Questões de Concursos UNIFAP

Resolva Questões de Concursos UNIFAP Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 41932.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar AP - UNIFAP - 2007
  • Essa cristandade [na América colonial espanhola] não poderia ser a simples reprodução do modelo europeu, então dilacerado pelo cisma luterano, e depois pelas guerras de religião. Ela exigia o estabelecimento rápido de uma infraestrutura material colossal (...), pois reunia populações novas, vindas da Europa e da África (...), e muitos milhões de autóctones a evangelizar (...). Em menos de um século, dioceses, províncias monásticas, oficialidades, bispos, um clero secular e regular (...) desdobraram um tabuleiro humano e institucional imitado da Península, sob olhar vigilante da Coroa espanhola.

    Bernand, C.; Gruzinski, S. História do Novo Mundo 2: As Mestiçagens. São Paulo: EDUSP, 2006, p.348.
    (Texto adaptado).
     
    Tendo o texto acima como ponto de partida, marque a alternativa correta sobre a evangelização católica na América colonial espanhola.
  • Questão 42002.   Química - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar AP - UNIFAP - 2007
  • Assinale a alternativa correta a respeito de  ignição.
  • Questão 41934.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar AP - UNIFAP - 2007
  • O tráfico negreiro foi o “procedimento empregado por mercadores para suprir as regiões que utilizavam mão-de-obra escrava constituída por negros aprisionados na África.

    AZEVEDO, Antônio Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 439.
     
    Julgue os itens a seguir referentes ao tráfico negreiro no Brasil.
     
    I. O tráfico negreiro começou no século XVI, expandindo-se a partir de então. Entre outros fatores, que contribuirão estão as condições favoráveis, ligadas ao sistema da grande propriedade produtora de açúcar, tabaco, algodão, café e ao extrativismos mineral.
    II. Os escravos eram transportados da costa da África em tumbeiros, nomes pelos quais eram conhecidos os navios que transportavam os escravos, assim chamados devido ao alto índice de mortalidade da carga que levavam.
    III. Um dos fatores que contribuíram para o fim do tráfico negreiro foi a dificuldade de obtenção da mão- de-obra escrava pelo apresamento direto de escravos na África em meados do século XVIII.
    IV. A abolição do tráfico negreiro em 1850 não chegou a produzir nem a diminuição da mão-de-obra escrava nas lavouras, nem o aumento do preço dos mesmos tendo em vista que o mercado era suprido através do tráfico ilegal.

    Estão certos apenas os itens
  • Questão 41998.   Biologia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar AP - UNIFAP - 2007
  • O câncer é uma grave doença que afeta todos os seres humanos. É resultante de células que não respondem aos mecanismos de controle que fazem uma célula dividir-se e parar de se dividir de acordo com as necessidades do organismo.
     
    Sobre o ciclo celular é correto afirmar que
  • Questão 42000.   Química - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar AP - UNIFAP - 2007
  • A água para consumo humano utilizada no nosso cotidiano conduz corrente elétrica. Este fato  ocorre porque a água
  • Questão 41995.   Biologia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar AP - UNIFAP - 2007
  • O Estado do Amapá é considerado o mais protegido de todos os Estados do Brasil. Existem no Estado várias áreas protegidas totalizando  aproximadamente 68% do território.

    Estas áreas protegidas são:
  • Questão 41997.   Biologia - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar AP - UNIFAP - 2007
  • Na espécie humana ocorrem várias doenças, causadas por seres vivos que estão presentes no  meio ambiente.

    Assinale a alternativa que apresenta doenças causadas, respectivamente, por bactérias, vírus e protozoários, nesta ordem:
  • Questão 41931.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar AP - UNIFAP - 2007
  • A presença da mulher nos momentos de mudanças profundas na história da humanidade é incontestável. Em cada participação, há um novo passo na luta pela liberdade e igualdade. O movimento a favor do voto feminino parece, hoje, coisa de nostalgia. (...). As feministas, que tomam o movimento como um objetivo político e social, sabem que a meta não é a guerra contra o outro ser bem-amado da espécie humana, o homem. Buscam igualdade de direitos, de oportunidade, de salários e de tratamento.

    STUDART, Heloneide. O silêncio e o grito. In: Os Grandes problemas da humanidade. Feminismo: a luta da mulher. Rio de Janeiro: Etcetera, 1975, pp. 12-15. (Texto adaptado).

    O texto acima aborda a eclosão do movimento feminista nos anos de 1960, principalmente nos  países europeus e nos EUA.
     
    Sobre esse movimento e tomando como referência inicial o texto acima, marque a alternativa correta.
  • Questão 41935.   História - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar AP - UNIFAP - 2007
  • Já liderado em grande parte por trabalhadores socialistas e comunistas, o movimento operário vinha se organizando desde a década de 20. No início dos anos 30, tendo a seu favor a ‘liberalização’ resultante da divisão das classes dominantes, os trabalhadores puderam atuar com maior liberdade e vigor. Greves e protestos foram realizados nas cidades mais importantes, em torno das principais reivindicações: melhores condições de vida e de trabalho, elevação dos salários, regulamentação do trabalho, entre outras(...). [Getúlio Vargas] tinha pois, fortes motivos para intervir nos assuntos ligados ao trabalho.

    Assinale a alternativa que apresenta um objetivo dessa intervenção.