Questões de Concursos Instituto Legatus

Resolva Questões de Concursos Instituto Legatus Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 5 - Q48689.   Direito Sanitário - Nível Médio - Agente Comunitário de Saúde - Prefeitura de Canto do Buriti PI - Instituto Legatus - 2016
  • Sobre o programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) do Ministério da saúde, julgue os itens em verdadeiro ou falso.

    I. Existe desde o início dos anos 90, foi efetivamente instituído e regulamentado em 1997, quando teve início o processo de concretização da descentralização de recursos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
    II. A estratégia do Programa Agentes Comunitários de Saúde reafirma, mas não há necessidade de incorporar todos os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), que são universalização, descentralização, integralização e participação da comunidade.
    III. Uma vez selecionado, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) receberá pelo menos 1 (um) salário mínimo, pago pelo município. Os recursos para manutenção do Programa provêm em parte do governo federal, também do governo municipal, e em menor escala, do governo estadual.

    É (são) verdadeiro (os) o (os) item (ns):
  • 6 - Q48688.   Direito Sanitário - Nível Médio - Agente Comunitário de Saúde - Prefeitura de Canto do Buriti PI - Instituto Legatus - 2016
  • No que tange a noção de Integralidade da Atenção à Saúde, um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), é CORRETO afirmar que envolve:
  • 7 - Q48691.   Direito Sanitário - Nível Médio - Agente Comunitário de Saúde - Prefeitura de Canto do Buriti PI - Instituto Legatus - 2016
  • Sabe-se da importância do saneamento básico para o bem-estar social, uma medida fundamental para prevenção de doenças. Sobre o saneamento básico, julgue os itens em verdadeiro ou falso.

    I. Nas estações de tratamento de esgoto há inicialmente a filtragem grosseira do material
    II. A água após devidamente tratada, passa por processo de esterilização, principalmente com adição de cloro, e depois poderá retornar ao seu curso natural, como rios e oceanos.
    III. No Brasil, onde a maioria da população vive nos centros urbanos, o saneamento básico, de responsabilidade do poder público, não são oferecidos amplamente, sobretudo nas regiões periféricas.

    É (são) verdadeiro (os) o (os) item (ns):
  • 9 - Q48555.   Nutrição - Nível Superior - Nutricionista - Prefeitura de Canudos do Vale RS - Instituto Legatus - 2012
  •  A Vitamina “E” possui um papel fundamental na proteção do organismo contra os efeitos prejudiciais das espécies de oxigênio reativas que são formadas metabolicamente ou encontradas no ambiente. Sobre a Vitamina “E” ainda podemos afirmar que: Analise as afirmativas, e marque “V” se a afirmativa for correta e “F ” se for falsa:

    ( ) É absorvida na porção superior do intestino delgado pela difusão dependente de micelas.
    ( ) Como as outras vitaminas lipossolúveis, seu uso depende da presença de gordura da dieta e função biliar e pancreática adequadas.
    ( ) Em geral os alvos das manifestações clínicas da sua deficiência são os sistemas vascular, reprodutor, gastrointestinal e respiratório.
    ( ) As melhores fontes são os produtos vegetais, principalmente os óleos.
    ( ) Em nível celular, uma deficiência de vitamina E é acompanhada pelo aumento na peroxidação de lipídeos da membrana celular.

    A sequência correta de cima para baixo é: