Questões de Termos Integrantes da Oração Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de Termos Integrantes da Oração com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 373528. Português, Termos Integrantes da Oração, Assistente Social, Prefeitura de Nhandeara RJ, Conrio, 2014

“Silvinho acha-se um gênio.”

O predicativo do objeto é:

2Questão 373466. Português, Termos Integrantes da Oração, Assistente Social, Prefeitura de Nhandeara RJ, Conrio, 2014

“Tão leve estou que já nem sombra tenho.” (Machado de Assis).

O objeto direto da oração acima é:

3Questão 373517. Português, Termos Integrantes da Oração, Assistente Social, Prefeitura de Nhandeara RJ, Conrio, 2014

“A crisálida vira borboleta.”

O verbo da frase acima é de:

4Questão 374307. Português, Termos Integrantes da Oração, Contador Legislativo, Câmara de Santa Rosa RS, 2017

No seguinte trecho ?Você está preocupado com a direção que o país está seguindo??, o termo destacado funciona sintaticamente como:

5Questão 55248. Português, Termos Integrantes da Oração, Ensino Médio, 2019

Cuitelinho
(canção popular divulgada por Paulo Vanzolini, Pena Branca e Xavantinho e Almir Sater)

Cheguei na beira do porto
Onde as onda se espaia
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai

Quando eu vim
da minha terra
Despedi da parentália
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaia
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes batáia, ai, ai

A tua saudade corta
Como aço de naváia
O coração fica aflito
Bate uma, a outra faia
E os óio se enche d´água
Que até a vista se atrapáia, ai...

Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2018.

No verso “Bate uma, a outra faia”, ocorre o emprego da elipse por duas vezes. A palavra ocultada nas duas situações é “batida”. As funções sintáticas de cada elipse são, respectivamente:

6Questão 373518. Português, Termos Integrantes da Oração, Dentista, Prefeitura de Nhandeara RJ, Conrio, 2014

“Tudo ficou reduzido a cinzas.”

O complemento nominal da oração acima é:

7Questão 55253. Português, Termos Integrantes da Oração, Ensino Médio, 2019

Mudança climática: conheça os impactos do Aquecimento Global

A mudança do clima é um dos maiores desafios do nosso tempo. Nenhum país é imune aos seus efeitos, que repercutem na economia, na saúde, na segurança, na produção de alimentos, entre outros, acarretando graves consequências para toda a humanidade. 
Comumente acabam surgindo dúvidas a respeito do tema. O que vem a ser aquecimento global? Quais são as suas causas? O que esperar dos seus efeitos?
Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão que consiste no aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. Embora muitos acreditem que o aquecimento global seja um problema que tenha a degradação ambiental como uma de suas causas, na verdade trata-se de um fenômeno natural agravado severamente pela ação antrópica, potencializado nos últimos anos.
Uma das principais causas antrópicas do aquecimento global são os desmatamentos e queimadas que eventualmente diminuem o consumo de CO2 pelas vegetações remanescentes, o que contribui para aglomeração desse gás na atmosfera. Além disso, a poluição, o alto consumo e queima de combustíveis fósseis, processos cada vez mais intensos desde o início da Revolução Industrial, produzem também uma grande taxa de CO2 , agravando o problema.
É importante entender que o aquecimento global pode trazer graves consequências para todo o planeta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, entre 2030 e 2050, a mudança climática pode causar um aumento de 250.000 mortes/ano ocasionadas pela malária, desnutrição, diarreia e o estresse causado pelo calor.
Nosso planeta é um organismo vivo e por isso está em constante mudança. A intensificação do aquecimento global é uma das maiores ameaças já enfrentadas pela humanidade. É fundamental que ocorra uma profunda revolução em nossas consciências, em nossas políticas e em nossas economias para preservarmos nossa existência.
A ONU Meio Ambiente se empenha em fortalecer as capacidades locais e nacionais para enfrentar os impactos da mudança do clima para que, dessa forma, seja possível o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas voltadas à mitigação das alterações climáticas.
O caminho para o combate à mudança climática também passa pela alteração de nossa base energética, fundamentada em uso de hidrocarbonetos como o petróleo. É claro que essa alteração será realizada de forma gradual, por meio de programas voltados para a diversificação da base energética. 

BORGES, Leonardo. Mudança climática: conheça os impactos do Aquecimento Global. Disponível em: . Acesso em 23 nov. 2018. [Fragmento Adaptado]

Leia este fragmento do texto.
O caminho para o combate à mudança climática também passa pela alteração de nossa base energética, fundamentada em uso de hidrocarbonetos como o petróleo.

Nesse fragmento, são classificados como complementos nominais os seguintes termos, EXCETO:

8Questão 55249. Português, Termos Integrantes da Oração, Ensino Médio, 2019

E estando Afonso Lopez, nosso piloto, em um daqueles navios pequenos, foi, por mandado do Capitão, por ser homem vivo e destro para isso, meter-se logo no esquife a sondar o porto dentro. E tomou dois daqueles homens da terra que estavam numa almadia: mancebos e de bons corpos. Um deles trazia um arco, e seis ou sete setas. E na praia andavam muitos com seus arcos e setas; mas não os aproveitou. Logo, já de noite, levou-os à Capitaina, onde foram recebidos com muito prazer e festa. A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. (...) O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos pés uma alcatifa por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, mui grande, ao pescoço. E Sancho de Tovar, e Simão de Miranda, e Nicolau Coelho, e Aires Corrêa, e nós outros que aqui na nau com ele íamos, sentados no chão, nessa alcatifa. Acenderam-se tochas. E eles entraram. Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a alguém.

A Carta de Pero Vaz de Caminha. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000283.pdf Acesso em 10/03/2019. (Fragmento com adaptações) 

Em “E tomou dois daqueles homens da terra que estavam numa almadia: mancebos e de bons corpos. Um deles trazia um arco, e seis ou sete setas. E na praia andavam muitos com seus arcos e setas; mas não osaproveitou. Logo, já de noite, levou-os à Capitaina, onde foram recebidos com muito prazer e festa.”, os pronomes sublinhados funcionam como 

9Questão 375098. Português, Termos Integrantes da Oração, Analista Legislativo Municipal, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

O segmento abaixo que apresenta dois complementos (direto e indireto) é:

10Questão 373688. Português, Termos Integrantes da Oração, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Dionísio MG, 2015

OS CIENTISTAS ESTUDARAM OS DOIS VULCÕES.

Na frase acima a palavra “estudaram” funciona como: