Questões de Tendências Pedagógicas para Concursos

Resolva Questões de Tendências Pedagógicas para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57152.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

    Arte-educadores, principalmente norte-americanos, lançaram as bases para uma transformação da perspectiva de ensino de arte no Brasil, ao questionarem a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística na criança e ao procurarem definir uma contribuição específica da arte para a educação do ser humano.
  • 2 - Questão 57240.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio
  • Leia o fragmento a seguir.

    Um professor constrói suas aulas a partir de temas geradores, que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos, possibilitando um esforço de compreensão do vivido e tem como objetivo despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida.

    Assinale a opção que mostra a tendência pedagógica caracterizada acima. 
  • 3 - Questão 57146.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

    Para atender aos pressupostos da metodologia sob a perspectiva dialética, o professor ou o instrutor do curso em questão deverá ser o centro do processo educativo.
  • 4 - Questão 57239.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio
  • Saviani (2008) estudioso da corrente pedagógica “ ___________________ ” pondera que os conteúdos que conferem esta corrente são ________________ e são articulados pela humanidade frente à _____________________ na qual a sociedade se encontra. O aluno é visto como integrante das discussões e o professor, um vínculo entre o saber sistematizado e o educando. Sobre o papel da escola, esta tem que disseminar conteúdos vivos, claros, palpáveis e inerentes às __________________.

    Assinale a alternativa CORRETA com as palavras que correspondem às lacunas: 
  • 5 - Questão 57245.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio
  • Como se chama a tendência em que o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social, para isso, devendo organizar de forma a retratar, tanto quanto possível, a vida; e em que todo ser dispõe dentro de si mesmo de mecanismos de adaptação progressiva ao meio e de uma consequente integração dessas formas de adaptação no comportamento?
  • 6 - Questão 57242.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio
  • Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública começaram uma discussão acerca das idéias apresentadas por Jófili, sobre um ensino voltado para a contextualização das construções conceituais dos alunos, implicando, entre outras ações, que o professor adote como postura: ser receptivo para ouvir e entender a forma como os alunos constroem, articulam e expressam seu conhecimento e apoiá-los na expressão de seus conceitos, na tomada de consciência desse processo e na valorização do próprio conhecimento e do conhecimento dos colegas; conduzir a classe dentro de um processo democrático de aprendizagem, encorajando questionamentos e levantamento de hipóteses, num ambiente seguro.

    É correto afirmar que a abordagem discutida pelos professores tem características de um ensino 
  • 7 - Questão 57154.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.

    Na formação continuada dos professores, a coordenação pedagógica deve considerar as diferentes tendências pedagógicas, a fim de tornar a ação educativa cada vez mais consciente sobre que sociedade se deseja construir.
  • 8 - Questão 57153.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

    Estava em pauta no Brasil, a partir de 1998, uma nova tendência pedagógica cujo objetivo era transformar o acontecimento artístico em conteúdo curricular, articulando-se, para isso, um duplo movimento: de um lado, a livre expressão era considerada fundamental no ensino de arte; por outro lado, desqualificava-se a investigação da natureza da arte como forma de conhecimento.
  • 9 - Questão 57151.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • A  respeito  da  compreensão  teórico‐metodológica  da  educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue  o item.

    A  abordagem  crítico‐superadora,  produzida  à  luz  da  pedagogia  histórico‐crítica,  defende  a  necessidade  de  aulas  de  educação  física  que  enfatizem  o  desenvolvimento da aptidão física dos alunos. 
  • 10 - Questão 57145.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

    Para que sejam adequadas à perspectiva dialética, as aulas do referido curso deverão seguir os seguintes passos: apresentação de um conteúdo, resolução de exercícios sobre o tópico estudado e proposição de uma série de exercícios como forma de fixação do conteúdo.