Questões de Significação Contextual de Palavras e Expressões para Concursos

Resolva Questões de Significação Contextual de Palavras e Expressões para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 26601.   Português - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Médio - Técnico Administrativo - Cobra Tecnologia - QUADRIX - 2014
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Na oração: "No bairro da Aclimação, no centro, a Rua Pedra Azul amanheceu coberta por gelo nesta segunda-feira (19).

    "O termo em destaque exerce a funçao sintatica de:
  • Questão 21049.   Português - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • Dados os seguintes enunciados, no que se refere à concordância verbal,

    I. O problema das línguas indígenas brasileiras estão no fato de, em sua maior parte, elas serem ágrafas.
    II. Ainda que houvessem muitas soluções para que as línguas fossem preservadas, nenhuma delas alcançaria resultados imediatos.
    III. Quem de nós ousaria afirmar que as línguas hoje existentes no país serão preservadas por políticas linguísticas sérias?
    IV. É surpreendente os dados sobre a quantidade de línguas ainda faladas no Brasil, pois muitas são desconhecidas.

    verifica-se correção em
  • Questão 25660.   Conhecimentos Específicos - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Médio - Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - CLIN - COSEAC - 2015
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A respeito do texto pode-se afirmar que:
  • Questão 25636.   Conhecimentos Específicos - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Fundamental - Gari e Operador de Roçadeira - CLIN - COSEAC - 2015
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • A frase do texto que indica a descrença na resposta da avó é:
  • Questão 55614.   Português - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Médio
  • Os dicionários de sinônimos mostram um conjunto de vocábulos que podem ter significados equivalentes em determinados contextos. Temos a seguir um conjunto de vocábulos considerados sinônimos: morrer – falecer – desencarnar – perecer – sucumbir – expirar.

    Assinale a opção em que a lacuna deve ser preenchida com o verbo “perecer”. 
  • Questão 55609.   Português - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Médio
  • Educação familiar

    A família cumpre cada vez menos a sua função de instituição de aprendizagem e educação. Ouve-se dizer hoje, repetidamente, o mesmo a respeito dos filhos de famílias das camadas superiores da sociedade, “nada trouxeram de casa”. Os professores universitários comprovam até que ponto é escassa a formação substancial, realmente experimentada pelos jovens, que possa ser considerada como pré-adquirida.
    Mas isso depende do fato de que a formação cultural perdeu a sua utilidade prática. Mesmo que a família ainda se esforçasse por transmiti-la, a tentativa estaria condenada ao fracasso porque, com a certeza dos bens familiares hereditários, esvaziaram-se alguns motivos de insegurança e sentimento de desproteção. Por parte dos filhos, a tendência atual consiste em furtarem-se a essa educação, que se apresenta como uma introversão inoportuna, e em orientarem-se, de preferência, pelas exigências da chamada “vida real”.
    O momento específico da renúncia pessoal, que hoje mutila os indivíduos, impedindo a individuação, não é a proibição familiar, ou não o é inteiramente, mas a frieza, a indiferença tanto mais penetrante quanto mais desagregada e vulnerável a família se torna.

    (Adaptado de: HORKHEIMER, Max, e ADORNO, Theodor (orgs.). Temas básicos da Sociologia. São Paulo: Cultrix, 1973, p. 143) 

    Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em: 
  • Questão 28185.   Português - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Médio - Consultor Técnico Legislativo - Câmara de São Paulo SP - FCC - 2014
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Atente para as seguintes afirmações:

    I. No 2o parágrafo, o autor se vale da expressão precariedade da palavra para referir a indeterminação semântica que ela assume por conta da multiplicidade de sentidos que pode abrigar.
    II. No 2o parágrafo, a expressão reféns sem fuga possível sugere a condição daqueles que, uma vez contando com os serviços de um computador, não conseguem mais dispensá-los.
    III. No 3o parágrafo, o autor considera indiscutível o fato de que nossa confiança na prodigiosa memória de um computador acabará acarretando o negligente esquecimento de nossa própria História.

    Em relação ao texto está correto o que se afirma APENAS em
  • Questão 25088.   Português - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • TEXTO I

    João Guedes, um dos assíduos frequentadores do boliche do capitão, mudara-se da campanha havia três anos. Três anos de pobreza na cidade bastaram para o degradar. Ao morrer, não tinha um vintém nos bolsos e fazia dois meses que saíra da cadeia, onde estivera preso por roubo de ovelha.
    A história de sua desgraça se confunde com a da maioria dos que povoam a aldeia de Boa Ventura, uma cidadezinha distante, triste e precocemente envelhecida, situada nos confins da fronteira do Brasil com o Uruguai.

    MARTINS, C. Porteira fechada. Porto Alegre: Movimento, 2001 (fragmento).

    TEXTO II

    Comecei a procurar emprego, já topando o que desse e viesse, menos complicação com os homens, mas não tava fácil. Fui na feira, fui nos bancos de sangue, fui nesses lugares que sempre dão para descolar algum, fui de porta em porta me oferecendo de faxineiro, mas tava todo mundo escabreado pedindo referências, e referências eu só tinha do diretor do presídio.

    FONSECA, R. Feliz Ano Novo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989(fragmento).

    A oposição entre campo e cidade esteve entre as temáticas tradicionais da literatura brasileira. Nos fragmentos dos dois autores contemporâneos, esse embate incorpora um elemento novo: a questão da violência e do desemprego. As narrativas apresentam confluência, pois nelas o(a)
  • Questão 25662.   Conhecimentos Específicos - Significação Contextual de Palavras e Expressões - Nível Médio - Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - CLIN - COSEAC - 2015
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • "A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome.." (1º §)

    Para que seja mantido o sentido original da segunda oração do fragmento acima, pode-se redigi-la da seguinte forma: