← Início

Questões de Concursos - Semiologia e Semiotécnica - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Semiologia e Semiotécnica - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, publicou a Portaria n.º 151/2009 que trata da obrigatoriedade de uso do diagnóstico laboratorial da infecção pelo HIV em indivíduos com idade acima de dezoito meses. Com relação às técnicas e normas para a determinação de infecção por HIV, julgue os itens de 67 a 71.

A técnica de imunoblotting consiste na associação da separação das proteínas por eletroforese a métodos de detecção com anticorpos marcados com enzimas, razão por que é considerada uma técnica imunoenzimática.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, publicou a Portaria n.º 151/2009 que trata da obrigatoriedade de uso do diagnóstico laboratorial da infecção pelo HIV em indivíduos com idade acima de dezoito meses. Com relação às técnicas e normas para a determinação de infecção por HIV, julgue os itens de 67 a 71.

Após a separação de seu soro, o sangue de paciente suspeito de estar infectado pelo HIV pode ser armazenado à temperatura de 4 oC por até sete dias antes de ser utilizado para identificação sorológica.

O técnico de enfermagem, orientado sobre a importância da manutenção do sistema de requisição diária conforme prescrição médica, estará contribuindo no controle de

Julgue os itens que se seguem acerca do SCUP.

O volume do SCUP coletado deve ser calculado a partir do peso líquido da coleta, assumindo 1 mL = 1 g. O sangue coletado só pode ser aceito para processamento se a quantidade coletada for igual ou superior a 50 mL, excluído o anticoagulante, ou se o número total de células nucleadas for superior a 5 × 104.

Em relação aos cuidados de enfermagem com o paciente cirúrgico durante a cirurgia e na recuperação pós-anestésica, julgue os itens subsequentes referentes a competências do enfermeiro, critérios de avaliação do paciente, posicionamento no leito e gravidade das úlceras de compressão.

Um período de 2 a 3 horas de pressão constante nos tecidos pode resultar em úlceras cutâneas de pressão que podem evoluir em estágios. O estágio 3 corresponde à perda de camada profunda com necrose do tecido subcutâneo, com danos aos músculos, ossos e tendões.

Em relação aos cuidados com o estoma, os pacientes devem ser orientados quanto a

Pedro tem 65 anos de idade e, há três meses, após apresentar quadro de dores intensas, obteve a confirmação de quadro de mieloma múltiplo. Iniciou quimioterapia há duas semanas. Na primeira semana de tratamento, houve extravasamento do quimioterápico intravenoso com infiltração importante na região anterior do antebraço, o que ocasionou formação de vesículas e destruição tecidual. O paciente encontrase deprimido e fala pouco. Relata dor no local da ferida, anorexia, fadiga e vômitos. Queixa-se de dores ósseas intensas e de não conseguir dormir devido às dores e à preocupação com a doença. Refere ainda mudanças no padrão urinário.

Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens.

De acordo com a taxonomia da NANDA, os diagnósticos de enfermagem integridade da pele prejudicada e dor aguda podem ser apontados como diagnósticos reais.

Um homem de 41 anos de idade, casado, diabético e hipertenso, procurou o serviço médico com queixas de pressão arterial de difícil controle, apesar de manter a glicemia controlada, raramente ultrapassando 150 mg/dL. Nessa oportunidade, referiu astenia, perda de peso e espuma abundante na urina. Negou diarréias, hematúria e disúria, referindo noctúria. Foi instalada uma sonda vesical para controle do débito, sendo observada diminuição acentuada do volume urinário nas 24 horas. O quadro evoluiu com anasarca, sendo diagnosticada síndrome nefrótica. O paciente relata alergia a medicamentos e episódios de febre intermitente em casa. Atualmente apresenta-se assintomático, com glicose capilar em níveis normais, pressão arterial variando entre 170 mmHg e 150 mmHg (máxima) e de 100 mmHg a 90 mmHg (mínima). O peso atual é de 83,8 kg, altura de 1,63 m e a circunferência do braço no ponto médio é igual a 42 cm.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os seguintes itens.

Após a realização da técnica de sondagem vesical do paciente descrito, pode-se instalar um coletor de drenagem sistema fechado ou aberto, visto que a finalidade é apenas o controle do débito urinário.

Julgue os itens que se seguem, referentes aos instrumentos de avaliação em cuidados paliativos.

Pacientes avaliados pela escala de Karnofsky que apresentem desempenho de 80% têm indicação precoce de assistência em cuidados paliativos.

A frequência normal da respiração em adultos é de: