Questões de Concursos CESPE

Resolva Questões de Concursos CESPE Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas Online com Gabarito.

Aviso legal: Resolva as questões por simulado. Por lá você tem estatísticas de resolução.

  • Questão 14469.   Direito Administrativo - Nível Superior - Advogado - AGU - CESPE - 2012
  • Acerca dos atos administrativos e do poder de polícia, julgue os itens subsequentes. 

    Por serem atos de polícia administrativa, a licença e a autorização, classificadas, respectivamente, como ato vinculado e ato discricionário, são suscetíveis de cassação pela polícia judiciária.
  • Questão 26523.   Noções de Ética - Ética na Administração Pública - Nível Médio - Assistente - CNPQ - CESPE - 2011
  • Texto anexado à questão Texto anexado à questão
  • O servidor público deve pautar-se pela dignidade, pelo decoro, pelo zelo, pela eficácia e pela consciência dos princípios morais, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que sua conduta refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes devem ser direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.
  • Questão 41276.   Raciocínio Lógico - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRE BA - CESPE - 2010
  • Art. 1.º O Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE/BA), com sede na capital do estado e jurisdição em todo o território estadual, compõe-se:

    I mediante eleição, pelo voto secreto:
    a) de dois juízes, entre os desembargadores do tribunal de justiça;
    b) de dois juízes, entre juízes de direito, escolhidos pelo tribunal de justiça;
    II de um juiz federal escolhido pelo tribunal regional federal respectivo;
    III por nomeação, pelo presidente da República, de dois juízes, entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo tribunal de justiça.

    Art. 20. O TRE/BA, mediante eleição secreta, elegerá o presidente entre os juízes da classe de desembargador, cabendo ao outro a vice-presidência.
    Art. 29. O corregedor regional eleitoral será escolhido, por escrutínio secreto, entre os membros do TRE/BA, exceto o presidente; se eleito o vice-presidente, este acumulará as duas funções.
    Art. 31. Parágrafo único – O corregedor será substituído, nas suas férias, licenças, faltas ou impedimentos, pelo membro mais antigo do TRE/BA, excluído o presidente.

    Com base nos artigos acima, transcrito com adaptações, do Regimento Interno do TRE/BA, julgue o item a seguir, referentesa raciocínio lógico.

    Se o membro mais antigo do TRE/BA for um juiz da classe de desembargador, então ele estará impedido de substituir o corregedor quando necessário.
  • Questão 50308.   Administração - Nível Médio - Técnico Ministerial - MPE PI - CESPE - 2012
  • Acerca de objetivos, desafios e características da gestão de pessoas e de comportamento organizacional, julgue os próximos itens.

    A liderança contemporânea é caracterizada pela capacidade de o líder conduzir a equipe na direção de objetivos sob a autoridade do cargo.
  • Questão 14564.   Direito do Trabalho - Nível Superior - Advogado - AGU - CESPE - 2012
  • Com base na CLT, julgue os itens seguintes, a respeito da relação de emprego e do contrato individual de trabalho.

    As cooperativas de trabalhadores, quando regulares, não estabelecem com os respectivos associados relação de emprego, nem assim entre estes e os tomadores dos serviços contratados da cooperativa.