Questões de Tipos de Planos de Ensino para Concursos

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  • 1 - Questão 57737.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • Planejamento é o contrário de improvisação e não improviso, quando tenho um objetivo em vista.

    O planejamento educacional se efetiva em três níveis distintos. São eles:
  • 3 - Questão 57726.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio - CESPE
  • Com relação à distinção entre planejamento e plano escolar, julgue o item subsequente.

    O planejamento educacional é um processo contínuo que estabelece metas e diretrizes, haja vista a situação educacional presente e as possibilidades futuras.
  • 4 - Questão 57735.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • De acordo com os estudos de Lopes (1991), é muito comum notarmos que o planejamento, na prática, acaba reduzido a uma ação mecânica e burocrática do professor. Assinale a alternativa que corresponde a uma das funções primordiais do plano de aula.
  • 5 - Questão 57738.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • O planejamento consiste em um instrumento fundamental de organização e deve encontrar-se presente em toda ação educativa. Ele se concretiza por meio de diversas dimensões. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
  • 6 - Questão 57723.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio - CESPE
  • No que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue o item que se segue.

    No plano de aula, o professor deve especificar o que será realizado na sala, buscando aprimorar a sua prática pedagógica, bem como melhorar o aprendizado dos alunos.
  • 7 - Questão 57731.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • "Tem contribuído para o retorno do planejamento no cenário acadêmico a atuação do governo federal na coordenação da Política Nacional de Educação. A forma como o Ministério da Educação tem assumido a função normativa, redistributiva e supletiva, tal como definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9394/1996), por meio dos Planos de Desenvolvimento da Educação e dos Planos de Ações Articuladas - PAR -, tem proporcionado uma perspectiva de planejamento fundamentada na resolução de problemas e compromissada com a execução de projetos na área da educação. Esses aspectos têm sido abordados por diversos autores na área, preocupados com as relações de cooperação entre os entes federativos, os pactos estabelecidos entre diferentes níveis da administração pública e a capacidade institucional de Estados e municípios para formular suas políticas e angariar recursos financeiros do governo federal." (FERNANDES e GENTILINI, 2014)

    Na perspectiva posta por Padilha (1998) o tipo de planejamento que acima está sendo descrito é:
  • 8 - Questão 57727.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio - CESPE
  • Com relação à distinção entre planejamento e plano escolar, julgue o item subsequente.

    O planejamento é um documento elaborado pela comunidade escolar no qual se registram as decisões acordadas entre os pares a respeito das ações a serem realizadas.
  • 9 - Questão 57736.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • Segundo a UNESCO, o planejamento é um processo que deve ser contínuo, englobar operações interdependentes e estar sujeito a revisões e modificações, uma vez que as condições podem ser alteradas, obstáculos revelados e interpretações modificadas. O plano, por sua vez, não se confunde com o planejamento porque
  • 10 - Questão 57724.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio - CESPE
  • No que se refere ao planejamento e aos seus elementos constitutivos (objetivos e conteúdos de ensino; métodos e estratégias; multimídia educativa e avaliação educacional), julgue o item que se segue.

    O objetivo geral expressa de forma exclusiva as expectativas do professor sobre o que ele deseja obter dos alunos no processo de ensino. Ao iniciar o planejamento, o professor deve analisar e prever quais resultados ele pretende obter com relação à aprendizagem dos alunos.