Questões de Concursos FAFIPA

Resolva Questões de Concursos FAFIPA Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 27558 - Direito Processual Civil - Nível Superior - Advogado - Câmara de Guairaçá PR - FAFIPA - 2013
  • Considerando o Direito Processual Civil, assinale a alternativa INCORRETA.

    São deveres das partes e de todos aqueles que de qualquer forma participam do processo:
  • 2 - Questão 24798 - Telecomunicações - Nível Médio - Rádio Operador - CISLIPA - FAFIPA - 2015
  • Qual a finalidade da utilização do "Código Q", nas transmissões de rádio?
  • 3 - Questão 18082 - Português - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PR - FAFIPA - 2013
  • TEXTO 2

    1.§ O movimento de urbanização do Brasil no século XX marcou o crescimento das cidades, tanto em número quanto em área e população. Com a expansão do capitalismo a cidade assumiu uma importância muito grande. A cidade tornou-se o centro das decisões políticas e econômicas, exercendo a função de centro polarizador das atividades socioeconômicas espaciais. Por outro lado, ela passou a ser a expressão visível das contradições sociais. Como produto das relações humanas, a cidade mostra as marcas das diferenças de classes sociais, da segregação do espaço urbano, da exclusão social, da especulação imobiliária, da deteriorização ambiental e da violência.

    2.§ Atualmente, as cidades têm assumido um papel fundamental no campo de intervenção social das políticas públicas. Pois, a partir da Constituição de 1988 temos um processo de descentralização bastante avançado nos casos das políticas de saúde e educação, e mais recentemente, para as políticas de habitação, saneamento e transferência de renda.

    3.§ O fenômeno da urbanização provocou o agravamento do histórico quadro de exclusão social no Brasil, tornando mais evidente a marginalização e a violência urbana que atualmente tem provocado afições nos moradores e governos das cidades. Quando temos o aumento da violência somado ao empobrecimento da população, a vida nas cidades se torna problemática. Na medida em que o medo e a insegurança adentram o cotidiano das pessoas a qualidade de vida declina. O quadro agrava-se ainda, principalmente com a aparição de novas formas de pobreza.

    4.§ A estruturação da “nova pobreza” ocorre no contexto de hipermobilidade do capital, de heterogeneidade e instabilidade do trabalho assalariado, e de polarização social. Tendo como característica fundamental o desenvolvimento de uma marginalidade avançada, os novos pobres não poderão ser absorvidos progressivamente pela expansão do livre mercado, uma vez que o Estado neoliberal não garante mais a proteção infalível contra a ameaça da pobreza, baseada na relação trabalho-salário. No Brasil, apesar de ainda não termos resolvidos os problemas sociais mais básicos, é muito marcante o dilema da manutenção de um grande contingente de desempregados de longa duração que vão sendo expulsos do mercado produtivo, juntamente a milhares de jovens que não conseguem ter acesso ao “primeiro emprego”.

    5.§ Aliado a esse processo de exclusão do mercado de trabalho, a favela se torna um espaço de materialização da exclusão social, um instrumento para o aprisionamento dos pobres, um local temido. Uma vez que o fenômeno das favelas aponta para a estigmatização dos territórios de concentração da pobreza, sobretudo em razão da difusão da “cultura do medo”. A consolidação de espaços de segregação, em virtude do processo de fragmentação das cidades vão constituir a formação dos enclaves fortifcados.

    6.§ Nesse sentido, não é tão-somente uma separação espacial entre áreas pobres e ricas mas, principalmente, uma separação social que adentra o espaço público das ruas, donde fca difícil manter os princípios básicos de livre circulação e abertura dos espaços públicos que serviam de fundamento para a estruturação das cidades modernas. Os enclaves privados e fortifcados, como os shopping centers e os condomínios fechados desenvolvem uma relação de negação e ruptura com o resto da cidade, aspecto que intensifca ainda mais a qualifcar as interações públicas por meio de índices como suspeição, perigo e restrição. Ao estabelecerem uma simbologia de status, os enclaves criam meios para a afrmação de todos os tipos de barreiras físicas e artifícios de distanciamento, sendo portanto, uma explícita afrmação da diferenciação social. A consolidação dos enclaves demonstra, na contemporaneidade, a necessidade crescente de cercar, murar, fechar e garantir por uma segurança sofsticada e estruturada a vida privada. Utilizando-se de uma justifcativa que contempla o medo do crime e da violência, as pessoas transformam sua maneira de viver bem como a dinâmica pública das cidades.
  • O conteúdo do texto nos leva a concluir que:
  • 4 - Questão 18087 - Matemática - Nível Médio - Soldado da Polícia Militar - Polícia Militar PR - FAFIPA - 2013
  • A sequência de palavras abaixo relacionadas segue uma lógica que é, para Inês, diferente da lógica adotada por Luis.

    POLÍCIA
    AÇOITE
    APRENDI
    JALECO

    Uma quinta palavra que daria continuidade lógica a esta sequência, de modo a atender à lógica adotada por Inês e, também, à lógica adotada por Luis, é:
  • 7 - Questão 12467 - Português - Nível Médio - Técnico de enfermagem - Prefeitura de Iguaraçu PR - FAFIPA - 2014
  • SONETO DE MAIO
    (Vinícius de Moraes)

    Suavemente Maio se insinua
    Por entre os véus de Abril, o mês cruel
    E lava o ar de anil, alegra a rua
    Alumbra os astros e aproxima o céu.

    Até a lua, a casta e branca lua
    Esquecido o pudor, baixa o dossel
    E em seu leito de plumas fica nua
    A destilar seu luminoso mel.

    Raia a aurora tão tímida e tão frágil
    Que através do seu corpo transparente
    Dir-se-ia poder-se ver o rosto

    Carregado de inveja e de presságio
    Dos irmãos Junho e Julho, friamente
    Preparando as catástrofes de Agosto...

    Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br
  • O poeta Vinícius de Moraes é representante de qual Escola Literária Brasileira?
  • 10 - Questão 12458 - Enfermagem - Nível Médio - Técnico de enfermagem - Prefeitura de Iguaraçu PR - FAFIPA - 2014
  • O exame físico consiste na realização de uma entrevista e na aplicação de algumas técnicas em diferentes sistemas. A investigação física segue quatro métodos clássicos de exploração, que são: