Questões de Urgência e Emergência para Concursos

Resolva Questões de Urgência e Emergência para Concursos Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q51729.   Noções de Saúde - Urgência e Emergência - Nível Médio - Técnico de Enfermagem - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • Um veículo transitava em baixa velocidade em uma via e foi atingido por outro veículo em alta velocidade na traseira, na chegada da cena, foi determinado que se atendesse a vítima do veículo que foi atingido na traseira. Durante avaliação da biomecânica do trauma envolvida em situação de colisão com impacto traseiro, percebeu-se que o condutor era o único ocupante do veículo, usava cinto de segurança, o encosto de cabeça não estava ajustado e o air bag não acionou.

    Nesta situação o condutor, poderá ter se lesionado (a) MAIS provavelmente: 
  • 2 - Q32716.   Noções de Saúde - Urgência e Emergência - Nível Médio - Guarda Portuário - DOCAS RJ - MS CONCURSOS - 2010
  • Os acidentes mais comuns de trabalho são os ferimentos, que podem ser leves ou superficiais, (com hemorragia moderada), ou profundos (com hemorragia mais substancial). Em ferimentos profundos onde existam “ objetos encravados”, assinale a alternativa CORRETA.
  • 3 - Q34404.   Enfermagem - Urgência e Emergência - Nível Médio - Técnico de enfermagem - EBC - CESPE - 2011
  • A respeito de lesões abertas e fechadas, de outras complicações de causas diversas e de condutas de enfermagem, julgue o próximo item.
  • Ao confirmar a presença de corpo estranho — uma espinha de peixe, por exemplo — na garganta de um paciente, o auxiliar de enfermagem deve realizar, como medida preventiva, o procedimento de remoção desse corpo estranho para evitar complicações.
  • 4 - Q32714.   Noções de Saúde - Urgência e Emergência - Nível Médio - Guarda Portuário - DOCAS RJ - MS CONCURSOS - 2010
  • Assinale a alternativa que diagnostica os sinais de “Parada Cardiorrespiratória”.
  • 8 - Q31049.   Enfermagem - Urgência e Emergência - Nível Superior - Enfermeiro - CISSUL MG - FUNDEP - 2013
  • Sabe-se que o papel da reposição volêmica em ambiente pré-hospitalar está bem definido. Recomenda-se a solução de cristalóide, ringer lactato ou cloreto de sódio a 0,9%.

    Sobre esse tratamento, assinale a assertiva que NÃO representa uma indicação de reposição volêmica.
  • 9 - Q32715.   Noções de Saúde - Urgência e Emergência - Nível Médio - Guarda Portuário - DOCAS RJ - MS CONCURSOS - 2010
  • O Choque é uma crise aguda de insuficiência cardiovascular, ou seja, o coração e vasos não são capazes de irrigar todos os tecidos do corpo com oxigênio suficiente. A capacidade das trocas entre o sangue e os líquidos dos tecidos se darem é dependente da pressão do sangue dentro dos vasos: a pressão arterial. O choque pode ter várias causas. Contudo as mais freqüentes são o choque hipovolêmico por hemorragias graves ou desidratação, em que a perda de sangue leva à descida perigosa da pressão arterial; o choque séptico, em que bactérias produzem endotoxinas que causam vasodi latação em todos os vasos de forma inapropriada; e o choque cardiogênico, de causa cardíaca por falência desse órgão em manter a pressão sanguínea.

    Dentre algumas “ causas do choque hipovolêmico”, assinale a opção INCORRETA.