Questões de Concursos FGV

  • Questão 12282.   Conhecimentos Específicos - Segurança e Transporte - Nível Fundamental - Motorista de Ambulância - Prefeitura de Osasco SP - FGV - 2014

  • Na maioria dos acidentes, o condutor e demais envolvidos não são profissionais de resgate e, assim, devem apenas observar se a pessoa está respirando e cuidar para manter seus sinais vitais até a chegada do socorro. 

    As opções a seguir apresentam medidas que auxiliam na desobstrução das vias aéreas de um acidentado, à exceção de uma. Assinale-a.
  • Questão 53341.   Português - Nível Médio - Fiscal de Posturas - Prefeitura de Niterói RJ - FGV - 2015

  • Texto 1 – Mandamentos do consumismo I

    A publicidade cerca-nos de todos os lados - na TV, nas ruas, nas revistas e nos jornais – e força-nos a ser mais consumidores que cidadãos. Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing. Uma empresa de alimentos geneticamente modificados pode comprometer a saúde de milhões de pessoas. Não tem a menor importância, se uma boa máquina publicitária for capaz de tornar a sua marca bem aceita entre os consumidores. Isso vale também para o refrigerante que descalcifica os ossos, corrói os dentes, engorda e cria dependência. Ao bebê-lo, um bando de jovens exultantes sugere que, no líquido borbulhante, encontra-se o elixir da suprema felicidade.
    A sociedade de consumo é religiosa às avessas. Quase não há clipe publicitário que deixe de valorizar um dos sete pecados capitais: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria. Capital significa cabeça. Ensina meu confrade Tomás de Aquino (1225-1274) que são capitais os pecados que nos fazem perder a cabeça e dos quais derivam inúmeros males.
    A soberba faz-se presente na publicidade que exalta o ego, como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou um portador de cartão de crédito que funciona como a chave capaz de abrir todas as portas do desejo. A inveja faz as crianças disputarem qual de suas famílias tem o melhor veículo. A ira caracteriza o nipônico quebrando o televisor por não ter adquirido algo de melhor qualidade. A preguiça está a um passo dessas sandálias que convidam a um passeio de lancha ou abrem as portas da fama com direito a uma confortável casa com piscina. A avareza reina em todas as poupanças e no estímulo aos prêmios de carnês. A gula, nos produtos alimentícios e nas lanchonetes que oferecem muito colesterol em sanduíches piramidais. A luxúria, na associação entre a mercadoria e as fantasias eróticas: a cerveja espumante identificada com mulheres que exibem seus corpos em reduzidos biquínis. (Frei Betto, 08/05/2011)

    O texto 1 nos diz que o texto publicitário “é religioso às avessas”; isso porque:
  • Questão 19539.   Conhecimentos Específicos - Legislação Estadual - Nível Superior - Auditor - AL BA - FGV - 2014

  • A  Lei  Estadual  nº  2.322/66  estabelece  normas  para  ordenar,  disciplinar  e  controlar  a  administração  financeira,  patrimonial  e  de material do Estado. 
    As opções  a  seguir  representam  comandos dessa  lei,  à  exceção  de uma
    Assinale-a.
  • Questão 29411.   Engenharia Ambiental - Nível Superior - Engenheiro Ambiental - CODEBA - FGV - 2016

  • A Lei nº 10.431/06 e suas alterações estabelece o Sistema Estadual do Meio Ambiente da Bahia (SISEMA).

    Segundo esse instrumento legal, assinale a opção que indica o órgão superior, de natureza consultiva, normativa, deliberativa e recursal do SISEMA.
  • Questão 49577.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico Judiciário - TJ AL - FGV - 2018

  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • Ao afirmar que, na internet, prevalece a lei do cão, o cronista quer dizer que na internet:
  • Questão 33567.   Administração Pública - Nível Médio - Assistente Administrativo - DPE MT - FGV - 2015

  • O modelo de administração pública gerencial pressupõe que o Estado é dividido em quatro setores: núcleo estratégico, atividades exclusivas, atividades não exclusivas e produção de bens e serviços.

    Assinale a opção que indica uma atividade não exclusiva do Estado.
  • Questão 39459.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - TCE SE - FGV - 2015

  • No atendimento a um paciente internado na clínica médica com um quadro de DPOC, o enfermeiro diagnosticou padrão respiratório ineficaz. Para chegar a esse diagnóstico de enfermagem, o profissional se baseou, entre outras coisas, na seguinte característica definidora:
  • Questão 53331.   Conhecimentos Específicos - Legislação Municipal - Nível Médio - Fiscal de Posturas - Prefeitura de Niterói RJ - FGV - 2015

  • Segundo o Código de Posturas do Município de Niterói, o Alvará de Autorização Precária será concedido quando:
  • Questão 27044.   Direito Administrativo - Nível Médio - Técnico Legislativo - Câmara de Caruaru PE - FGV - 2015

  • As autarquias são pessoas jurídicas administrativas e correspondem a uma extensão da administração direta, visto que prestam serviços públicos e executam atividades típicas do Estado de forma descentralizada.

    Sobre as autarquias, assinale a afirmativa correta.