Questões de Concursos Temas Educacionais Pedagógicos

  • Questão 49418.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Professor de Geografia - SEE MG - FCC - 2012

  • A Proposta Curricular de Geografia para o Ensino Fundamental − MG reconhece que, desde o século XX, a intensidade e velocidade das transformações socioespaciais têm modificado substancialmente o objeto de estudo desta disciplina, com amplas repercussões na forma como é ensinada na escola básica. Diante destas transformações, a Geografia escolar atual deve
  • Questão 49419.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Professor de Geografia - SEE MG - FCC - 2012

  • Leia o texto a seguir. 

    Lucro menor - De acordo com o vice-presidente regional da Abimaq, Fausto Rezende, no geral, Minas Gerais acompanha a trajetória nacional, apesar de ser beneficiado pelo aquecimento da indústria extrativa mineral. Mas, segundo ele, as empresas mineiras estão reduzindo as margens de lucro, por conta da competição internacional. 

    Rezende explicou que em virtude das companhias mineradoras serem de grande porte, a cotação é feita tanto no Estado quanto no exterior e os preços pagos pelas mineradoras são os praticados no mercado internacional. 

    (http://www.camaras.org.br/site.aspx/Detalhe-Noticias-SRMG?codNoticia=vak7IlAdI/8=) 

    O conteúdo do texto exemplifica a complexidade das relações espaciais no atual período da História, no qual
  • Questão 49422.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Professor de Geografia - SEE MG - FCC - 2012

  • Leia o texto a seguir.

    De tempos em tempos, discute-se no Brasil a necessidade de políticas industriais para o desenvolvimento deste ou daquele setor. No sul de Minas Gerais, mais precisamente em Santa Rita do Sapucaí, há um exemplo de como isso pode ser feito. Desde meados da década de 80, surgiram ali 132 empresas do setor eletroeletrônico. Juntas devem faturar R$ 1 bilhão neste ano. A receita para a criação desse Vale do Silício brasileiro repete uma fórmula clássica em países desenvolvidos, mas raramente utilizada no Brasil: uma estrutura educacional sólida com doses de incentivos fiscais que dão condições de desenvolvimento para os empreendedores locais. 

    (http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/3380_O+VALE+DO+SILICIO+BRASILEIRO) 

    Com base nos conteúdos do texto, o professor de Geografia poderá desenvolver o proposto no tópico “território e territorialidade" e abordar os conceitos de
  • Questão 49423.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Professor de Geografia - SEE MG - FCC - 2012

  • Leia o texto a seguir. 

    Após a posse, o presidente do Peru, Ollanta Humala, fez um aceno ao Brasil: anunciou que promoverá a construção de hidrelétricas em parceria com "estatais regionais". Frisou, contudo, que a demanda doméstica terá prioridade. 
    Brasil e Peru assinaram em 2010 acordos para a construção de ao menos seis grandes hidrelétricas na Amazônia peruana. Alguns dos projetos sofrem resistência de populações indígenas e comunidades locais. O texto ainda está pendente de ratificação pelo Congresso peruano. 

              (http://www.brasilagro.com.br/index.php?noticias/detalhes/4/37547) 

    O conteúdo da notícia pode servir de base para o professor de Geografia abordar, no Ensino Médio,
  • Questão 34085.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015

  • Para compreender a escola é preciso recorrer ao sentido amplo da palavra cultura, isto é, o conjunto de costumes, dos modos de viver, de vestir, das maneiras de pensar, das expressões de linguagem, dos valores das várias origens dos alunos.

    Consequentemente, a escola para ser bem sucedida
  • Questão 34086.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015

  • O acesso e a qualidade da educação da escola
  • Questão 34087.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015

  • Qual infância existe para os meninos-trabalhadores das olarias, das carvoarias e tantos outros trabalhos desumanos quando estamos vivendo em plena revolução tecnológica?

    Uma saída importante no enfrentamento desta questão é a escola; a criança que frequenta uma escola
  • Questão 34088.   Pedagogia - Temas Educacionais Pedagógicos - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015

  • A escola é um dos grandes agentes formadores e transformadores de mentalidades. O preconceito de gênero, que gera discriminação e violência contra as mulheres, se expressa no ambiente educacional de várias maneiras, como conteúdos discriminatórios e imagens estereotipadas da mulher que são ainda reproduzidos em materiais didáticos e paradidáticos, em diferentes espaços e contextos educacionais.

    Para a inversão desse quadro, é preciso

    I. ampliar e melhorar a qualidade do atendimento educacional, incluindo a valorização profissional dessa parcela da população.
    II. aumentar as taxas de matrícula feminina em todos os níveis e modalidades de ensino.
    III. definir as profissões tipicamente femininas e as tipicamente masculinas na organização da educação superior.
    IV. promover ações afirmativas.

    Está correto o que se afirma APENAS em