Questões de Concursos NUCEPE

Resolva Questões de Concursos NUCEPE Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 44293.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico de Enfermagem - Hospital São Lucas - NUCEPE - 2015
  • Para desinfecção de nível médio de artigos e superfícies e descontaminação de superfícies como por exemplo, materiais de inaloterapia e oxigenoterapia não metálicos, como máscaras de inalação e nebulização, circuitos ventilatórios, desinfecção de lactários e cozinhas, é indicado o uso de:
  • 2 - Questão 53995.   Veterinária - Nível Superior - Perito Criminal Medicina Veterinária - Polícia Civil PI - NUCEPE - 2018
  • De acordo com o Decreto nº 9.013, de 29/03/2017 que dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, que disciplina a fiscalização e a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, instituídas pela Lei nº 1.283, de 18 de dezembro de 1950, e pela Lei nº 7.889, de 23 de novembro de 1989. As opções abaixo descrevem motivos de condenação de carcaças de animais, sem qualquer possibilidade de aproveitamento condicional, EXCETO:
  • 3 - Questão 42475.   Enfermagem - Nível Superior - Enfermeiro - FMS - NUCEPE - 2015
  • Pé diabético é a “infecção, ulceração e ou destruição dos tecidos profundos associadas a anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica nos membros inferiores”. São características do pé diabético neuropático, EXCETO,
  • 4 - Questão 41516.   Direito Constitucional - Nível Superior - Agente de Policia - Polícia Civil PI - NUCEPE - 2012
  • Ainda sobre os comandos do artigo 5º da Constituição Federal, assinale a alternativa correta.
  • 5 - Questão 42380.   Português - Nível Médio - Técnico em Enfermagem - FMS - NUCEPE - 2015
  • PARA AS TEENS, DIU

    Novas diretrizes da Academia Americana de Pediatria apontam o dispositivo intrauterino como um dos melhores métodos contraceptivos para as adolescentes

        Gravidez indesejada é ruim em qualquer idade. Mas na adolescência os impactos são ainda maiores e mais duradouros. Quer um exemplo? Quando descobrem que estão grávidas, muitas jovens interrompem os estudos - o que afetará as oportunidades econômicas e sociais tanto delas como de seus filhos. Sem falar que uma adolescente de 15 anos corre cinco vezes mais risco de morrer no parto do que uma mulher cinco anos mais velha.

        A contracepção deveria, portanto, receber uma atenção extra nessa faixa etária - mas não é o que ocorre. Enquanto 60% das mulheres com mais de 30 anos usam algum método contraceptivo, entre as jovens de 15 a 24 anos esse índice cai para 22%, segundo dados do Fundo de População das Nações Unidas. Mesmo quando há acesso, as questões típicas da idade interferem no uso. Tomar pílula todo dia requer disciplina. Exigir camisinha a cada relação sexual demanda autoconfiança - tanto dela quanto dele. Qual a melhor forma de se prevenir?

        Segundo um relatório divulgado no fim do ano passado pela Academia Americana de Pediatria (AAP), a resposta é: DIU e implante hormonal. Ambos são métodos contraceptivos de longo prazo (sua ação dura de três a dez anos) e reversíveis (basta retirá-los para que a fertilidade volte ao normal).

        (...)

    (Revista GALILEU, Editora Globo. Maio/2015 - Nº 286 - Por Amarilis Lage - Seção Dossiê Métodos contraceptivos, p. 35) 
  • A frase que sugere uma aproximação maior entre a voz do texto e o seu interlocutor é
  • 6 - Questão 53998.   Veterinária - Nível Superior - Perito Criminal Medicina Veterinária - Polícia Civil PI - NUCEPE - 2018
  • O mormo, também conhecido como lamparão, é uma doença infecto-contagiosa que acomete equídeos, podendo também ser contraída por outros animais como o cão, gato, bode e até o homem. Esta enfermidade é conhecida há vários séculos e no anos de 1968, foi considerada extinta no Brasil. No entanto, estudos sorológicos realizados nos anos de 1999 e 2000 detectaram a presença da doença em alguns estados do nordeste brasileiro. Assinale, entre as opções abaixo, a que corresponde à espécie bacteriana responsável pelo mormo em equinos. 
  • 7 - Questão 3388.   Conhecimentos Específicos - Nível Médio - Técnico Administrativo - SESAPI - NUCEPE - 2012
  • Relacione as colunas, conforme a gestão de
    competências em uma organização:

