Questões de Concursos EB

Resolva Questões de Concursos EB Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 18917.   Português - Nível Superior - Oficial do Exército - EsFCEx - EB - 2014
  • Em relação à noção expressa pelos prefixos, associe a coluna da esquerda com a coluna da direita e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

    1. Em cima de

    2. Repetição

    3. Em torno de

    4. Através de

    5. Ação contrária

    (     ) Anáfora

    (     ) Diálogo

    (     ) Discordância

    (     ) Epiderme

    (     ) Período
  • 2 - Questão 52875.   Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Assinale a alternativa em que todos os vocábulos apresentam divisão silábica em acordo com os padrões normativos. 
  • 3 - Questão 4890.   História - Nível Médio - Sargento do Exército - EsSA - EB - 2013
  • Na história do Brasil, o termo “messianismo” é usado no estudo de alguns movimentos sociais. Assinale a única alternativa que apresenta um desses movimentos e seu respectivo líder.
  • 4 - Questão 52870.   Teologia - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Analise os itens que podem ser considerados problemas antropológicos e que dificultam a relação dos preceitos do Antigo Testamento com os dias de hoje. A seguir, assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.

    I. Não se pode fazer paralelos entre os Estados Teocrático e Monárquico do Antigo Testamento e os sistemas da maioria dos Estados contemporâneos, onde o sistema de leis submete tanto os governantes quanto o povo a um pacto social laico e não a uma regula religiosa, nem tampouco elegendo pessoas tabu (ungidas por Deus).
    II. E difícil relacionar o modelo vetero-testamentário tanto da versão javista quanto sacerdotal da criação com a exigência atual de igualdade entre os sexos.
    III. No Antigo Testamento a questão da individualidade não tinha tanto valor quanto na dualidade. Diferente dos tempos atuais, nos quais o vínculo familiar e o senso de coletividade parecem não possuir tanta importância na identificação e situação social do indivíduo.
    IV. Os paralelos entre o contexto político e as relações dos homens da polis vetero-testamentária com os dias de hoje são de valia plena, posto que o homem continua o mesmo, independente do ambiente em que vive. 
  • 5 - Questão 18975.   Química - Nível Médio - Aluno do Exército - EsFCEx - EB - 2014
  • “Uma amostra de açúcar exposta ao oxigênio do ar pode demorar muito tempo para reagir. Entretanto, em nosso organismo, o açúcar é consumido em poucos segundos quando entra em contato com o oxigênio. Tal fato se deve à presença de enzimas que agem sobre as moléculas do açúcar, criando estruturas que reagem mais facilmente com o oxigênio ...”. (Referência: adaptado de Usberco e Salvador,Química, vol 2, FTD, SP, pág 377, 2009.)

    Baseado no texto acima, a alternativa que justifica corretamente a ação química dessas enzimas é:
  • 6 - Questão 52639.   Português - Nível Médio - Cadete do Exército - EsPCEx - EB - 2018
  • “Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me.”

    ASSIS. Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Ática,1999. p.55 (fragmento)

    Com Dom Casmurro, obra publicada em 1899, depois de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e de Quincas Borba (1891), Machado de Assis deixa marcas indeléveis de que a Literatura Brasileira vivia um novo período literário, bem diferente do Romantismo. Nessas obras, nota-se uma forma diferente de sentir e de ver a realidade, menos idealizada, mais verdadeira e crítica: uma perspectiva realista. O trecho apresentado acima representa essa perspectiva porque o narrador
  • 7 - Questão 52884.   Português - Nível Superior - Capelão Evangélico - EsFCEx - EB - 2016
  • Em relação aos sinais de pontuação, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta,

    1. Ponto e vírgula 
    2. Travessão 
    3. Reticências
    4. Dois pontos 

    ( ) Sua utilização está relacionada à interrupção. incompletude do pensamento ou hesitação no enunciado.
    ( ) Utiliza-se em trechos onde há orações adversativas, com o objetivo de ressaltar o contraste entre elas.
    ( ) Sua utilização está associada à quebra de sequência das idéias, enumeração ou enunciação de notícia subsidiária.
    ( ) Utiliza-se para assinalar expressões intercaladas ou mudança de pronunciamento dos interlocutores de um diálogo.
  • 8 - Questão 19106.   Inglês - Nível Médio - Aluno do Exército - IME - EB - 2014
  • Text 1
                            Luis Suárez joins anti-racism calls after Dani Alves banana incident

                The Barcelona defender Dani Alves has sparked a social media campaign against racism in football as support flooded in from fellow professionals for his decision to eat a banana thrown at him by an opposition fan.
                Luis Suárez, Neymar, Hulk, Mario Balotelli and Sergio Agüero were among those who posted pictures of themselves taking bites out of bananas in tribute to Alves actions in his side s La Liga match at Villarreal on Sunday.
                The Fifa president Joseph Blatter has branded the abuse directed at Alves an "outrage" and promised zero tolerance towards discrimination at the World Cup, while Villarreal took swift action by identifying the culprit and handing him a lifetime stadium ban.
                Alves response to the banana being thrown on to the pitch in front of him as he prepared to take a corner was to nonchalantly pick it up, peel it and take a bite before continuing with the game. The 30-year- old, who has been the victim of racist abuse before during his time in La Liga, said: "You need to take these situations with a dose of humour."
           Players across Europe paid homage on Twitter and Instagram, including Suárez, who served an eight-match ban for racially abusing Patrice Evra.
                Alves s Barça and Brazil team-mate Neymar led the way after posting a picture on Instagram of himself holding a banana, while writing "We are all monkeys". Balotelli, Milan"s former Manchester City striker, posted a picture of himself in a similar pose.
                Suárez posted a picture on Twitter of himself and Liverpool team-mate Philippe Coutinho taking bites out of bananas, along with the words: "#SayNoToRacism #WeAreAllMonkeys."
                (...)
                 Barça gave their player their "complete support and solidarity" and thanked Villarreal for their "immediate condemnation" of the incident. Villarreal later revealed they had, with the help of fans, found out who the culprit was, had withdrawn his season ticket and banned him from the El Madrigal stadium for life.

    Disponível em:
  • According to text 1, which of the following is true about Dani Alves racism episode?
  • 10 - Questão 18891.   Direito Administrativo - Nível Superior - Aluno - EsFCEx - EB - 2013
  • São elementos das fases da gestão dos bens públicos: