Questões de Concursos FUNCAB

Resolva Questões de Concursos FUNCAB Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q8357.   Conhecimentos Gerais - História e Geografia de Estados e Municípios - Nível Superior - Médico Radioterapia - SESAU RO - FUNCAB - 2009
  • Em sua vasta extensão territorial, o Brasil situa sua economia entre as metrópoles do Sudeste e áreas quase despovoadas, que começam agora, a integrarem-se à economia nacional. Entre estas áreas, podemos citar estados como Tocantins, Acre e Rondônia entre outros. Esta integração é feita atualmente por:
  • 4 - Q42711.   Direito Administrativo - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar AC - FUNCAB - 2015
  • No que se refere à organização administrativa do Estado brasileiro, assinale a alternativa correta.
  • 5 - Q10131.   Pedagogia - Nível Médio - Professor - SEE AC - FUNCAB - 2010
  • Sob a perspectiva pedagógica, e´ importante considerar que, por conta da idade, ha que se ter certos cuidados nos estudos de história com as crianças. Dentre os procedimentos relacionados, pode-se destacar como correto:
  • 6 - Q42266.   Português - Nível Fundamental - Motorista - FACELI - FUNCAB - 2015
  • Atenção ao Sábado

        Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas.
        No sábado é que as formigas subiam pela pedra.
        Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia de carne-seca e pirão; nós já tínhamos tomado banho.
        De tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: ao vento sábado era a rosa de nossa semana.
        Se chovia só eu sabia que era sábado; uma rosa molhada, não é?
        No Rio de Janeiro, quando se pensa que a semana vai morrer, com grande esforço metálico a semana se abre em rosa: o carro freia de súbito e, antes do vento espantado poder recomeçar, vejo que é sábado de tarde.
        Tem sido sábado, mas já não me perguntam mais.
        Mas já peguei as minhas coisas e fui para domingo de manhã.
        Domingo de manhã também é a rosa da semana. 
        Não é propriamente rosa que eu quero dizer.

    LISPECTOR, Clarice. Para não esquecer . São Paulo: Editora Siciliano, 1992.
  • No trecho, “Tem sido sábado, mas já não me perguntam mais.", encontram-se as seguintes classes de palavras:
  • 9 - Q45793.   Espanhol - Nível Superior - Professor de Língua Espanhola - SEE AC - FUNCAB - 2014
  • Texto 2: 
    Tras leer el texto, contesta a las cuestiones.
     
    Rousseff y el gobernador de San Pablo se reunieron por la crisis hídrica
    AN PABLO – La presidenta de Brasil, Dilma Rousseff, se reunió ayer con el gobernador de San Pablo, Geraldo Alckmin, quién solicitó al Ejecutivo alrededor de 1,37 billones de dólares (3,5 billones de reales) en obras que puedan dar solución a la crisis hídrica que afecta a todo el Estado y está provocando falta de agua en gran parte de la población.

    Después del encuentro realizado durante la tarde en el Palacio del Planalto, sede del Ejecutivo, Alckmin dijo que necesita 3,5 billones de reales para concretar las ocho obras urgentes que, dijo, servirán para poder enfrentar la crisis de abastecimiento de agua en la región a partir del año próximo, consignó el sitio Agencia PT de noticias y la agencia EFE. Alckmin entregó a la mandataria el plan que contempla ocho obras de infraestructura para minimizar la falta de suministro de agua provocado por la sequía que sufre gran parte del sudeste de Brasil. 

    Disponible en: < http://www.Imcordoba.com.ar/nota/185397_rousseff-y-el-gobernador-de-san-pablo-se-reunieron-por-la-crisis-hidrica >
  • Las formas verbales SE REUNIÓ, PUEDAN, CONSIGNÓ y DIJO corresponden, respectivamente, a las siguientes formas del infinitivo: