Questões de Teorias e Práticas da Língua para Concursos

Resolva Questões de Teorias e Práticas da Língua para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 57014.   Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio - CESPE
  • É  consensual  a  importância  da  história  nas  sociedades  contemporâneas.  Não  por  outra  razão,  a  presença  da  disciplina  nas  diversas  etapas  da  educação  básica  desempenha  múltiplos  papéis,  entre  os  quais  o  de  sua  indiscutível  potencialidade  na  formação  dos  estudantes.  Nessa  perspectiva,  julgue  o  item  a  seguir,  relativo  às  diversas  formas  de  contribuição  que  o  estudo  da  história  pode oferecer aos alunos.

    Em  tempos  de  nacionalismo  exacerbado,  a  história  ensinada  na  escola  deve  ater‐se  ao  estudo  da  nacionalidade, eximindo‐se de abordar outros países e  culturas do mundo contemporâneo.
  • 2 - Questão 57023.   Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio
  • A repetição é um recurso textual significativo usado tanto em textos orais quanto escritos, informais ou formais. Seu uso em textos de alunos, no entanto, costuma ser feito de forma não intencional, ou seja, costuma revelar uma escrita oralizada, exigindo do professor uma intervenção constante para que passem a utilizá-la como recurso reiterativo necessário para a própria coerência textual. Com relação a esse recurso, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

    ( ) A repetição é usada com a finalidade estilística de reforçar uma ideia, conduzindo, por exemplo, a uma gradação de sentido. Pode também ser usada no texto como diáfora: uso de repetição da mesma palavra, mas com sentido diferente. ( ) Por conta de seu teor expressivo, a repetição é usada com frequência em textos publicitários e em textos mais formais, como editoriais de jornais ou revistas, gêneros textuais que podem ser utilizados em sala de aula para exemplificar seu uso.
    ( ) Uma função da repetição é marcar a continuidade do tema que está em foco, que é uma das condições para a coesão textual, dessa forma é natural usar a mesma palavra no texto, preservando a coerência com o seu tema.
    ( ) Fatores como o gênero textual, as intenções pretendidas ou o tema tratado determinam o número de repetições de determinada palavra no texto, de modo que não se pode simplesmente afirmar ao aluno que ele não deve repetir palavras em seu texto.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
  • 3 - Questão 57018.   Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio
  • A Didática é entendida como um conjunto de ideias e métodos, privilegiando a dimensão técnica do processo de ensino. Assim, na história da Educação Matemática, assinale a alternativa que contempla pressupostos da matemática como um processo de construção humana.
  • 4 - Questão 57005.   Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio - CESPE
  • É  consensual  a  importância  da  história  nas  sociedades  contemporâneas.  Não  por  outra  razão,  a  presença  da  disciplina  nas  diversas  etapas  da  educação  básica  desempenha  múltiplos  papéis,  entre  os  quais  o  de  sua  indiscutível  potencialidade  na  formação  dos  estudantes.  Nessa  perspectiva,  julgue  o  item  a  seguir,  relativo  às  diversas  formas  de  contribuição  que  o  estudo  da  história  pode oferecer aos alunos.

    No atual estágio de desenvolvimento da ciência histórica  e graças ao aparato didático‐pedagógico hoje existente,  torna‐se inaceitável a exposição oral de conteúdos pelo  professor em sala de aula.
  • 5 - Questão 57012.   Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio - CESPE
  • A  respeito  da  compreensão  teórico‐metodológica  da  educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue  o item.

    A  educação  física  pode  ser  desvinculada  do  projeto  pedagógico  da  escola,  uma  vez  que,  em  sua  natureza,  solicita  estrutura  física  específica  para  as  práticas  corporais.
  • 6 - Questão 57006.   Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio - CESPE
  • É  consensual  a  importância  da  história  nas  sociedades  contemporâneas.  Não  por  outra  razão,  a  presença  da  disciplina  nas  diversas  etapas  da  educação  básica  desempenha  múltiplos  papéis,  entre  os  quais  o  de  sua  indiscutível  potencialidade  na  formação  dos  estudantes.  Nessa  perspectiva,  julgue  o  item  a  seguir,  relativo  às  diversas  formas  de  contribuição  que  o  estudo  da  história  pode oferecer aos alunos.

    Na educação básica, a história é importante instrumento  para  entender  os  problemas  sociais,  para  conferir  significado  aos  acontecimentos  do  cotidiano  e  para  exercer conscientemente a cidadania.
  • 7 - Questão 57024.   Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio
  • Teoricamente, existem três modelos básicos de leitura em nível de cognição: modelo ascendente, modelo descendente e modelo interativo, sendo este último uma combinação dos dois primeiros. Com base nesse pressuposto, considere a seguinte proposição de atividade de leitura:

    Em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, a professora de Língua Portuguesa trabalha a leitura de uma carta de leitor por etapas. Em primeiro lugar, ela pede que os alunos estejam atentos ao nome do autor e ao título da referida carta e façam previsões sobre o conteúdo a ser abordado ao longo do texto. Na sequência, pede que os alunos façam uma leitura pausada, atenta e silenciosa da carta, e que grifem todas as palavras cujos significados desconhecem. Por fim, a professora pede que eles, com base em seu conhecimento prévio sobre o tema e nas atividades realizadas anteriormente, confirmem, refutem ou reformulem as hipóteses já feitas e busquem um sentido para o texto.

    Com base nessa situação de sala de aula e nas teorias de leitura no ensino da língua materna, os modelos de leitura adotados pelo professor em sua sala de aula foram, respectivamente: 
  • 8 - Questão 57009.   Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio - CESPE
  • É  consensual  a  importância  da  história  nas  sociedades  contemporâneas.  Não  por  outra  razão,  a  presença  da  disciplina  nas  diversas  etapas  da  educação  básica  desempenha  múltiplos  papéis,  entre  os  quais  o  de  sua  indiscutível  potencialidade  na  formação  dos  estudantes.  Nessa  perspectiva,  julgue  o  item  a  seguir,  relativo  às  diversas  formas  de  contribuição  que  o  estudo  da  história  pode oferecer aos alunos.

    O ensino da história deverá se esforçar por levar o aluno  a compreender a existência de um único ponto de vista  relativo aos fatos ocorridos em tempos distantes.
  • 9 - Questão 57017.   Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio
  • Em relação às implicações na formação de professores de matemática originária das teorias críticas do ensino no tocante à Didática, assinale a alternativa correta.
  • 10 - Questão 57020.   Pedagogia - Teorias e Práticas da Língua - Nível Médio
  • Marque a alternativa que melhor define o que é considerado recurso didático para o ensino de Ciências e Biologia.