Questões de Sistemas Operacionais para Concursos

  • Questão 37483.   Informática - Sistemas Operacionais - Nível Superior - Analista Judiciário - TRT SP - FCC - 2015

  • Organizar a estrutura de arquivos pessoais é uma prática importante de gerenciamento de arquivos em sistemas computacionais. O sistema operacional Windows Vista possui o recurso de criação de Atalhos para arquivos e pastas que auxilia essa tarefa. O recurso Atalho
  • Questão 43937.   Informática - Sistemas Operacionais - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF DF - FCC - 2014

  • Carlos é responsável pela administração de redes e servidores do Tribunal e hoje enfrenta dificuldades na administração da rede e das contas de usuários, devido ao fato de existirem controles de domínios de rede separados para computadores em rede Windows Server 2008 R2 e para computadores em rede Red Hat Enterprise Linux 6. Como existe apenas 1 servidor de arquivos Linux e 12 na rede Windows, para resolver a questão de controlar de forma centralizada a configuração de permissões de acesso aos diretórios de servidores de arquivos, tanto Linux quando Windows, Carlos decidiu instalar Samba 4 no servidor Linux e colocá-lo como Member Server de um Domain Controler Windows baseado em Active Directory e LDAP. É correto afirmar que
  • Questão 19179.   Informática - Sistemas Operacionais - Nível Superior - Primeiro Tenente - MM QT - MB - 2013

  • Correlacione  os  tipos  de  RAID (Redundant  Array  of  Independent Disks)  e  marque  a  opção  que  apresenta  a  sequência  correta.
    I   - RAID  0 
    II  - RAID  1 
    III - RAID  3 
    IV - RAID  5 
    V  - RAID  6 
    (   )  Dados  divididos  pelos  vários  discos e  é  usado  um  disco  adicional para armazenar  os  dados  de  paridade.
    (   )  Distribuição  uniforme  dos  bits  de paridade  em  todos  os  discos.
    (   )  Implementação  da  redundância, realizada  por  meio  da  duplicação, triplicação  ou  mais  de  um  determinado volume  de  dados  por  vários discos.
    (   )  Fragmentação  ou  fracionamento  do arquivo  em  várias  partes  e  cada uma armazenada  em  um  disco  diferente.
  • Questão 19181.   Informática - Sistemas Operacionais - Nível Superior - Primeiro Tenente - MM QT - MB - 2013

  • Sabe-se que em um Sistema Operacional (SO) dinâmico, existem vários processos desejando utilizar simultaneamente uma impressora. A estratégia de alocação nesse SO consiste em ceder o uso da impressora ao processo com o menor arquivo a ser impresso e que um dos referidos processos possui um arquivo extenso para imprimir. Tendo em vista que existem diversos outros processos com arquivos menores para utilizara impressora, pode acontecer de o processo com o arquivo extenso nunca conseguir alocar a impressora, levando este processo à condição de
  • Questão 18935.   Informática - Sistemas Operacionais - Nível Superior - Oficial do Exército - EsFCEx - EB - 2014

  • Em relação ao gerenciamento de redes do sistema operacional Linux, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.

    Arquivo
    1. ifconfig
    2. ifup
    3. ifdown
    4. Pump
    5. ethtool

    Função
    (   ) Mostra as configurações de todos os adaptadores de rede ativos na máquina.
    (   ) Ativa uma interface de rede previamente definida.
    (   ) Desativa uma interface de rede previamente definida.
  • Questão 18936.   Informática - Sistemas Operacionais - Nível Superior - Oficial do Exército - EsFCEx - EB - 2014

  • Em relação aos runlevels (níveis de operação) do sistema operacional Linux, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

    I. O nível 2 é monousuário sem rede.
    II. O nível 3 é monousuário com rede.
    III. O nível 4 é usado para o administrador de sistema implementar alguma inicialização específica e com modificações em relação à original.
    IV O nível 5 é exclusivo para ambiente gráfico.
    V. O nível 6 é utilizado para reinicializar a máquina.
  • Questão 43936.   Informática - Sistemas Operacionais - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRF DF - FCC - 2014

  • Pessoas de uma área funcional estão acessando e alterando arquivos que dizem respeito à outra área. Para resolver esses problemas será feita a segregação de perfis de acesso. Considere as atividades abaixo. 

    I. Configuração de Contas de Usuários que identifiquem unicamente cada usuário da rede de dados da empresa e dos servidores de arquivos. 
    II. Configuração de Grupos de Usuários para as áreas funcionais da instituição, que sejam associados às permissões de acesso aos diretórios e aos arquivos guardados em servidores da rede de dados. 
    III. Associação de Grupos de Usuários correspondentes às áreas funcionais da instituição com as Contas de Usuários, de forma a possibilitar que um usuário acesse os recursos atribuídos aos Grupos. 
    IV. Particionamento físico de discos de servidores, determinando que cada área funcional tenha acesso restrito a determinados trechos de disco que lhe dizem respeito.
    V. Associação de Contas de Usuários às permissões de acesso aos diretórios, e aos arquivos guardados em servidores da rede de dados. 

    A segregação de perfis de acesso aos arquivos armazenados nos servidores através de recursos do Windows Server 2008 R2 e do Red Hat Enterprise Linux 6, envolve obrigatoriamente as atividades descritas em
  • Questão 23260.   Informática - Sistemas Operacionais - Nível Médio - Programador de Computador - CEHAP PB - CESPE - 2009

  • Normalmente, a interface de usuário do sistema operacional Windows é composta por interface gráfica que executa e manipula várias tarefas para o usuário. No sistema operacional Windows 2000, a principal interface gráfica capaz de manipular o sistema de arquivos, criando e removendo pastas e arquivos, organizando arquivos e diretório, corresponde ao