Questões de Teorias Curriculares para Concursos

Resolva Questões de Teorias Curriculares para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57504 - Pedagogia - Teorias Curriculares - Nível Médio
  • Há diferentes tipos de manifestações acerca do currículo escolar. Analise as alternativas abaixo e indique a que apresenta conceito adequado ao tipo de currículo.
  • 2 - Questão 57499 - Pedagogia - Teorias Curriculares - Nível Médio - CESPE
  • A questão do conhecimento necessário à inclusão democrática e cidadã no mundo globalizado e, em conseqüência, no mercado de trabalho cada vez mais exigente e excludente, nos últimos anos, esteve mais presente na mobilização das escolas para a construção de projetos político-pedagógicos. Porém, como na sua essencialidade um projeto político-pedagógico opera com relações de conhecimento e de poder, são as discussões em tomo de uma mudança paradigmática que centralizam as preocupações dos educadores no processo de reestruturação curricular demandado pela exigência do próprio projeto em construção e pelas atuais políticas educacionais.

    Santiago Projeto político - pedagógico e organização curricular : desafios de  um novo paradigma In. I Veiga ( Orgs ) As dimensões do projeto político - pedagógico . Campinas , SP , Papir us , 2001 , p. 142 ( com adaptações ).

    No que concerne a currículo, julgue o item que se segue, tendo como referência o texto acima.

    O currículo, como eixo da proposta pedagógica, é entendido como espaço de transmissão de conhecimentos.
  • 3 - Questão 57506 - Pedagogia - Teorias Curriculares - Nível Médio
  • As questões sobre o currículo estão no centro das discussões atuais. Segundo Marisa Vorraber Costa (2001), as teorias curriculares expressam determinadas visões de mundo e de currículo. Na teoria pós-crítica, o currículo precisa levar em consideração, principalmente,
  • 4 - Questão 57501 - Pedagogia - Teorias Curriculares - Nível Médio
  • O autor Tomaz Tadeu da Silva (1999), no livro Documentos de identidade, um a introdução às teorias do currículo, apresenta como forma útil distinguir as diferentes teorias do currículo, o exame dos diversos conceitos que cada uma delas emprega. O autor apresenta em um quadro o resumo das grandes categorias das teorias do currículo de acordo com os conceitos que elas enfatizam.

    Assinale a alternativa que apresenta os conceitos defendidos pelas Teorias Críticas:
  • 6 - Questão 57505 - Pedagogia - Teorias Curriculares - Nível Médio
  • O currículo é uma questão importante para se compreender a escola. Dessa forma, passou a ser visto como um campo profissional de estudos e de pesquisas, o que tem levado à definição de várias teorias curriculares como marcas orientadoras das concepções sobre a educação, o ensino, a sociedade e sua relação com a escola.

    No quadro a seguir, há a caracterização de uma das teorias curriculares.

    Enfatiza a identidade, a alteridade, a diferença, a subjetividade, a significação dos discursos, a relação entre saber e poder, as representações, a cultura, o gênero, a raça, a etnia, a sexualidade e o multiculturalismo na escola.

    A Teoria do Currículo caracterizada denomina-se
  • 7 - Questão 57510 - Pedagogia - Teorias Curriculares - Nível Médio
  • O currículo escolar se configura como a base do planejamento educativo e sua construção é permeada por concepções de homem e de sociedade. Considerando as teorias que permeiam as ideias sobre currículo, a perspectiva pós-crítica propõe:
  • 8 - Questão 57500 - Pedagogia - Teorias Curriculares - Nível Médio - CESPE
  • O  Currículo  em  Movimento,  elaborado  pela  Secretaria  de  Estado de Educação do Distrito Federal, é um documento que  apresenta  os  temas  que  devem  permear  as  atividades  docentes,  pois  apontam  os  eixos  norteadores  de  todos  os  conteúdos científicos a serem abordados em sala de aula. A  respeito desse assunto, julgue o item que segue.

    O  currículo  da  Secretaria  de  Estado  de  Educação  do  Distrito Federal tem como pressupostos as teorias crítica  e pós‐crítica.
  • 9 - Questão 57491 - Pedagogia - Teorias Curriculares - Nível Médio - CESPE
  • Julgue o próximo item, referente às concepções ou teorias do currículo.

    A ênfase nos conceitos pedagógicos de ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos é própria da teoria crítica.
  • 10 - Questão 57509 - Pedagogia - Teorias Curriculares - Nível Médio
  • Os estudos sobre currículo discutem que o currículo escolar traduz e revela diferentes concepções de conhecimento de papéis que a escola pode exercer na vida dos estudantes. Há teorias que julgam que as questões curriculares são meramente técnicas. Há teorias que apontam o quanto as questões curriculares estão implicadas em questões de poder, pois as escolhas daquilo que será ensinado nas escolas influenciam uma determinada visão de mundo. As duas perspectivas teóricas podem ser, respectivamente, definidas como