Questões de Concursos FCC

Resolva Questões de Concursos FCC Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q38780.   Direito Constitucional - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRE AL - FCC - 2010
  • Sobre o Poder Legislativo é correto afirmar que
  • 2 - Q730.   Direito Administrativo - Atos Administrativos - Nível Médio - Analista Judiciário - TRT - FCC
  • Considere os seguintes atos administrativos:

    I.O Secretário de Estado aprova o procedimento licitatório.
    II. O Senado Federal decide a respeito da destituição do Procurador Geral da República.
    III. A Administração Municipal faculta a proprietário de terreno a construção de edifício.

    Esses atos referem-se, respectivamente, à
  • 3 - Q37378.   Português - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRT RO AC - FCC - 2016
  •       Em 2015, o Brasil comemorou os 150 anos de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, militar e sertanista brasileiro que desbravou as regiões Centro-Oeste e Norte nos séculos 19 e 20. Por causa das expedições que comandou, passou a ser habitada a região onde está situado o estado de Rondônia, assim denominado em sua homenagem.
          Rondon nasceu em Mimoso (MT), no dia 5 de maio de 1865. Descendente, por parte de mãe, dos índios terenas e bororo, e por parte de pai, dos índios guanás, logo ficou órfão, sendo criado pelo avô. Depois de sua morte, transferiu-se para o Rio de Janeiro e ingressou na Escola Militar. Depois de se formar bacharel em Ciências Físicas e Naturais e tornar-se tenente, em 1890, foi transferido para o setor do Exército que implantava linhas telegráficas por todo o país.
          A partir daí, durante quase vinte anos, Rondon viajou por todo o Brasil implantando o telégrafo e eventualmente abrindo estradas. Nessas viagens, ele frequentemente encontrou tribos indígenas que não tinham contato com a civilização e, aos poucos, desenvolveu uma técnica de aproximação amigável. Rondon contribuiu também para o reconhecimento e mapeamento de grandes áreas ainda inóspitas no interior do país. A partir daí, levantou dados e informações de mineralogia, geologia, botânica, zoologia e antropologia. E encontrou, em 1906, as ruínas do Real Forte do Príncipe da Beira, a maior relíquia histórica de Rondônia.
          Em 1910, organizou e passou a dirigir o Serviço de Proteção aos Índios, que viria a se tornar a Fundação Nacional do Índio (Funai). Em 1952, propôs a criação do Parque Indígena do Xingu e, no ano seguinte, inaugurou o Museu Nacional do Índio.
    Rondon morreu em 1958, no Rio de Janeiro, com quase 93 anos. Dedicou a vida a promover a colonização do interior do país, pacificando e tratando os índios. Ficou conhecido pelo lema indigenista: “Morrer se for preciso, matar nunca".

    (Adaptado de: “Congresso comemora na próxima semana os 150 anos do Marechal Rondon". Agência Senado. www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/04/30/congresso-comemora-na-proxima-semana-os-150-anos-do-marechal-rondon) 

    Considere as afirmações acerca da pontuação.

    I. O acréscimo de uma vírgula antes do termo sublinhado não altera o sentido do trecho: Nessas viagens, ele frequentemente encontrou tribos indígenas que não tinham contato com a civilização...
    II. O termo sublinhado pode estar entre vírgulas sem prejuízo para a correção gramatical do trecho: Rondon contribuiu também para o reconhecimento e mapeamento de grandes áreas ainda inóspitas no interior do país.
    III. As vírgulas sinalizam uma enumeração no trecho: ... levantou dados e informações de mineralogia, geologia, botânica, zoologia e antropologia.

    Está correto o que se afirma em
  • 4 - Q21984.   Conhecimentos Específicos - Regimento Interno - Nível Superior - Analista Legislativo - AL PE - FCC - 2014
  • As Comissões Parlamentares Permanentes integram a estrutura institucional da ALEPE e têm por finalidades apreciar e deliberar sobre assuntos ou proposições submetidos ao seu exame e exercer o acompanhamento dos planos e programas governamentais. A fixação de subsídios e os programas de privatização são matérias cuja competência é exercida pela Comissão de
  • 5 - Q38422.   Direito Constitucional - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRE RR - FCC - 2015
  • NÃO se encontra arrolado como fundamental pela Constituição Federal o Direito:
  • 6 - Q37987.   Direito Processual do Trabalho - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRT PE - FCC - 2012
  • Considere:

    I. Recurso Ordinário.
    II. Embargos de Declaração em Recurso Ordinário.
    III. Ação Rescisória.
    IV. Recurso de Revista.
    V. Agravo de Petição de decisão proferida por Vara do Trabalho.

    O jus postulandi das partes NÃO alcança as hipóteses indicadas APENAS em
  • 8 - Q26376.   Conhecimentos Específicos - Ministério Público - Nível Médio - Técnico do CNMP - CNMP - FCC - 2015
  • Dispõe a Constituição Federal acerca do Conselho Nacional do Ministério Público que:
  • 9 - Q37437.   Português - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRT PB - FCC - 2014
  •       Em 1973, um livro afirmou que as plantas são seres sencientes que têm emoções, preferem música clássica a rock"n"roll e podem reagir a pensamentos não expressos verbalmente de seres humanos a centenas de quilômetros de distância. Entrou para a lista de best-sellers do New York Times, na categoria não ficção.
          A Vida Secreta das Plantas, de Peter Tompkins e Christopher Bird, apresentou uma fascinante miscelânea de ciência botânica autêntica, experimentos fajutos e culto místico da natureza, que arrebatou a imaginação do público numa época em que o ideário new age começava a ser assimilado pela cultura dominante. As passagens mais memoráveis descreviam os experimentos de Cleve Backster, um ex-agente da CIA especialista em detectores de mentiras. Em 1966, porque lhe deu na veneta, Bakster ligou um galvanômetro - medidor de correntes elétricas - à folha de uma dracena plantada num vaso do seu escritório. Ficou pasmo ao constatar que, quando ele imaginava a dracena pegando fogo, a agulha do polígrafo se mexia, registrando um surto de atividade elétrica indicador de que a planta sentia estresse. “A planta leu a mente dele?", indagam os autores. Backster teve vontade de sair pelas ruas gritando: “As plantas pensam!"
          Nos anos seguintes, vários botânicos sérios tentaram em vão reproduzir o “efeito Backster". Boa parte da ciência em A Vida Secreta das Plantas caiu em descrédito. Mas o livro deixou sua marca na cultura. Norte-americanos começaram a conversar com plantas e a tocar Mozart para elas, e sem dúvida muitos ainda o fazem. Isso pode parecer inofensivo - provavelmente sempre haverá uma veia sentimentalista a influenciar nosso modo de ver as plantas -, mas, na opinião de muitos botânicos, esse livro causou danos duradouros a sua área de estudo. Segundo o biólogo Daniel Chamovitz, Tompkins e Bird foram responsáveis por emperrar “importantes pesquisas  sobre o comportamento das plantas, pois os cientistas passaram a desconfiar de qualquer estudo que sugerisse paralelos entre sentidos dos animais e sentidos dos vegetais”.

    (POLLAN, Michael. “A Planta Inteligente", In: Piauí, maio de 2014. p. 63-64)
  • Depreende-se corretamente do texto que o autor