Questões de Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1Questão 56202. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

Maria, Carla e Daniela marcaram um encontro às 19h. Maria chegou às 18h48, Carla chegou 27 minutos depois de Maria e Daniela chegou às 19h12. É correto afirmar que

2Questão 56195. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE, Ensino Médio

Sabendo que os números racionais são, precisamente, as dízimas periódicas, julgue o item seguinte acerca de números e dízimas periódicas e não periódicas.

O produto de um número racional não nulo por um número irracional será sempre um número irracional.

3Questão 56206. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

Os numerais conhecidos como hieróglifos foram criados aproximadamente há cinco mil anos, mas a forma de contar já possibilitava uma escrita de números abrangentes a partir da ideia de agrupamento. As unidades eram representadas por traços verticais de um a nove, contando pela repetição do traço vertical. As potências de dez tinham representação por símbolos criados para cada potência. O sistema numérico a que o texto faz referência é o

4Questão 56205. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

A arte de contar e registrar as quantidades se desenvolveu em diferentes culturas. No nosso Sistema de Numeração, a base numérica mais estudada é a decimal, que foi identificada no sistema Chinês, Egípcio, Romano e Indo-Arábico. Nós temos a base sexagesimal, do povo Sumério, e a base "vigésimal", dos Maias. Sobre o Sistema de Numeração, assinale a alternativa incorreta.

5Questão 56207. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

Considere os números reais x = 13/24, y = √1/3 , z = 8/15 . Então

6Questão 56209. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

A quantidade de metros de fio elétrico de um rolo, que não chega a 40 m, deverá ser dividida em pedaços iguais, de mesmo comprimento. Sabe-se que se os pedaços tiverem comprimento de 4 m, ou de 6 m, ou de 9 m, sempre restarão 2 m de fio no rolo. Se o eletricista decidir obter o número máximo de pedaços iguais, com 7,5 m de comprimento cada um, a quantidade de fio que restará no rolo será igual a

7Questão 56197. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE, Ensino Médio

Sabendo que N = {0, 1, 2, 3,...} é o conjunto dos números naturais, julgue o item seguinte, relativos a esse conjunto, a seus subconjuntos e às operações em N.

Considerando-se os números naturais 13 e 39, é correto afirmar que as igualdades 13 + 39 = 39 + 13, 13 × 39 = 39 × 13 e 13 ÷ 39 = 39 ÷ 13 não são todas verdadeiras.

8Questão 56191. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item a seguir, relativo a números naturais, números racionais e regra de três.

e uma TV digital tiver uma resolução de 1.080 pixels de largura por 720 pixels de altura, então o quociente, em pixels, da altura pela largura corresponderá a um número decimal que poderá ser representado por uma dízima periódica.

9Questão 56199. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE, Ensino Médio

Ainda com relação às operações no conjunto dos números naturais N, julgue o próximo item.

Considere que, para os 170 alunos de uma escola, a merendeira prepare 45 litros de suco para o lanche e que ela saiba que cada litro de suco corresponde a 10 copos. Nesse caso, se cada aluno beber 2 copos de suco, ainda sobrarão 11 litros de suco

10Questão 56208. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

Numa divisão de números naturais, o maior resto possível é igual a 23 e o quociente é igual a 71. O dividendo dessa divisão é igual a: