Questões de Concursos FGV

Resolva Questões de Concursos FGV Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q16050.   Português - Nível Superior - Arquiteto Urbanista - Prefeitura de Florianópolis SC - FGV - 2014
  • TEXTO 3 – A FAMÍLIA MUDOU
    Teresinha Saraiva

    Nasci e vivi minha infância numa família constituída por três gerações, vivendo sob o mesmo teto, harmoniosa e amorosamente: meus avós, meus pais, meus tios casados, minhas tias solteiras e nós, os oito netos. Éramos 20 pessoas. Os homens trabalhavam e as mulheres dedicavam-se à gerência da casa e à educação das crianças. Na minha família só havia, inicialmente, uma mulher que trabalhava fora, minha mãe, que era professora. Muitos anos depois, três de minhas tias solteiras foram trabalhar fora.

    Lembro-me até hoje, embora muitas décadas tenham se passado, da enorme sala de jantar, com uma grande mesa retangular onde se sentavam 12 adultos, para as refeições e para as prolongadas conversas, e uma mesa oval, onde se sentavam as oito crianças e adolescentes – os netos.

    Vivi uma infância tranquila numa família nuclear unida. Minha adolescência e juventude já foi passada numa família constituída por meus pais, ambos trabalhando e contribuindo para o sustento da família, meu irmão e eu. Todos os domingos nos reuníamos à família inicial, na enorme casa da Rua do Bispo, hoje integrando o espaço físico ocupado pela Universidade Estácio de Sá, em inesquecíveis almoços e ceias.

    A família brasileira mudou.
  • “Nasci e vivi minha infância numa família constituída por três gerações, vivendo sob o mesmo teto, harmoniosa e amorosamente”.

    Sobre os componentes estruturais desse segmento do texto 3, a única afirmação correta é:
  • 2 - Q25383.   Direito Processual Civil - Nível Superior - OAB - FGV - 2015
  • X contratou um plano de saúde com cobertura integral e sem carência junto à operadora Saúde 100%, em 19 de outubro de 2012. Seis meses depois, precisou se submeter a uma cirurgia na coluna, mas o plano se negou a cobri-la, sob alegação de que tal procedimento não estava previsto em contrato. Inconformado, X ajuizou ação visando ao cumprimento forçado da obrigação, demanda essa distribuída perante a 10ª Vara Cível da comarca do Rio de Janeiro, de titularidade do magistrado Y. Após regular tramitação, o pedido autoral foi julgado procedente, tendo em sentença sido fixado o prazo de 10 dias para a efetivação da cirurgia, sob pena de multa de R$ 1.000,00 por dia de atraso. Três meses depois do trânsito em julgado, e ainda não tendo sido cumprida a obrigação, X requereu a majoração da multa diária, pedido este indeferido pelo juiz Y, sob alegação de estar impedido de atuar por força da coisa julgada material. 

    Sobre os fatos, assinale a afirmativa correta.
  • 3 - Q37239.   Matemática - Nível Médio - Técnico Judiciário - TJ RO - FGV - 2015
  • Em uma sala de arquivos há armários dispostos em ordem e designados pelas letras A, B, C, ... . Cada armário tem 5 gavetas numeradas de 1 a 5 e cada gaveta contém 12 pastas numeradas de 01 a 12. Cada pasta é identificada por um símbolo que indica o armário, a gaveta e a pasta em si. Por exemplo, o símbolo B307 indica a pasta 07 da gaveta 03 do armário B. Certo dia Celso recebeu a tarefa de conferir, em ordem, os conteúdos de todas as pastas, desde a pasta C310 até a pasta E202.
    O número de pastas que Celso vai conferir é:
  • 4 - Q6955.   Direito Processual Civil - Nível Superior - OAB - FGV - 2010
  • A capacidade é um dos pressupostos processuais. Caso o juiz verifique que uma das partes é incapaz ou há irregularidade em sua representação, deverá suspender o processo e marcar prazo razoável para que o defeito seja sanado.

    Assinale a alternativa que indique a providência correta a ser tomada pelo magistrado, na hipótese de persistência do vício.
  • 5 - Q23112.   Conhecimentos Gerais - Nível Superior - Assessoria Legislativa - AL BA - FGV - 2014
  • Em 2014, o Bloco Afro Olodum comemora 35 anos de existência. Fundado em 1979, o grupo se tornou, além de uma banda, uma  organização não-governamental do movimento negro brasileiro.  Sobre o Bloco Afro Oludum, analise as afirmativas a seguir. 

