Questões de Teorias e Práticas da Língua para Concursos

Resolva Questões de Teorias e Práticas da Língua para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57021 - Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio
  • O linguista Roberto Gomes Camacho, ao discorrer sobre norma culta e variedades linguísticas, defende que uma das tarefas fundamentais do ensino de língua é despertar a consciência do aluno para a adequação das formas às circunstâncias dos processos de comunicação, ou seja, “o indivíduo necessita ter, interiorizadas em sua competência linguística, as formas alternativas da variedade padrão, ou de prestígio, e da variedade não padrão, que pode ser estigmatizada, sobre as quais ele pode operar a seleção conforme variam as circunstâncias de interação”. Assinale a alternativa que NÃO está em acordo com esse entendimento.
  • 2 - Questão 57017 - Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio
  • Em relação às implicações na formação de professores de matemática originária das teorias críticas do ensino no tocante à Didática, assinale a alternativa correta.
  • 3 - Questão 57023 - Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio
  • A repetição é um recurso textual significativo usado tanto em textos orais quanto escritos, informais ou formais. Seu uso em textos de alunos, no entanto, costuma ser feito de forma não intencional, ou seja, costuma revelar uma escrita oralizada, exigindo do professor uma intervenção constante para que passem a utilizá-la como recurso reiterativo necessário para a própria coerência textual. Com relação a esse recurso, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

    ( ) A repetição é usada com a finalidade estilística de reforçar uma ideia, conduzindo, por exemplo, a uma gradação de sentido. Pode também ser usada no texto como diáfora: uso de repetição da mesma palavra, mas com sentido diferente. ( ) Por conta de seu teor expressivo, a repetição é usada com frequência em textos publicitários e em textos mais formais, como editoriais de jornais ou revistas, gêneros textuais que podem ser utilizados em sala de aula para exemplificar seu uso.
    ( ) Uma função da repetição é marcar a continuidade do tema que está em foco, que é uma das condições para a coesão textual, dessa forma é natural usar a mesma palavra no texto, preservando a coerência com o seu tema.
    ( ) Fatores como o gênero textual, as intenções pretendidas ou o tema tratado determinam o número de repetições de determinada palavra no texto, de modo que não se pode simplesmente afirmar ao aluno que ele não deve repetir palavras em seu texto.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
  • 4 - Questão 57013 - Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio - CESPE
  • A  respeito  da  compreensão  teórico‐metodológica  da  educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue  o item.

    A  performance  em  torno  da  execução  de  habilidades  motoras  e  o  ganho  de  condicionamento  físico  a  partir  das  aulas  de  educação  física  constituem  parâmetros  para a avaliação formal dos alunos.
  • 5 - Questão 57008 - Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio - CESPE
  • É  consensual  a  importância  da  história  nas  sociedades  contemporâneas.  Não  por  outra  razão,  a  presença  da  disciplina  nas  diversas  etapas  da  educação  básica  desempenha  múltiplos  papéis,  entre  os  quais  o  de  sua  indiscutível  potencialidade  na  formação  dos  estudantes.  Nessa  perspectiva,  julgue  o  item  a  seguir,  relativo  às  diversas  formas  de  contribuição  que  o  estudo  da  história  pode oferecer aos alunos.

    Pela  especificidade  da  disciplina,  a  história  não  tem  condições  de  interagir  com  outros  campos  do  conhecimento, a exemplo  da literatura,  da  filosofia  ou  da música.
  • 6 - Questão 57007 - Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio - CESPE
  • É  consensual  a  importância  da  história  nas  sociedades  contemporâneas.  Não  por  outra  razão,  a  presença  da  disciplina  nas  diversas  etapas  da  educação  básica  desempenha  múltiplos  papéis,  entre  os  quais  o  de  sua  indiscutível  potencialidade  na  formação  dos  estudantes.  Nessa  perspectiva,  julgue  o  item  a  seguir,  relativo  às  diversas  formas  de  contribuição  que  o  estudo  da  história  pode oferecer aos alunos.

    A  assimilação  dos  conteúdos  por  parte  dos  alunos  é  bastante  facilitada  quando  o  professor  faz  constantes  julgamentos  de  valor  sobre  personagens  e  fatos  históricos.
  • 7 - Questão 57020 - Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio
  • Marque a alternativa que melhor define o que é considerado recurso didático para o ensino de Ciências e Biologia.
  • 8 - Questão 57009 - Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio - CESPE
  • É  consensual  a  importância  da  história  nas  sociedades  contemporâneas.  Não  por  outra  razão,  a  presença  da  disciplina  nas  diversas  etapas  da  educação  básica  desempenha  múltiplos  papéis,  entre  os  quais  o  de  sua  indiscutível  potencialidade  na  formação  dos  estudantes.  Nessa  perspectiva,  julgue  o  item  a  seguir,  relativo  às  diversas  formas  de  contribuição  que  o  estudo  da  história  pode oferecer aos alunos.

    O ensino da história deverá se esforçar por levar o aluno  a compreender a existência de um único ponto de vista  relativo aos fatos ocorridos em tempos distantes.
  • 9 - Questão 57012 - Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio - CESPE
  • A  respeito  da  compreensão  teórico‐metodológica  da  educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue  o item.

    A  educação  física  pode  ser  desvinculada  do  projeto  pedagógico  da  escola,  uma  vez  que,  em  sua  natureza,  solicita  estrutura  física  específica  para  as  práticas  corporais.
  • 10 - Questão 57019 - Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio
  • Relacione corretamente as colunas sobre as características de cada um dos principais enfoques que marcam a História do Ensino de Matemática.

    Enfoque
    I. Tradicional
    II. Expositivo
    III. Pesquisa

    Atividades de Ensino
    1. Ensino por meio de Resolução guiada de problemas
    2. Transmissão Verbal
    3. Ensino por Exposição

    Papel do Professor
    A. Apresentar os problemas e dirigir sua solução
    B. Proporcionar conhecimentos conceituais
    C. Proporcionar conhecimentos conceituais

    Papel do Aluno
    a. Receber os conhecimentos e reproduzí-los
    b. Receber e assimilar os conhecimentos
    c. Constuir seu conhecimento