Questões de Concursos Sistemas Operacionais com Gabarito

Resolva Questões de Concurso Público Grátis Sistemas Operacionais com Gabarito. Teste seus conhecimentos com perguntas e respostas em exercícios online.

Um Técnico com especialidade em TI deseja instalar uma suíte de ferramentas em um servidor Linux que permite a integração de ambientes heterogêneos através da comunicação entre sistemas Linux e Windows, viabilizando serviços de diretórios no Linux (controlador de domínio), o controle de acesso dos usuários, compartilhamento de arquivos e de impressoras, etc. Neste cenário, é correto afirmar:
O Windows XP possui diversas características que o diferenciam de outras versões da família Windows. Especificamente em relação à arquitetura do Windows XP, assinale a opção correta.
Considerando um serviço de vídeo sob demanda em um sistema operacional multimídia, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. No esquema de vídeo quase sob demanda o usuário tem momentos pré-definidos para iniciar o recebimento do fluxo de vídeo.
II. Num esquema de vídeo quase sob demanda, se um fluxo se iniciar a cada dois minutos serão necessários 60 fluxos para que um usuário espere no máximo dois minutos para começar a assistir um filme de duas horas.
III. Não é possível ter controles de pausa e reinício no esquema de vídeo quase sob demanda.
IV Servidores de arquivo para sistemas vídeo sob demanda devem operar com sistemas de arquivo no paradigma pull.
V. Servidores de arquivo para sistemas vídeo sob demanda operam com os mesmos requisitos dos servidores de arquivos para sistemas de banco de dados.
José, técnico administrador dos computadores com sistema operacional Linux Red Hat do TRT da 1a Região, necessita saber o espaço em disco utilizado pelo usuário Pedro no seu diretório home. Para essa finalidade, José pode utilizar o comando
É vantagem da arquitetura de camadas:
Pessoas de uma área funcional estão acessando e alterando arquivos que dizem respeito à outra área. Para resolver esses problemas será feita a segregação de perfis de acesso. Considere as atividades abaixo. 

I. Configuração de Contas de Usuários que identifiquem unicamente cada usuário da rede de dados da empresa e dos servidores de arquivos. 
II. Configuração de Grupos de Usuários para as áreas funcionais da instituição, que sejam associados às permissões de acesso aos diretórios e aos arquivos guardados em servidores da rede de dados. 
III. Associação de Grupos de Usuários correspondentes às áreas funcionais da instituição com as Contas de Usuários, de forma a possibilitar que um usuário acesse os recursos atribuídos aos Grupos. 
IV. Particionamento físico de discos de servidores, determinando que cada área funcional tenha acesso restrito a determinados trechos de disco que lhe dizem respeito.
V. Associação de Contas de Usuários às permissões de acesso aos diretórios, e aos arquivos guardados em servidores da rede de dados. 

A segregação de perfis de acesso aos arquivos armazenados nos servidores através de recursos do Windows Server 2008 R2 e do Red Hat Enterprise Linux 6, envolve obrigatoriamente as atividades descritas em
Sistemas operacionais Windows possuem diversas divisões. Para uso em plataformas servidoras, a família Windows Server é a recomendada. Assinale a opção que apresenta somente tecnologias inclusas no Windows 2000 Advanced Server.
Os softwares utilitários auxiliam no funcionamento da máquina e oferecem recursos mais avançados para algumas aplicações empregadas de modo mais rudimentar. Dentre os softwares abaixo, aquele que não representa um software utilitário é o ;