Questões de Concursos IBGP

Resolva Questões de Concursos IBGP Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

  • Questão 51754.   Noções de Saúde - Nível Médio - Técnico de Enfermagem - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • Sobre a Lei Federal nº 8.080/90 e seus dispositivos, assinale a alternativa INCORRETA.
  • Questão 51705.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • Considerando a Portaria n. 2.048/GM, de 5 de dezembro de 2002, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

    I. O médico regulador define o destino do paciente baseado na planilha de hierarquias pactuada e disponível para a região e nas informações periodicamente atualizadas sobre as condições de atendimento nos serviços de urgência, exercendo as prerrogativas de sua autoridade para alocar os pacientes dentro do sistema regional.

    PORQUE
    I
    I. A inexistência de leitos vagos deve ser considerada como argumento para não direcionar os pacientes para a melhor hierarquia disponível em termos de serviços de atenção de urgências.

    A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
  • Questão 51711.   Noções de Saúde - Saúde Pública - Nível Superior - Enfermeiro - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • Segundo o artigo 7º da Lei Federal n. 8.080/90, as ações e os serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde, obedecem a determinados princípios.

    Sobre os princípios que regem o Sistema Único de Saúde, segundo a Lei Federal n. 8.080/90, está INCORRETO afirmar que este garante:
  • Questão 51709.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • Ao avaliar uma vítima de ferimento penetrante, o socorrista deve avaliar os ferimentos de entrada e de saída. A lesão tecidual ocorre no local de entrada no corpo na trajetória da bala e na saída do corpo. Sobre as lesões penetrantes, sua avaliação e atendimento, analise as afirmativas abaixo:

    I- O orifício de saída possui forma redonda ou oval.
    II- O ferimento de entrada é estrelado e alargado.
    III- Os gases oriundos da boca da arma de fogo, posicionada próxima à pele, produzem queimaduras de segundo e terceiro grau.
    IV- Quando os ossos são atingidos, seus fragmentos tornam-se projéteis secundários que laceram tecidos vizinhos.

    Estão CORRETAS as afirmativas.
  • Questão 51703.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • A gravidez causa alterações anatômicas e fisiológicas em diversos sistemas do organismo da gestante. Essas mudanças alteram o padrão de possíveis lesões e podem tornar a avaliação da gestante vítima de trauma. Sobre as alterações na gestante e a repercussão na avaliação do socorrista, analise as afirmativas abaixo:

    I- A frequência cardíaca da gestante diminui cerca de 15 a 20 batimentos por minuto abaixo do normal no terceiro trimestre.
    II- Se houver indicação de imobilização de coluna, deve ser elevado o lado direito da prancha de 10 a 15cm, mantendo-a inclinada.
    III- O peristaltismo fica diminuído, de modo que a comida pode ficar no estômago por muitas horas após a alimentação, aumentando o risco de vômito seguido de aspiração.
    IV- A reanimação adequada da mãe é a chave para a sobrevivência da mãe e do feto.

    Estão CORRETAS as afirmativas.
  • Questão 51734.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico de Enfermagem - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • Segundo a Portaria GM/MS n. 2.048/2002, são competências e atribuições que o técnico de enfermagem deve ter para o atendimento pré-hospitalar móvel, EXCETO
  • Questão 51729.   Noções de Saúde - Urgência e Emergência - Nível Médio - Técnico de Enfermagem - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • Um veículo transitava em baixa velocidade em uma via e foi atingido por outro veículo em alta velocidade na traseira, na chegada da cena, foi determinado que se atendesse a vítima do veículo que foi atingido na traseira. Durante avaliação da biomecânica do trauma envolvida em situação de colisão com impacto traseiro, percebeu-se que o condutor era o único ocupante do veículo, usava cinto de segurança, o encosto de cabeça não estava ajustado e o air bag não acionou.

    Nesta situação o condutor, poderá ter se lesionado (a) MAIS provavelmente: 
  • Questão 51735.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico de Enfermagem - CISSUL MG - IBGP - 2017
  • Uma equipe do SAMU realiza atendimento a um paciente vítima de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) e, durante realização do exame primário, dentre outros sinais e sintomas, verificou-se que o paciente apresentou abertura ocular a dor, emitia sons incompreensíveis e decorticação ao estímulo doloroso.

    Considerando a escala de coma de Glasgow, assinale a alternativa que apresenta o escore desse paciente.