Questões de Concursos GESTÃO CONCURSO

Resolva Questões de Concursos GESTÃO CONCURSO Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 28912.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - Prefeitura de Belo Horizonte MG - GESTÃO CONCURSO - 2015
  • Leia atentamente as afirmativas:

    I. Nas relações entre os conhecimentos, as habilidades e os valores transmitidos pela escola, a prática pedagógica coloca os alunos para compreender e explicar o mundo, a sociedade e o homem.
    II. O trabalho pedagógico realizado pela escola, ao expressar um projeto de educação que integra os alunos a uma sociedade, expressa também um projeto político-pedagógico da sociedade que o fundamenta e o determina.
    III. O planejamento escolar é um instrumento que organiza e operacionaliza as formas de mediação da escola no interior da prática social global.
    IV. A forma de organizar, desenvolver e avaliar as atividades pedagógicas pode recolocar as finalidades últimas da escola, contribuindo ou não para a superação de uma única visão de mundo, predominante e hegemônica.

    É CORRETO o que se afirma em
  • 2 - Questão 30008.   Direito Administrativo - Nível Médio - Técnico Administrativo - Consurge MG - GESTÃO CONCURSO - 2016
  • De acordo com os itens previstos na Lei Nº 11.107, de 6 de abril de 2005, que dispõe sobre normas de contratação de consórcios públicos, assinale a alternativa INCORRETA.
  • 3 - Questão 28915.   Português - Figuras de Linguagem - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - Prefeitura de Belo Horizonte MG - GESTÃO CONCURSO - 2015
  • Cidade Maravilhosa?

          Os camelôs são pais de famílias bem pobres, e, então, merecem nossa simpatia e nosso carinho; logo eles se multiplicam por 1000. Aqui em frente à minha casa, na Praça General Osório, existe há muito tempo a feira hippie. Artistas e artesãos expõem ali aos domingos e vendem suas coisas. Uma feira um tanto organizada demais: sempre os mesmos artistas mostrando coisas quase sempre sem interesse. Sempre achei que deveria haver um canto em que qualquer artista pudesse vender um quadro; qualquer artista ou mesmo qualquer pessoa, sem alvarás nem licenças. Enfim, o fato é que a feira funcionava, muita gente comprava coisas – tudo bem. Pois de repente, de um lado e outro, na Rua Visconde de Pirajá, apareceram barracas atravancando as calçadas, vendendo de tudo - roupas, louças, frutas, miudezas, brinquedos, objetos usados, ampolas de óleo de bronzear, passarinhos, pipocas, aspirinas, sorvetes, canivetes. E as praias foram invadidas por 1000 vendedores. Na rua e na areia, uma orgia de cães. Nunca vi tantos cães no Rio, e presumo que muita gente anda com eles para se defender de assaltantes. O resultado é uma sujeira múltipla, que exige cuidado do pedestre para não pisar naquelas coisas. E aquelas coisas secam, viram poeira, unem-se a cascas de frutas podres e dejetos de toda ordem, e restos de peixes da feira das terças, e folhas, e cusparadas, e jornais velhos; uma poeira dos três reinos da natureza e de todas as servidões humanas.
          Ah, se venta um pouco o noroeste, logo ela vai-se elevar, essa poeira, girando no ar, entrar em nosso pulmão numa lufada de ar quente. Antigamente a gente fugia para a praia, para o mar. Agora há gente demais, a praia está excessivamente cheia. Está bem, está bem, o mar, o mar é do povo, como a praça é do condor – mas podia haver menos cães e bolas e pranchas e barcos e camelôs e ratos de praia e assaltantes que trabalham até dentro d’água, com um canivete na barriga alheia, e sujeitos que carregam caixas de isopor e anunciam sorvetes e, quando o inocente cidadão pede picolé de manga, eis que ele abre a caixa e de lá puxa a arma. Cada dia inventam um golpe novo: a juventude é muito criativa, e os assaltantes são quase sempre muito jovens.

    Rubem Braga 

    Em relação a esse texto, é CORRETO afirmar: 
  • 4 - Questão 29966.   Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - Consurge MG - GESTÃO CONCURSO - 2016
  • De acordo com Cunha (2000), no exame do estado mental de um paciente, devem ser pesquisados sinais ou sintomas em áreas da conduta humana como atenção, sensopercepção, memória, orientação, pensamento, afetividade.

    No que se refere à área da atenção, assinale a alternativa que apresenta corretamente sinais ou sintomas que devem ser pesquisados.
  • 5 - Questão 30006.   Direito Administrativo - Nível Médio - Técnico Administrativo - Consurge MG - GESTÃO CONCURSO - 2016
  • Com referência ao Art. 5º da Lei Nº 11.107, de 6 abril de 2005, que dispõe sobre normas de contratação de consórcios públicos e dá outras providências, analise a afirmativa a seguir.

    O _____________ de consórcio público será _________ com a _________, mediante lei do protocolo de intenções.

    Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas da afirmativa anterior.
  • 6 - Questão 28908.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - Prefeitura de Belo Horizonte MG - GESTÃO CONCURSO - 2015
  • A coordenação pedagógica propõe aos professores que construam, conjuntamente, uma proposta de trabalho que contemple uma determinada temática comum. Nesse trabalho coletivo são, então, organizados e selecionados conteúdos para a atuação em sala de aula. Durante a realização de atividades no interior das salas de aula, alguns alunos se envolveram mais que outros, e alguns professores se empenharam mais em suas tarefas, buscando outras temáticas que complementassem o trabalho ou que interessassem mais aos alunos. Continuamente, todos os professores e a coordenação avaliavam esse processo, comentando, criticando e sugerindo novas formas de trabalho.

    A situação aqui descrita reflete, principalmente, características de um
  • 7 - Questão 30010.   Recursos Humanos - Gestão de Pessoas - Nível Médio - Técnico Administrativo - Consurge MG - GESTÃO CONCURSO - 2016
  • “Além das aptidões e qualidades necessárias ao desempenho de qualquer função, na organização, existem outras exigências de habilidades e valores essenciais à superação da própria complexidade e da correria decorrentes da função exercida, muitas das quais não resultam de estudos formais”. (O’DONNELL, 2006).

    Considerando esse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as habilidades aos respectivos valores.

    COLUNA I
    1. Absorção da cultura da organização
    2. Consciência Global
    3. Entendimento prático dos regulamentos e procedimentos
    4. Habilidade interpessoal
    5. Pensamento crítico
    6. Prática da ética

    COLUNA II
    ( ) Honestidade
    ( ) Respeito, confiança, tolerância
    ( ) Vontade de aprender
    ( ) Objetividade, proatividade
    ( ) Abertura, perspicácia
    ( ) Obediência, disciplina, responsabilidade

    Assinale a sequência CORRETA.
  • 9 - Questão 28925.   Português - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - Prefeitura de Belo Horizonte MG - GESTÃO CONCURSO - 2015
  • A alternativa que NÃO apresenta desvio gramatical é: