Questões de Concursos Temas Educacionais Pedagógicos

Resolva Questões de Concursos Temas Educacionais Pedagógicos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 51609 - Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • Na perspectiva sociointeracionista, para que o processo de apropriação de conceito ocorra, são necessários instrumentos e signos. O que são os instrumentos? 
  • 2 - Questão 51606 - Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • No documento - Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto
  • 3 - Questão 49418 - Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Professor de Geografia - SEE MG - FCC - 2012
  • A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental − MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve
  • 4 - Questão 51605 - Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta.

    Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

    ( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.
    ( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.
    ( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.
    ( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.
  • 6 - Questão 34088 - Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015
  • A escola é um dos grandes agentes formadores e transformadores de mentalidades. O preconceito de gênero, que gera discriminação e violência contra as mulheres, se expressa no ambiente educacional de várias maneiras, como conteúdos discriminatórios e imagens estereotipadas da mulher que são ainda reproduzidos em materiais didáticos e paradidáticos, em diferentes espaços e contextos educacionais.

    Para a inversão desse quadro, é preciso

    I. ampliar e melhorar a qualidade do atendimento educacional, incluindo a valorização profissional dessa parcela da população.
    II. aumentar as taxas de matrícula feminina em todos os níveis e modalidades de ensino.
    III. definir as profissões tipicamente femininas e as tipicamente masculinas na organização da educação superior.
    IV. promover ações afirmativas.

    Está correto o que se afirma APENAS em
  • 7 - Questão 34086 - Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015
  • O acesso e a qualidade da educação da escola
  • 8 - Questão 51604 - Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Supervisor Escolar - SED SC - ACAFE - 2017
  • A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

    Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 22. 
  • 9 - Questão 34085 - Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015
  • Para compreender a escola é preciso recorrer ao sentido amplo da palavra cultura, isto é, o conjunto de costumes, dos modos de viver, de vestir, das maneiras de pensar, das expressões de linguagem, dos valores das várias origens dos alunos.

    Consequentemente, a escola para ser bem sucedida
  • 10 - Questão 24879 - Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Pedagogo - CISCOPAR - 2015
  • Sobre os direitos fundamentais da infância, é INCORRETO afirmar: