Questões de Concursos IBFC

Resolva Questões de Concursos IBFC Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 49301.   Direitos Humanos - Nível Superior - Professor de Ensino Religioso - SEE MG - IBFC - 2017
  • Assinale a alternativa correta que reproduz um determinado dispositivo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • Questão 6216.   Sus - Nível Médio - Técnico de enfermagem - EBSERH - IBFC - 2013
  • Segundo artigo 199 da Constituição da República Federativa do Brasil, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada. Analise os itens abaixo e a seguir assinale a alternativa correta:

    I. As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
    II. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.
    III. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.
  • Questão 7809.   Farmácia - Nível Médio - Perito Criminal - Polícia Civil RJ - IBFC - 2013
  • A introdução de antipsicóticos atípicos trouxe como vantagem a pouca ação extrapiramidal quando comparados com os típicos. São representantes dos antipsicóticos atípicos usados na clínica:
  • Questão 46736.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - IBFC - 2017
  • Dentre os princípios cirúrgicos descritos na literatura, a incisão é uma manobra fundamental para o acesso adequado à área a ser operada. Com base nas técnicas de incisão, assinale a alternativa que cita o nome do acesso que é realizado acima da linha muco-gengival da arcada superior e possui duas incisões relaxantes laterais.
  • Questão 46746.   Odontologia - Nível Superior - Cirurgião Dentista - EBSERH - IBFC - 2017
  • A saliva desempenha papel importante na prevenção da cárie dental. Assinale a alternativa correta.
  • Questão 44209.   Enfermagem - Nível Médio - Técnico de enfermagem - HEMOMINAS - IBFC - 2013
  • Em relação às reações transfusionais (RTs), leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (v) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

    ( ) Consideram-se RTs os agravos ocorridos durante ou após a transfusão sanguínea e a ela relacionados. 
    ( ) As RTs imediatas são aquelas que ocorrem até 24 horas após a transfusão sanguínea. 
    ( ) As RTs imediatas notificáveis são aquelas que ocorrem por doenças transmissíveis como hepatite, HIV/AIDS, doença de chagas, entre outras.
    ( ) A constante vigilância e a identificação precoce dos sintomas de RTs garantem o sucesso das intervenções. Devem ser observados os sintomas de alterações de pele (rubor, piloereção e sudorese) e nos parâmetros hemodinâmicos.
  • Questão 49292.   Pedagogia - Nível Superior - Professor de Ensino Religioso - SEE MG - IBFC - 2017
  • O fenômeno religioso é um fenômeno antropológico e como tal cultural, como parte da cultura humana universal e de grupos e povos em particular, é desejável que seja estudado e conhecido pelas gerações de alunos e alunas que frequentam a escola pública. Dada à sua importância, a religião pode fazer parte do currículo da escola pública, mas como fenômeno não como crença, espiritualidade, teologia ou doutrina, pois são aspectos que fogem da alçada do Estado laico, sendo da competência de cada instituição ou movimento religioso em particular. Portanto, somente respeitando a laicidade da escola pública, tornando as práticas e os conteúdos do Ensino Religioso e dos ensinos não religiosos (no sentido de não ser doutrinário, confessional, ou interconfessional), mas secularizados (no sentido de garantir a laicidade e a cientificidade do conhecimento escolar), parece ser possível uma disciplina na escola pública que dê conta da dimensão simbólica do ser humano, tantas vezes descuidada pela educação formal. (CAVALCANTI, 2011, p. 178-179). A nova redação do art. 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tenta resolver a questão da laicidade garantindo matrícula facultativa, “assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil” e proibindo “quaisquer formas de proselitismo”, além da propositura de que se estabeleça uma “entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso”. É lógico que há uma distância entre esse Ensino Religioso não proselitista e respeitoso da diversidade cultural religiosa e aquele catequético, claramente confessional e a serviço de uma única instituição religiosa.

    Assinale a questão que aponta o papel da legislação na prática do Ensino Religioso:
  • Questão 51662.   Português - Nível Superior - Agente de Segurança Socioeducativo - SEAP MG - IBFC - 2014
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • O vocábulo “entristecido”, presente na terceira estrofe, é um exemplo de:
  • Questão 4274.   Informática - Nível Médio - Guarda Municipal - Prefeitura de João Pessoa PB - IBFC - 2012
  • Considere as afirmações que seguem, referente ao Microsoft Office Word 2007.

    I. É possível desenhar uma tabela complexa, por exemplo, uma que contenha células de tamanhos diferentes ou um
    número variável de colunas por linha.
    II. É possível inserir uma tabela em outra tabela para criar uma tabela mais complexa.

    Está correto o que se afirma em