Questões de Tipos de Planos de Ensino para Concursos

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  • 1 - Q57738.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • O planejamento consiste em um instrumento fundamental de organização e deve encontrar-se presente em toda ação educativa. Ele se concretiza por meio de diversas dimensões. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
  • 2 - Q57735.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • De acordo com os estudos de Lopes (1991), é muito comum notarmos que o planejamento, na prática, acaba reduzido a uma ação mecânica e burocrática do professor. Assinale a alternativa que corresponde a uma das funções primordiais do plano de aula.
  • 3 - Q57721.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio - CESPE
  • A efetivação do projeto político‐pedagógico da escola dá‐se por meio da organização do currículo no contexto educacional. Para que isso seja possível, se faz necessária a prática do planejamento em seus diferentes níveis. Acerca desse tema, julgue o próximo item.

    A proposta curricular que mais bem se adequa à realização de um planejamento participativo é a do currículo integrado.
  • 4 - Q57729.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio - CESPE
  • Acerca do planejamento participativo, julgue o item subsequente.

    O planejamento participativo é feito com base nas necessidades dos docentes, considerando-se as necessidades dos alunos apenas se os pais e responsáveis solicitarem explicitamente a inclusão destas no plano.
  • 5 - Q57737.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • Planejamento é o contrário de improvisação e não improviso, quando tenho um objetivo em vista.

    O planejamento educacional se efetiva em três níveis distintos. São eles:
  • 8 - Q57731.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • "Tem contribuído para o retorno do planejamento no cenário acadêmico a atuação do governo federal na coordenação da Política Nacional de Educação. A forma como o Ministério da Educação tem assumido a função normativa, redistributiva e supletiva, tal como definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9394/1996), por meio dos Planos de Desenvolvimento da Educação e dos Planos de Ações Articuladas - PAR -, tem proporcionado uma perspectiva de planejamento fundamentada na resolução de problemas e compromissada com a execução de projetos na área da educação. Esses aspectos têm sido abordados por diversos autores na área, preocupados com as relações de cooperação entre os entes federativos, os pactos estabelecidos entre diferentes níveis da administração pública e a capacidade institucional de Estados e municípios para formular suas políticas e angariar recursos financeiros do governo federal." (FERNANDES e GENTILINI, 2014)

    Na perspectiva posta por Padilha (1998) o tipo de planejamento que acima está sendo descrito é:
  • 9 - Q57736.   Pedagogia - Tipos de Planos de Ensino - Nível Médio
  • Segundo a UNESCO, o planejamento é um processo que deve ser contínuo, englobar operações interdependentes e estar sujeito a revisões e modificações, uma vez que as condições podem ser alteradas, obstáculos revelados e interpretações modificadas. O plano, por sua vez, não se confunde com o planejamento porque