Questões de Concursos IBFC

  • Questão 49343.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015

  • A melhor maneira de desenvolver a competência e o gosto pela leitura literária é criar situações em que o aluno tenha oportunidade de interagir com o objeto que se quer que ele conheça e aprecie: o texto literário. Sobre o uso desse tipo de texto no ensino da língua portuguesa, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. O estudo das manifestações literárias pode contribuir significativamente para articular extemamente a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias com a área de Ciências Humanas, uma vez que favorece o desenvolvimento do eixo de Contextualização Sociocultural, previsto pelos PCN+.
    II. A construção de conceitos e o conhecimento de teorias acerca da literatura e do fazer literário se dão na relação passiva com o objeto de conhecimento.
    III. Os textos literários oferecem oportunidade para a compreensão dos processos simbólicos historicamente contextualizados, bem como para a compreensão das identidades culturais nacionais e regionais e das circunstâncias históricas, sociológicas, antropológicas de sua formação.

    Estão corretas as afirmativas:
  • Questão 49344.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015

  • A proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais trata de tópicos a serem desenvolvidos pelo professor. Entre os estudos, destacam-se as vozes do texto. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. Um dos aspectos do funcionamento discursivo refere-se as vozes que perpassam o discurso, ou seja, reconhecer que sujeitos representam as vozes presentes no texto e saber que quem fala sempre é o autor da voz.
    II.Uma das principals condições para aprender vozes do verbo refere-se a compreensão de que se há sujeitos que se enunciam; esses sujeitos falam de lugar determinado. Essa relação de pertencimento a um determinado espaço social encontra-se afetada pela ideologia. Este é o foco central: saber que os sujeitos que enunciam são portadores de outras vozes, além da própria voz.
    III. Muito frequentemente, o aluno toma autor e locutor como termos sinônimos. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • Questão 49345.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015

  • Para o ensino das vozes do texto, o Centro de Referência Virtual do Professor, criado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, propõe atividades como identificar vozes locutoras no texto e seus respectivos alocutários. Em relação às atividades propostas, assinale a alternativa incorreta.
  • Questão 49346.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015

  • No Eixo Temático I da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), é previsto o estudo do tópico Modalização e argumentatividade. Sobre o ensino desse tema, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

    ( ) 0 estudo de recursos de modalização da língua não favorece a compreensão de enunciados e textos, mas sim o uso argumentativo que se pode fazer deles. 
    ( ) Modalização e a possibilidade de qualquer voz deixar no texto pistas de sua perspectiva diante de algum conteúdo temático, de suas intenções e grau de comprometimento com o que diz, o que, por sua vez, orienta o destinatário previsto na construção de um “retrato” da enunciação.
    ( ) 0 aluno deve compreender e usar, produtiva e autonomamente, mecanismos de modalização e argumentatividade em textos de diferentes gêneros. 
    ( )A maneira como o locutor pronuncia as palavras e os enunciados não é índice de modalização. 
    ( ) Na língua escrita, para obter efeitos de sentido similares aos prosódicos, usamos marcações gráficas: sinais de pontuação, aspas, negritos e itálicos, variação de fonte ou tipo de letra, de tamanho ou corpo da fonte etc. 

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • Questão 49347.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015

  • O conceito de modalização deve ser bem estruturado junto à classe, variando as atividades e os exemplos, que devem ser sempre apresentados em enunciados e textos. Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. O professor deve comparar critérios de classificação dos recursos de modalização do grupo ou turma com os critérios sistematizados por estudiosos e pesquisadores e apresentados.
    II. Os alunos devem ter acesso a listas prontas de modalizadores para memorizá-las.
    III. Em provas, o professor deve evitar questões apenas de classificação dos recursos de modalização, preferindo aquelas que avaliem a compreensão do texto pelo aluno e aquelas em que ele faça uso consciente de algum recurso para modalizar textos. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • Questão 49348.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015

  • O estudo dos posicionamentos enunciativos do texto faz parte do Eixo Temático I da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC). Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta:
  • Questão 49349.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015

  • Ao trabalhar posicionamentos enunciativos do texto, tópico que consta da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), o professor deve estar ciente de algumas condições de aprendizado. De acordo com as orientações do Centro de Referência Virtual do Professor, criado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
  • Questão 49350.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015

  • Sobre o ensino da Intertextualidade e metalinguagem, tópico previsto na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) e que faz parte das orientações do Centro de Referência Virtual do Professor da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. Intertextualidade e um conceito muito utilizado na vida contemporânea e designa o fenômeno da relação dialogica entre textos. 
    II. De modo geral, a literatura a respeito do assunto tern permitido dizer que todo texto e intertexto, já que é sempre um espaço de produção de sentidos e de identidade com um outro.
    III. A metalinguagem, por sua vez, utiliza a linguagem para falar dela mesma, o que se constitui em excelente oportunidade de compreender os fatos e os conceitos de língua em diferentes possibilidades de organização. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • Questão 49351.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015

  • Entender o papel dos recursos linguísticos na organização de qualquer enunciado é condição indispensável para o desenvolvimento das potencialidades de leitura e escrita; do falar e do ouvir, motivo de o ensino da organização linguística do enunciado narrativo estar presente na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC). Sobre o ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

    I. Para melhor caracterizar os enunciados de textos narrativos, é interessante levar em conta as características gerais do discurso narrativo. 
    II. Na medida em que o discurso narrativo coloca em cena personagens, muito frequentemente recorrerão as anáforas pronominais de 3ª pessoa.
    III. Geralmente, não se encena a interação verbal entre o narrador e seu alocutário: tal encenação e típica dos discursos interativos. Os enunciados narrativos serão, por isso, predominantemente declarativos, marcados por entoação assertiva na língua falada e ponto-final na escrita. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • Questão 49352.   Português - Nível Superior - Professor de Educação Básica - SEE MG - IBFC - 2015

  • O Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais orienta sobre o ensino da organização textual do discurso narrativo. Sobre essas orientações, assinale a alternativa correta.