    I.  As  cores  adotadas  pela  Banda  Olodum  são  o  verde,  o  vermelho,  o  amarelo,  o  preto  e  o  branco,  as  cores  do  Panafricanismo.
    II.  A  Banda Olodum  usa  a matriz musical  afro  como  uma  base  sobre  a  qual  acrescenta  ritmos  e  batuques  do  reggae,  do  samba e da música latina, valorizando a mistura rítmica. 
    III  A atuação do grupo contribui para a inclusão estética e étnica  dos afro-descendentes na  sociedade e na mídia, adotando a  combinação de política e cultura. 

    Assinale:
  • 7 - Q30924.   Arquivologia - Nível Superior - Tecnologista em Saúde - FIOCRUZ - FGV - 2010
  • Com relação à razão que promoveu uma mudança de foco na organicidade, assinale a afirmativa correta.
  • 8 - Q52487.   Português - Nível Fundamental - Recenseador - IBGE - FGV - 2014
  • Texto 2 – AS DOZE BACTÉRIAS MAIS AMEAÇADORAS
    “Pela segunda vez em apenas cinco meses, a Organização Mundial de Saúde (OMS) veio a público para chamar a atenção do mundo a respeito da ameaça causada pelas bactérias super-resistentes à ação dos antibióticos. Na semana passada, a entidade divulgou uma lista com doze famílias de microorganismos considerados de alto risco e contra os quais as opções terapêuticas estão se esgotando.
    No documento dirigido aos governos, cientistas e indústrias, a organização enfatiza a necessidade de criação urgente de novos recursos para combater essas bactérias antes que seja tarde demais”.

    (Isto É, março de 2017)

    O objetivo do texto 2 é:
  • 9 - Q12554.   Português - Nível Médio - Técnico em Radiologia - Prefeitura de Cuiabá MT - FGV - 2015
  • É justo que as mulheres se aposentem mais cedo?

              A questão acerca da aposentadoria das mulheres em  condições mais benéficas que aquelas concedidas aos homens  suscita acalorados debates com posições não somente técnicas,  mas também com muito juízo de valor de cada lado.
             Um fato é certo: as mulheres intensificaram sua participação  no mercado de trabalho desde a segunda metade do século 20.
             Há várias razões para isso. Mudanças culturais e jurídicas  eliminaram restrições sem sentido no mundo contemporâneo:  um dos maiores e mais antigos bancos do Brasil contratou sua  primeira escriturária em 1969 e teve sua primeira gerente em 1984.
             Avanços no planejamento familiar e a disseminação de  métodos contraceptivos permitiram a redução do número de  filhos e liberaram tempo para a mulher se dedicar ao mercado de
    trabalho.
             Filhos estudam por mais tempo e se mantêm fora do  mercado de trabalho até o início da vida adulta. Com isso, o custo  de manter a família cresce e cria a necessidade de a mulher ter  fonte de renda para o sustento da casa.
            A tecnologia também colaborou: máquinas de lavar roupa, fornos micro-ondas, casas menores e outras parafernálias da vida  moderna reduziram a necessidade de algumas horas nos afazeres  domésticos e liberaram tempo para o trabalho fora de casa.
            A inserção feminina no mercado de trabalho ocorreu, mas  com limitações. Em relação aos homens, mulheres têm menor  taxa de participação no mercado de trabalho, recebem salários
    mais baixos e ainda há a dupla jornada de trabalho. Quando  voltam para a casa, ainda têm que se dedicar à família e ao lar.
            Essas dificuldades levam algumas pessoas a defender formas  de compensação para as mulheres por meio de tratamento  previdenciário diferenciado. Já que as mulheres enfrentam
    dificuldades de inserção no mercado de trabalho, há de  compensá-las por meio de uma aposentadoria em idade mais jovem.
             A legislação brasileira incorpora essa ideia. Homens precisam  de 35 anos de contribuição para se aposentar no INSS; mulheres, de 30.
            No serviço público, que exige idade mínima, as mulheres  podem se aposentar com cinco anos a menos de idade e tempo  de contribuição que os homens.

    (Marcelo Abi-Ramia Caetano, Folha de São Paulo, 21/12/2014.)
  • Segundo o texto 1, a necessidade ou possibilidade de a mulher trabalhar se prende a diferentes motivos. As opções a seguir apresentam motivos presentes no texto , à exceção de uma. Assinale-a.