    1) Conhecimento
    2) Habilidade
    3) Competência

    ( ) Aprender a aprender
    ( ) Alcançar metas e objetivos
    ( ) Aumentar o capital intelectual
    ( ) Saber pensar e agregar valor

    A sequência correta é:
  • 8 - Questão 53979.   Veterinária - Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal - Nível Superior - Perito Criminal Medicina Veterinária - Polícia Civil PI - NUCEPE - 2018
  • Das instalações para o manejo ante mortem de um matadouro-frigorífico, a seringa é considerada um dos principais pontos críticos. Sobre as funções da seringa, analise as afirmativas.

    I. Servir de área de inspeção e descanso dos animais.
    II. Conduzir os animais do corredor para o interior do brete.
    III. Conduzir os animais da rampa de desembarque aos corredores de manejo.
    IV. Impedir que os animais andem em grupos, de forma que passem a andar em fila indiana.

    Estão CORRETAS apenas as alternativas:
  • 9 - Questão 42442.   Português - Nível Superior - Enfermeiro - FMS - NUCEPE - 2015
  • SEXO, PENICILINA E ROCK N ROLL

         Economista defende que remédio contra a sífilis foi o pontapé inicial para as transformações vividas nos anos 1960

          Era uma vez uma pílula que, ao ser ingerida, mudou de uma vez por todas nosso comportamento e sistema de valores, transformando a sociedade no século 20. Da pílula anticoncepcional nasceu a revolução sexual. Essa é a história conhecida. Mas, segundo o economista Andrew Francis, da Universidade Emory, nos Estados Unidos, o pontapé inicial da revolução sexual foi dado não pela pílula, mas pela penicilina. Descoberta em 1928 por Alexander Fleming, ela foi usada clinicamente pela primeira vez em 1941. Dois anos depois, constatou-se que a penicilina podia tratar uma das doenças mais temidas da época: a sífilis. "De 1947 a 1957, a incidência de sífilis caiu 95%, e as mortes, 75%", disse Francis a GALILEU. "Minha hipótese é que essa redução no impacto de contrair sífilis estimulou um comportamento sexual não tradicional nos anos de 1950".

          Para testar a ideia, ele foi atrás dos indicadores da incidência de gonorreia (também sexualmente transmissível), do número de filhos ilegítimos e da ocorrência de gravidez na adolescência. À medida que a sífilis era controlada, esses indicadores subiam. Ou seja, quando a pílula surgiu, algumas mudanças já estavam em curso. Isso não tira, é claro, a importância do anticoncepcional nas transformações que vieram em seguida. Afinal, a penicilina não resolvia a questão da contracepção. "A mulher já estava no mercado de trabalho; exigia-se da medicina uma solução para que ela pudesse conciliar a vida profissional com a maternidade", afirma Carmita Abdo, coordenador do ProSex.

    (Revista GALILEU, Editora Globo. Maio/2015 - Nº 286 - Por Amarilis Lage - Seção Dossiê Métodos contraceptivos, p. 36)
  • A construção frasal elaborada com verbo na voz passiva é 
  • 10 - Questão 42449.   Noções de Saúde - Legislação em Saúde - Nível Superior - Enfermeiro - FMS - NUCEPE - 2015
  • A Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde - SIS como um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. Assinale a alternativa CORRETA: