Questões de Concursos BD

Resolva Questões de Concursos BD Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 63318 - Direito Penal - Fraude processual - Nível Superior
  • A respeito do crime de fraude processual, é INCORRETO afirmar que
  • 2 - Questão 61547 - Direito Penal - Nexo de Causalidade - Nível Superior
  • Sobre o nexo de causalidade, à luz do Código Penal brasileiro, assinale a opção CORRETA:
  • 3 - Questão 35553 - Enfermagem - Nível Médio - Enfermeiro - IFPE - 2016
  • As doenças crônico-degenerativas, inclusive o câncer, constituem-se uma importante causa de mortalidade. Os vários tipos de câncer, ainda que tenham o mesmo mecanismo fisiopatogênico, diferem do ponto de vista clínico, do etiológico e do preventivo. São doenças diferenciadas, sendo que a maioria é determinada ou está associada a fatores extrínsecos à pessoa (estilo de vida e fatores ambientais) e, portanto, são potencialmente preveníveis. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que corresponde a prevenção secundária.
  • 4 - Questão 56532 - Matemática - Ângulos - Nível Médio
  • Para determinar a altura de um prédio, um engenheiro utilizou o seguinte procedimento: a partir de um ponto P mediu o ângulo formado entre a horizontal e a reta que une P ao topo do prédio. Em seguida, andou em direção ao prédio até um ponto Q, distante 100 metros de P, e mediu novamente o ângulo formado entre a reta que une Q ao topo do prédio e a horizontal. Se os ângulos medidos foram, respectivamente, de 30° e 60°, a altura do prédio é:
  • 5 - Questão 61767 - Direito Penal - Concursos de Pessoas - Nível Superior
  • Sobre o concurso de pessoas e as previsões expressas da legislação penal, assinale a alternativa correta.
  • 6 - Questão 55180 - Português - Pronomes Possessivos - Nível Médio
  • Aquário brasileiro busca revolucionar a biologia marinha

    Inaugurado há cerca de nove meses na zona portuária do Rio de Janeiro (RJ), o maior aquário marinho da América do Sul já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas. Erguer o colosso de 150 milhões de reais levou dez anos de planejamento focado em três pilares: educação, pesquisa e conscientização. Com capacidade para receber até 8.000 animais, de 350 espécies, o AquaRio é também um grande centro de pesquisa. Atualmente, 15 estudos inéditos de universidades brasileiras estão sendo realizados no local, inclusive sobre a proteção a espécies ameaçadas. “Só é possível convencer as pessoas a proteger aquilo que elas conhecem — e o aquário oferece a experiência completa, integrada à divulgação da ciência”, conta o fundador e diretor-presidente, o biólogo Marcelo Szpilman.
    A relação de Szpilman com o mar sempre foi intensa: nasceu perto da praia, no bairro de Copacabana, e adorava pescar com o pai. Aos 11 anos, começou a mergulhar. Mas foi James Bond que o levou a seguir carreira de biólogo com o lançamento do filme 007: O Espião que me Amava (1977), devido à icônica cena em que o inglês confronta o antagonista com seu conhecimento de espécies de peixes.
    O filme não só inspirou Szpilman a estudar biologia como também o fez querer causar um impacto similar na vida das pessoas. Esses dois sonhos foram seu norte desde cedo. Primeiro, ele começou escrevendo livros — ao todo, tem cinco obras renomadas publicadas sobre identificação de peixes e tubarões e é reconhecido como um dos maiores especialistas brasileiros nesse tema.
    Hoje ele colhe os frutos do bom trabalho no AquaRio. “Meu sonho é captar cada vez mais jovens brasileiros para a ciência. A maioria nunca viu um aquário e agora tem à disposição um equipamento de nível internacional”, orgulha-se. Todos os dias, mais de 1.000 crianças, de escolas públicas e privadas, passam por ali. “O AquaRio pode proporcionar esse ‘clique’ que eu tive a outros jovens. Já recebi várias mensagens de pessoas que resolveram estudar biologia após uma visita ao aquário. É muito gratificante.”
    Com o perdão do trocadilho, Szpilman acredita que o AquaRio é um divisor de águas no Brasil. “Vamos criar um boom de aquários marinhos. Muitos já me contataram querendo fazer empreendimentos inspirados nele. E, mais do que isso, atualmente, 80% das pesquisas com animais marinhos feitas no mundo são realizadas em aquários”, relata. O próprio AquaRio, que é 100% privado, investe em pesquisas.
    Um dos estudos realizados no AquaRio tem potencial para ser utilizado em curto prazo: trata-se de uma pesquisa para combater o branqueamento de corais. “O coral é um animal que vive em simbiose com as algas, que dão cor e nutrientes a ele. Com as mudanças climáticas e a elevação da temperatura dos oceanos, a alga morre. Sem a alga, o coral perde sua cor e também morre”, explica.

    (veja.abril.com.br)

    A respeito da palavra "nele", em destaque no penúltimo parágrafo do texto, assinale a análise totalmente correta.
  • 7 - Questão 54786 - Biologia - Biogeografia - Nível Médio
  • (FATEC-SP) Presença de árvores de folhas perenes e largas (perenifólias e latifoliadas), com altura geralmente entre 30 e 35 metros, grande variabilidade na vegetação de epífitas (principalmente bromélias e orquídeas) e considerável desenvolvimento de vegetação arbustiva são características de
  • 8 - Questão 65681 - Direito Administrativo - Tombamento - Nível Superior
  • Considere o seguinte caso hipotético: uma autarquia federal encontra-se instalada e em funcionamento em um imóvel edificado, de propriedade do Estado, avaliado, pelo Município em que localizado, como bem de valor histórico-cultural local. Pretendendo promover a proteção do patrimônio, o Município poderá
  • 9 - Questão 56682 - Matemática - Geometria Espacial - Nível Médio
  • A caixa d’água de um prédio público tem a forma de um cilindro reto de diâmetro d = 3,2 m e altura h = 4 m. Então, assumindo-se a aproximação π = 3, a capacidade dessa caixa d’água será de
  • 10 - Questão 63076 - Direito Penal - Peculato - Nível Superior
  • De acordo com o Código Penal, considera-se um tipo de crime de peculato