Questões de Concursos ADVISE

Resolva Questões de Concursos ADVISE Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q27954.   Português - Nível Superior - Advogado - Câmara de Puxinanã PB - ADVISE - 2010
  • O Brasil merecia mais, mas terá de optar entre o candidato da fita-crepe e a da bexiga d"água

    Só tenho medo da falseta, mas adoro a Julieta, como adoro a Papai do Céu. Quero seu amor, minha santinha, mas só não quero que me faça de bolinha de papel. Tiro você do emprego, dou-lhe amor e sossego, vou ao banco e tiro para você gastar. Posso, Julieta, lhe mostrar a caderneta se você duvidar...

    O samba “Bolinha de papel”, composto pelo mineiro Geraldo Pereira e imortalizado por João Gilberto, bem que poderia ser a trilha sonora do enlace definitivo entre José Serra e Dilma Rousseff no dia 31 de outubro. Na festa de Halloween, os dois fariam um favor ao País se renunciassem à disputa presidencial em nome de um sentimento maior: o amor que os une. Serra e Dilma são almas gêmeas, filhotinhos de 1964, que resistiram à ditadura e nos fizeram respirar novamente o ar da liberdade - sem eles, o que seria de nós, afinal? Depois do exílio e da luta armada, poderiam se sacrificar mais uma vez em nome da Nação, dando-nos uma liberdade ainda mais preciosa: a de não votar no meio de um feriadão que já prenuncia altas temperaturas - não apenas políticas, mas, sobretudo, meteorológicas.

    O Brasil de hoje, visto de fora, vive um momento único. É o país dos 7,5% de crescimento, do pleno emprego e que está no topo da lista dos investidores internacionais. Visto de dentro, é o país da mesquinharia política, da podridão eleitoral, das pequenas trapaças, das grandes armações e do vale-tudo em nome do poder. Um país onde os eleitores, ainda obrigados a votar em pleno século XXI, terão de optar entre o candidato da bolinha de papel e da fita crepe comparado ao goleiro Rojas pelo presidente Lula, árbitro da nossa democracia - e a candidata que se esquivou de uma bexiga d’água, com agilidade felina. O que deve ter aprendido nos tempos em que jogava queimada no liceu de Belo Horizonte.

    Assim como no samba de 1945, os dois candidatos também adoram a Papai do Céu. São neocristãos, neopentecostais, neomuçulmanos, neotudo. Também podem se dar ao luxo de não mais trabalhar. Juntos, devem ter arrecadado mais de R$ 300 milhões - e sempre existem as sobras de campanha, bem anotadas nas cadernetinhas dos tesoureiros. Onde poderiam passar a lua de mel? Por que não na própria Lua, onde a Nasa, na semana passada, revelou a existência de grandes depósitos de água? O suficiente para abastecer futuras colônias humanas, onde Serra e Dilma, dois carolas criacionistas, poderiam brincar de Adão e Eva.

    O Brasil merecia mais. Poderia ser o país da tolerância, da mobilidade social e do desenvolvimento sustentável, mas terá que votar por exclusão no dia 31. Não no melhor, mas no menos pior. Amassaram o meu país. Transformaram - no numa bolinha de papel.
  • No texto 1, o autor mostra a visão religiosa dos candidatos à Presidência da República. Podemos dizer que no recorte abaixo se sobressaem as seguintes características.

    TRECHO:

    “Assim como no samba de 1945, os dois candidatos também adoram a Papai do Céu. São neocristãos, neopentecostais, neomuçulmanos, neotudo. Também podem se dar ao luxo de não mais trabalhar.”

    I. O autor mostra o lado religioso dos candidatos.
    II. Ele concorda com a versatilidade dos candidatos
    III. O termo “neo” mostra como os candidatos aderiram a todos os gostos para agradar aos eleitores
    IV. O fragmento retoma o samba bolinha de papel, (épigrafe do texto) e mostra como os candidatos são versáteis ao se nomearem adeptos a todas as crenças.
    V . Destaca as religiões tradicionais como forma de adesão ao governo.

    São verdadeiras:
  • 2 - Q9144.   Radiologia - Nível Médio - Auxiliar Médico Legal - IGP SC - ADVISE - 2010
  • Na produção de raios-x no interior do tubo dos equipamentos de radiologia a menos frequente é a radiação característica que é formada a partir da ______ entre um elétron incidente e um _______ orbital do átomo do alvo denominado _________. A mais comum é radiação ______ originada na passagem de um elétron próximo ao ______ de um átomo do material do alvo.

    Qual das alternativas abaixo completam a afirmativa acima fornecendo a informação correta no que se refere a produção dos raios-x
  • 4 - Q27965.   Direito Constitucional - Nível Superior - Advogado - Câmara de Puxinanã PB - ADVISE - 2010
  • Sobre os Direitos e Garantias Fundamentais, observe os enunciados abaixo:

    I. É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
    II. A criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorização,não sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.
    III. As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro e no segundo caso, o trânsito em julgado.

    Está(ão) corretas:
  • 6 - Q2498.   Noções de Saúde - Nível Fundamental - Agente de Endemias - Prefeitura de Capin PB - ADVISE
  • O Sistema Único de Saúde (SUS) vem sendo construído no Brasil através de um árduo processo . Esse processo começou em meados dos anos 70, quando nasceu o movimento que reuniu lideranças na luta pela restauração do Estado e que garantisse direitos ao cidadão, entre estes, o direito a saúde. A que movimento refere-se o texto?
  • 8 - Q27976.   Direito do Trabalho - Nível Superior - Advogado - Câmara de Puxinanã PB - ADVISE - 2010
  • Sobre o contrato individual de trabalho, observe os enunciados abaixo:

    I. Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo inferior a 6 (seis) meses mesmo no tipo de atividade.
    II. As relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões I. As relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes.
    III. Nos contratos de subempreitada responderá o subempreiteiro pelas obrigações derivadas do contrato pelas obrigações derivadas do contrato de trabalho que celebrar, cabendo, todavia, aos empregados o direito de reclamação contra o empreiteiro principal pelo inadimplemento daquelas obrigações por parte do primeiro.

    Está(ão) corretas:
  • 10 - Q9143.   Radiologia - Nível Médio - Auxiliar Médico Legal - IGP SC - ADVISE - 2010
  • O acidente nuclear de Chernobyl que ocorreu no sábado, 26 de abril de 1986, foi considerado o maior acidente nuclear da história, a explosão do reator liberou uma contaminação cerca de 400 vezes maior que a bomba em Hiroshima. Estudos afirmam que muitos morreram horas ou dias após o acidente em decorrência da contaminação, além disso, por durante décadas milhares de pessoas ainda morrerão de doenças tais como câncer. Em anos posteriores ao desastre também foram catalogados por pesquisadores diversas monstruosidades em fetos humanos e animais que foram expostos a radiação.

    Com relação aos efeitos da radiação destacados no texto, podemos classificá-los respectivamente em: