Questões de Temas Contemporâneos para Concursos

Resolva Questões de Temas Contemporâneos para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57229.   Pedagogia - Temas Contemporâneos - Nível Médio
  • Segundo Kupfer, em sua obra "Violência da educação ou educação violenta?", o professor brasileiro não encontra mais uma rede de sustentação simbólica que lhe assegure o suporte da autoridade no exercício da profissão. Sendo assim, a agressividade na escola pode apresentar-se como de três diferentes naturezas, quais sejam,
  • 2 - Questão 57234.   Pedagogia - Temas Contemporâneos - Nível Médio
  • A violência assola a sociedade brasileira dentro dos espaços educacionais. O bullying, termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados em uma relação desigual de poder, por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, se apresenta como normalidade no convívio social.

    É preciso um fazer pedagógico que tenha o objetivo de ensinar a todos e a cada um, pautado no respeito, direitos humanos, ternura, diálogo, solidariedade e esperança na busca do convívio promissor, orientador das energias vitais e cognitivas de alunos, professores, comunidades, grupos e famílias – sendo que estas devem ser o primeiro laboratório de resolução não violenta de conflitos – para o qual é necessário qualificar a capacidade de escuta e percepção dos valores envolvidos na comunicação.

    Essa pedagogia já existe e é denominada pedagogia do(a):
  • 3 - Questão 57230.   Pedagogia - Temas Contemporâneos - Nível Médio
  • Segundo Costa & Silva, perante a lei, as drogas são divididas em dois grandes grupos: drogas lícitas e drogas ilícitas. Assinale a alternativa correta em relação aos conceitos e características atribuídos ao tema pelos autores.
  • 4 - Questão 57143.   Pedagogia - Temas Contemporâneos - Nível Médio - CESPE
  • A respeito da disciplina escolar, julgue o item a seguir.

    A construção e reconstrução de acordos e regras são estratégias mais efetivas para a disciplina escolar que os castigos e a inflexibilidade.
  • 6 - Questão 57140.   Pedagogia - Temas Contemporâneos - Nível Médio - CESPE
  • As diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo.

    Os conceitos de conjugalidade, parentalidade e filiação permanecem inalterados nas novas configurações familiares.
  • 7 - Questão 57138.   Pedagogia - Temas Contemporâneos - Nível Médio - CESPE
  • As diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo.

    O sistema familiar patriarcal abrange todas as relações familiares criadas nas sociedades contemporâneas. 
  • 8 - Questão 57232.   Pedagogia - Temas Contemporâneos - Nível Médio
  • Segundo SILVA (2010, p.162), as escolas no enfrentamento do bullying, precisam desenvolver ações efetivas, tais como:

    I – Informar a família da vítima, após atendimento coletivo, para que a mesma busque meios legais de registro do fato ocorrido e sanções previstas na legislação.
    II – Reconhecer a existência do bullying (em suas diversas formas) e tomar consciência dos prejuízos que ele pode trazer para o desenvolvimento sócioeducacional e para a estruturação da personalidade de seus estudantes.
    III – Capacitar seus profissionais para a identificação, o diagnóstico, a intervenção e o encaminhamento adequado de todos os casos ocorridos em suas dependências.
    IV – Realizar a coleta de informações sobre o caso identificado, por meio de atendimentos coletivos dos alunos envolvidos no bullying.
    V – Conduzir o tema a uma discussão ampla, que mobilize toda a sua comunidade (e seu entorno) para que estratégias preventivas e imediatas sejam traçadas e executadas com claro propósito de enfrentar a situação.

    Assinale a alternativa CORRETA, segundo a autora:
  • 9 - Questão 57231.   Pedagogia - Temas Contemporâneos - Nível Médio
  • Para SILVA (2010, p. 166) “nem todas as situações de violência que ocorrem nas escolas podem ser creditadas como sendo bullying. Por isso, para evitar equívocos na avaliação e no encaminhamento dos casos, devemos sempre considerar os critérios essenciais para efetuar o diagnóstico de bullying”.

    Consideram-se critérios para o diagnóstico de bullying, segundo a autora:

    I – A vítima tem que ser alvo de ataques de maneira repetitiva durante um determinado período de tempo. Isso corresponde a, no mínimo, duas vezes durante o ano letivo.
    II – Os ataques não têm qualquer motivação que possam justificá-los.
    III – Sempre existe um desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima, o que impede a defesa desta e a faz mobilizar uma série de sentimentos desagradáveis em torno da situação.
    IV – Os ataques têm sempre características de violência material e física.

    Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS:
  • 10 - Questão 57235.   Pedagogia - Temas Contemporâneos - Nível Médio
  • No que se refere à relação entre escola e família, assinale a opção correta.