podem ser identificados problemas de saúde-doença visando a promoção da saúde e a recuperação ou prevenção de doenças. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O exame físico no momento da coleta de dados pressupõe o domínio, pelo profissional, das habilidades de comunicação e observação e de técnicas propedêuticas.

5Questão 361391. Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Assistente de Saneamento, EMBASA BA, CESPE, 2009

Com referência à atuação do técnico de enfermagem do trabalho em primeiros socorros às vítimas de acidentes laborais. Julgue os itens a seguir.

Na crise epilética, deve-se estimular a comunicação com a vítima, elevar-lhe a cabeça em relação ao tronco e imobilizarlhe as pernas para conter os movimentos.

6Questão 367867. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE, Ensino Superior, 2005

Laura, uma senhora de 75 anos de idade, foi admitida em uma clínica médica para tratamento de desidratação severa. A filha informou que a paciente há três semanas reclama falta de apetite, recusando-se a comer nos últimos dias. Associado a isso, na última semana, permaneceu deitada na cama, levantando-se apenas para ir ao banheiro. A avaliação inicial do enfermeiro revelou uma paciente idosa, fraca, letárgica, mas orientada. Com 59 kg de peso, Laura apresenta pele seca, turgor diminuído, úlcera de pressão com destruição das camadas da derme em região do cóccix.

 Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes, referentes ao processo de enfermagem.

Os dados acerca da ingestão alimentar e das condições de locomoção são considerados indiretos, pois foram obtidos a partir de outra fonte que não a paciente.

7Questão 360655. Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP, 2012

A insuficiência renal aguda (IRA) é caracterizada por redução abrupta da função renal durante um período e manifesta-se por oligúria ou anúria, apresentando níveis séricos crescentes de ureia e creatinina. Pacientes com IRA podem apresentar distúrbios metabólicos e hidroeletrolíticos detectados nos exames de gasometria, indicativos de

8Questão 369113. Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Enfermeiro, DEPEN, FUNRIO, 2009

Durante uma admissão, a Enfermeira Lúcia registrou o seguinte diagnóstico de enfermagem: “integridade tissular prejudicada”. De acordo com a classificação de (Associação Norte Americana dos Diagnósticos de Enfermagem) – NANDA, o fator relacionado ou associado, possível para esse diagnóstico é

9Questão 365254. Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica, Enfermeiro, HEMOPA PA, CESPE, Ensino Superior, 2004

Uma das intervenções mais freqüentes e importantes do enfermeiro é a administração de medicamentos, que deve ser precisa e segura a fim de se garantir o bem-estar do paciente. Quanto a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

Estão descritas na literatura as lesões, relativamente freqüentes, do nervo ciático decorrentes de injeções intramusculares na região ventroglútea (glútea ventral).

10Questão 363138. Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN, 2012

Sobre as medidas que facilitam o aparecimento da veia na punção venosa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Massagem local.

( ) Compressas quentes.

( ) Abrir e fechar a mão.

( ) Pancadas sobre a veia.

A sequência está correta em