Questões de Concursos VUNESP

Resolva Questões de Concursos VUNESP Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q58086.   Direito do Trabalho - Nível Superior - Procurador de Universidade Assistente - UNICAMP - VUNESP - 2018
  • Considerando as expressas disposições da Consolidação das Leis do Trabalho, a perda da carteira nacional de habilitação, por conduta culposa do motorista empregado,
  • 2 - Q49608.   Informática - Nível Médio - Escrevente Técnico Judiciário - TJ SP - VUNESP - 2018
  • Quando se recebe uma mensagem por meio do correio eletrônico, há diversas opções de resposta, sendo que na opção encaminhar,
  • 3 - Q6682.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Agente Penitenciário - Sejus ES - VUNESP - 2013
  • Durante o mês de agosto de 2012, a cidade de Cachoeiro de Itapemirim foi palco de um evento internacional que atraiu milhares de visitantes capixabas, de outros Estados e também de outros países. Segundo o portal do Governo do Estado do Espírito Santo, a realização de eventos assim deve ajudar na captação de investimentos para os negócios do Estado.

    O evento a que se refere o texto foi a Feira Internacional do
  • 4 - Q4362.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Escrevente Técnico Judiciário - TJ SP - VUNESP - 2011
  • A Comissão Europeia – braço executivo da União Europeia –
    informou que vai suspender um procedimento contra a
    França sobre abusos aos direitos humanos. A decisão foi
    tomada depois que Paris prometeu alterar algumas de suas
    leis para se adequar às regulações europeias. As medidas
    do governo francês provocam polêmica e chegaram a ser
    classificadas como xenófobas. Críticos dizem que as autoridades
    francesas estão atingindo de forma desonesta uma
    minoria étnica e agrupando comunidades inteiras em vez
    de tratar as situações caso a caso.
    (http://veja.abril.com.br, 19.10.2010. Adaptado)

    A medida adotada pelo governo francês que provocou polêmica foi
  • 5 - Q26770.   Conhecimentos Específicos - Instrumentos de Planejamento e Demonstrativos Fiscais - Nível Médio - Assistente de Contabilidade - Câmara de Caieiras SP - VUNESP - 2015
  • A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita, deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois exercícios seguintes.

    Adicional- mente, deverá atender condições legais, bem como ao disposto
  • 6 - Q43768.   Contabilidade - Nível Médio - Assistente Administrativo - FUNDUNESP - VUNESP - 2014
  • A Companhia Alfa Ltda. possui um Caixa no valor de $ 10.000, Duplicatas a Receber no valor de $ 50.000; seu saldo Bancário é positivo em $ 5.000, e não possui nenhuma conta a pagar. Já a Companhia Beta Ltda. possui um Edifício no valor de $ 150.000, Estoques no valor de $ 65.000; sua conta no Banco está negativa em $ 20.000, possui ainda dívidas de $ 140.000 com o financiamento do Edifício.

    Com base apenas nessas informações e considerando a equação básica do Balanço Patrimonial, responda às questões de números 34 a 36.

    O Valor dos “bens” da Companhia Alfa corresponderá a
  • 7 - Q11158.   Português - Nível Médio - Aluno Oficial - Polícia Militar SP - VUNESP - 2014
  • Leia o texto para responder às questões

    Os leitores da revista podem achar estranhos os nomes Jorchual, Carkelys, Marvinia e Lourds. Mas todos eles são de pessoas que poderiam perfeitamente ter nascido no Brasil. São estudantes esforçados que sonham em seguir uma boa carreira. Donas de casa preocupadas com o bem-estar dos filhos. Profissionais liberais com garra para trabalhar. Por terem nascido e viverem na Venezuela, porém, mesmo para as coisas mais elementares, como comprar carne em um açougue ou expressar sua opinião pessoal, eles precisam batalhar. Desde fevereiro, centenas de milhares de venezuelanos como eles foram às ruas protestar, na maioria das vezes pacificamente, contra o governo. O presidente Nicolás Maduro reagiu colocando todas as forças de segurança do Estado, além de milícias paramilitares, para reprimir as manifestações e espalhar o terror entre os cidadãos que ousam se organizar para lutar por seus direitos.

    (Veja, 16.04.2014. Adaptado)
  • A passagem do texto que expressa sentido de causa é:
  • 8 - Q18056.   Português - Nível Superior - Tecnólogo de Administração - Polícia Militar SP - VUNESP - 2014
  • Leia o trecho de Vidas secas, de Graciliano Ramos, para responder à  questão.

    Fabiano tinha ido à feira da cidade comprar mantimentos. Precisava sal, farinha, feijão e rapaduras. Sinhá Vitória pedira além disso uma garrafa de querosene e um corte de chita vermelha. Mas o querosene de seu Inácio estava misturado com água, e a chita da amostra era cara demais.

    Fabiano percorreu as lojas, escolhendo o pano, regateando um tostão em côvado, receoso de ser enganado. Andava irresoluto, uma longa desconfiança dava-­lhe gestos oblíquos. À tarde puxou o dinheiro, meio tentado, e logo se arrependeu, certo de que todos os caixeiros furtavam no preço e na medida: amarrou as notas na ponta do lenço, meteu­-as na algibeira, dirigiu-­se à bodega de seu Inácio.

    Aí certificou-­se novamente de que o querosene estava batizado e decidiu beber uma pinga, pois sentia calor. Seu Inácio trouxe a garrafa de aguardente. Fabiano virou o copo de um trago, cuspiu, limpou os beiços à manga, contraiu o rosto. Ia jurar que a cachaça tinha água. Por que seria que seu Inácio botava água em tudo? perguntou mentalmente. Animou-­se e interrogou o bodegueiro:

    - Por que é que vossemecê bota água em tudo?

    Seu Inácio fingiu não ouvir. E Fabiano foi sentar-­se na calçada, resolvido a conversar. O vocabulário dele era pequeno, mas em horas de comunicabilidade enriquecia­-se com algumas expressões de seu Tomás da bolandeira. Pobre de seu Tomás. Um homem tão direito andar por este mundo de trouxa nas costas. Seu Tomás era pessoa de consideração e votava. Quem diria?

    (Graciliano Ramos. Vidas secas. 118. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2012, p. 27­28. Adaptado)
  • Na apresentação de seu Tomás da bolandeira, percebe-­se
  • 10 - Q3814.   História - Nível Médio - Soldado PM - Polícia Militar SP - VUNESP - 2010
  • Leia as afirmações sobre o Nazismo.

    I. Utilizou-se da propaganda para construir a imagem grandiosa da Alemanha, louvar Adolf Hitler e estimular a perseguição a grupos considerados perigosos, traidores e inferiores à raça ariana.
    II. Foi hostil ao racionalismo e aos princípios políticos que fundamentam a democracia como, por exemplo, o pluripartidarismo.
    III. Defendeu a desigualdade dos homens e das raças, os direitos de indivíduos “superiores”, acima das normas e das leis universais.
    IV. Apoiou os movimentos socialistas que ocorreram ao longo da década de 1930, como a Guerra Civil Espanhola, quando lutou ao lado dos defensores da República.

    Estão corretas as afirmações