Questões de Concursos UFF

Resolva Questões de Concursos UFF Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Questão 25223 - Biologia - Nível Médio - Vestibular - UFF - 2010
  • “Dizer que o som das vuvuzelas usadas pelos sul-africanos nos estádios é ensurdecedor não é exagero. Uma fundação suíça ligada a uma empresa fabricante de aparelhos auditivos alertou os torcedores da Copa que uma vuvuzela faz mais barulho que uma motosserra e que tal barulho pode prejudicar a audição de espectadores e jogadores.” (O globo on line, 07/06/2010 às 19:05)

    Supondo que um torcedor tenha a orelha média afetada pelo som da vuvuzela, as estruturas que podem sofrer danos, além do tímpano, são as seguintes:
  • 4 - Questão 5009 - Português - Nível Médio - Guarda Parques - INEA - UFF - 2012
  • Áreas Naturais Protegidas
  • Segundo o texto, as áreas naturais devem ser conservadas porque:
  • 5 - Questão 25221 - Filosofia - Nível Médio - Vestibular - UFF - 2010
  • José Bonifácio de Andrada e Silva, homem público e cientista respeitado na Europa, desempenhou papel decisivo no processo de emancipação do Brasil. De ideias avançadas, defendeu a extinção do escravismo, a valorização da pequena e da média propriedade, o uso racional dos recursos naturais e a tese pioneira da preservação do meio ambiente. Ele achava que a finalidade última da ciência é contribuir para o bem da humanidade de modo racional e eficiente.

    As ideias que influenciaram diretamente a formação intelectual e política de José Bonifácio estão contidas no
  • 6 - Questão 25206 - História - Nível Médio - Vestibular - UFF - 2010
  • Diante dos resultados da Primeira Guerra Mundial na Europa, entraram em decadência os valores civilizacionais construídos no século XIX e com eles as matrizes fundadoras do Ocidente, sendo substituídos por novos valores.

    Assinale a alternativa que relaciona corretamente eventos do período posterior a 1918 com os eventos anteriores a 1930.
  • 7 - Questão 25207 - História - Nível Médio - Vestibular - UFF - 2010
  • Ao se referir à sociedade da então colônia portuguesa Guiné Bissau, o historiador Armando Castro afirmou:

    “As autoridades coloniais utilizam, para os castigos corporais, a palmatória, o chicote e a vergasta. Nas transações, os brancos praticam correntemente o roubo: roubo nos preços, nas quantidades, nas qualidades. Vai-se, nesta sociedade colonialista, até o desprezo total pela vida dos africanos. Morrem no trabalho de abate das árvores, na recolha do coconote e nos trabalhos públicos ou afogam-se nos pântanos, quando se fazem as secagens, etc. Há alguns anos, dezenas de trabalhadores africanos encontraram a morte nos trabalhos dos pântanos de Bissau. A mulher africana é vítima de numerosos crimes: violações, prostituição, etc.”
    CASTRO, A. O Sistema Colonial Português em África (meados do século XX). 2ª ed. Lisboa:Caminho, 1980, p. 366.

    O texto acima mostra as consequências do processo de colonização. Ao se juntarem as duas pontas, colonização e descolonização, pode-se afirmar sobre a descolonização que
  • 8 - Questão 25218 - Filosofia - Nível Médio - Vestibular - UFF - 2010
  • Durante a maior parte da história da humanidade, o bem-estar e o interesse dos governantes têm predominado sobre o bem-estar e o interesse dos governados. Os gregos foram os primeiros a experimentar a democracia, isto é, regime político em que os cidadãos são livres e o governo é exercido pela coletividade para atender ao bem-estar e ao interesse de todos, e não só de alguns.

    Aristóteles refletiu sobre essa experiência e concluiu que a finalidade da atividade política é
  • 9 - Questão 5021 - Português - Nível Médio - Guarda Parques - INEA - UFF - 2012
  • Áreas Naturais Protegidas
  • No período “Na literatura científica encontramos argumentos QUE confirmam QUE a efetividade das áreas protegidas aumenta COM sua presença em campo.” (parágrafo 6), as palavras destacadas têm, respectivamente, as seguintes classificações:
  • 10 - Questão 25205 - História - História do Brasil - Nível Médio - Vestibular - UFF - 2010
  • “Visto que, de fato, a Constituição de 1946 estabeleceu normas e medidas para a instalação de uma estrutura democrática no país, dando ensejo a uma abertura do processo político nos dezoito anos subseqüentes, ao observador mais descuidado a redemocratização pode parecer mais radical do que na realidade o foi.”
    SOUZA, Maria do Carmo Campello de. Estado e Partidos Políticos no Brasil (1930-1964). São Paulo: Alfa-Omega, 1976, p. 105.

    Com base nas afirmações contidas no texto, é possível afirmar que