Questões de Tendências Pedagógicas para Concursos

Resolva Questões de Tendências Pedagógicas para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57152 - Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

    Arte-educadores, principalmente norte-americanos, lançaram as bases para uma transformação da perspectiva de ensino de arte no Brasil, ao questionarem a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística na criança e ao procurarem definir uma contribuição específica da arte para a educação do ser humano.
  • 2 - Questão 57145 - Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

    Para que sejam adequadas à perspectiva dialética, as aulas do referido curso deverão seguir os seguintes passos: apresentação de um conteúdo, resolução de exercícios sobre o tópico estudado e proposição de uma série de exercícios como forma de fixação do conteúdo.
  • 3 - Questão 57146 - Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

    Para atender aos pressupostos da metodologia sob a perspectiva dialética, o professor ou o instrutor do curso em questão deverá ser o centro do processo educativo.
  • 4 - Questão 57242 - Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio
  • Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública começaram uma discussão acerca das idéias apresentadas por Jófili, sobre um ensino voltado para a contextualização das construções conceituais dos alunos, implicando, entre outras ações, que o professor adote como postura: ser receptivo para ouvir e entender a forma como os alunos constroem, articulam e expressam seu conhecimento e apoiá-los na expressão de seus conceitos, na tomada de consciência desse processo e na valorização do próprio conhecimento e do conhecimento dos colegas; conduzir a classe dentro de um processo democrático de aprendizagem, encorajando questionamentos e levantamento de hipóteses, num ambiente seguro.

    É correto afirmar que a abordagem discutida pelos professores tem características de um ensino 
  • 5 - Questão 57150 - Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • A  respeito  da  compreensão  teórico‐metodológica  da  educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue  o item.

    A  partir  de  uma  visão  de  historicidade,  os  conteúdos  curriculares  da  educação  física  pressupõem  uma  compreensão  de  cultura  corporal  inesgotável  e  provisória.
  • 6 - Questão 57243 - Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio
  • Na concepção construtivista, a aprendizagem escolar é um processo ativo do ponto de vista do aluno, que constrói, modifica, enriquece e diversifica seus esquemas de conhecimento a respeito de diferentes conteúdos escolares, a partir do significado e do sentido que pode atribuir a esses conteúdos. Devido à natureza social e cultural desses saberes, esse processo ativo do aluno na escola precisa de uma atuação planejada e sistemática que o oriente na direção prevista pelas intenções educativas. Nesse contexto, Onrubia (In: Coll, 1999) afirma que se entende o ensino como
  • 7 - Questão 57149 - Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • A respeito da compreensão teórico‐metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue o item.

    Os sentidos e significados da cultura corporal expressos na sociedade compõem os objetivos das aulas de educação física da abordagem desenvolvimentista.
  • 8 - Questão 57241 - Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio
  • Com relação às caraterísticas da Pedagogia Montessoriana, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

    ( ) É baseada em materiais com a função de estimular e desenvolver um impulso interior, que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto.
    ( ) Propõe desenvolver a totalidade da criança, preocupando-se apenas com as capacidades cognitivas.
    ( ) Permite ao professor tratar cada criança individualmente em cada matéria e, assim, fazê-lo de acordo com suas necessidades individuais.

    As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
  • 9 - Questão 57246 - Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio
  • Após ler e analisar o texto, assinale a alternativa CORRETA.

    “[...] é tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que se refere às suas bases psicológicas, com a psicologia histórico-cultural desenvolvida pela Escola de Vigotski. A educação é entendida como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Em outros termos, isso significa que a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social põe-se, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social em que o professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e no encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social. Aos momentos intermediários do método cabe identificar as questões suscitadas pela prática social (problematização), dispor os instrumentos teóricos e práticos para a sua compreensão e solução (instrumentação) e viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos (catarse)” (SAVIANI, 2007, p. 419-420).

    Nesse fragmento de texto, Dermeval Saviani sintetiza sua forma de entender a:
  • 10 - Questão 57245 - Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio
  • Como se chama a tendência em que o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social, para isso, devendo organizar de forma a retratar, tanto quanto possível, a vida; e em que todo ser dispõe dentro de si mesmo de mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma consequente integração dessas formas de adaptação no comportamento?