Questões de Concursos IDECAN

Resolva Questões de Concursos IDECAN Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 53190 - Informática - Nível Médio - Auxiliar em Assuntos Educacionais - UFPB - IDECAN - 2016
  • Analise as afirmativas sobre a ferramenta Microsoft Office Word 2007 (configuração padrão).

    I. O recurso “Formatar Pincel” copia a formatação de um local para ser aplicada em outro.
    II. O alinhamento “Justificado” alinha o texto à esquerda e as imagens ao centro.
    III.O recurso “Hifenização” controla a quebra de páginas e seções.

    Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  • 2 - Questão 42929 - Biologia - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar DF - IDECAN - 2017
  • Sobre o mecanismo de transmissão do Trypanosoma cruzi, analise as afirmativas a seguir.

    I. A transmissão pelo vetor ocorre pela penetração de tripomastigotas metacíclicos, eliminados nas fezes ou na urina do triatomíneo, durante o hematofagismo.
    II. A transfusão sanguínea constitui o segundo mecanismo de importância epidemiológica na transmissão da doença de Chagas.
    III. A transmissão congênita ocorre quando existem ninhos de tripomastigotas na placenta, que liberam amastigotas que chegam até a circulação fetal.
    IV. A transmissão oral ocorre pela ingestão de alimentos contaminados com fezes ou urina de tripomastigotas infectados.

    Estão corretas apenas as afirmativas 
  • 3 - Questão 43844 - Português - Nível Superior - Psicólogo - FUNTELPA - IDECAN - 2010
  •        O Twitter e o cargo público

           O último levantamento do “Politweets” aponta que 391 políticos eleitos no Brasil já aderiram ao Twitter. O número não representa a parcela de políticos presentes na rede de microblogging, visto que muitos estão sem mandato e concorrem ao pleito neste ano. Além disso, há centenas de vereadores nas mais de seis mil cidades brasileiras que ingressam na rede sem se identificar como tal.
           Não há como negar, no entanto, que a cada dia, o Twitter ganha novos adeptos na política – seja para quem a faz diretamente ou simplesmente se interessa por ela – e que a ferramenta vem se consolidando como instrumento necessário para o exercício de qualquer cargo público. É uma maneira fácil e rápida de disseminar uma mensagem, socializar uma agenda, divulgar um espaço (blog, site, endereço em redes sociais) e estreitar o relacionamento com a população, permitindo que ela possa acompanhar o dia a dia de seus eleitos.
           O Twitter é, portanto, um facilitador para o encontro entre eleitor e eleito (ou postulante ao cargo). Não se trata de uma ferramenta que faça ganhar eleição, mas pode ajudar um candidato a perdê-la para um concorrente que esteja mais próximo do seu público, usando a rede de microblogging.
           O desafio é ser ouvido: escândalos afastam o cidadão da política.
           A principal função do Twitter na política é aproximar quem quer falar de quem quer ouvir e o grande desafio é ser ouvido. Com um sistema político complexo e de difícil compreensão para quem não tem intimidade com o tema, uma sucessão de escândalos envolvendo toda a sorte de partidos, o desinteresse pela política brasileira é um fato que assusta e cria um perverso círculo vicioso no qual a maioria das pessoas simplesmente detesta política e políticos. Todos são iguais, é comum ouvir, levando ao raciocínio de que a escolha, no fundo, não faz diferença – uma constatação que em última instância ameaça a própria democracia.
           A esperança é que o Twitter – ainda não se sabe o real potencial transformador da ferramenta – possa fazer com que os eleitores estejam mais abertos a ouvir quem tem o que dizer sobre política. O sucesso da dinâmica desse contato exige tempo e dedicação. Portanto, uma estratégia de atuação política neste espaço vai muito além dos cinco minutos necessários para criar uma conta na rede de microblogging. É preciso ter um bom conteúdo para conquistar e manter os eleitores –usuários.
           Para que possa ser útil para a política e para a democracia, o Twitter exige relacionamento transparente e engajamento de ambas as partes: sociedade e políticos.
           (...)
           Relacionamento em redes sociais não é como campanha, que tem começo e fim. É um trabalho que não possui prazo para terminar, o que é muito positivo – assim espera-se, visto que ainda não sabemos como será o comportamento dos hoje candidatos, amanhã eleitos.
           Com o passar do tempo, a tendência é que os laços entre eleitor e eleito fiquem mais fortes, reduzindo o déficit democrático de nosso atual sistema político e promovendo a necessária participação da população nas decisões do seu representante durante todo o mandato.
           O olhar para uma rede planejada e sólida poderá oferecer ao político um grande panorama das necessidades e anseios do pensamento público. Isso permitirá realizar consultas rápidas antes de uma resolução, a participação popular em projetos ainda em discussão ou ainda corrigir os rumos de algo já decidido. A pressão popular via Twitter tende a crescer e ganhar rumos ainda desconhecidos.
           Tudo isso, do ponto de vista da comunicação e da estratégia política, exige um plano de implantação e, mais do que tudo, de manutenção em longo prazo.
          (...)

    (Larissa Squeff é estrategista de política em mídias digitais e redes sociais da Maquina Public Relations. André de Abreu é gestor da Máquina Web, unidade de mídias digitais e redes sociais da Máquina Public Relations, e membro do COM +, grupo de pesquisa em Comunicação, Jornalismo e Mídias Digitais da ECA – USP)
  • “É uma maneira fácil e rápida de disseminar uma mensagem, socializar uma agenda, divulgar um espaço (blog, site, endereço em redes sociais)...” Nessa frase, as vírgulas foram utilizadas para:
  • 4 - Questão 43851 - Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - FUNTELPA - IDECAN - 2010
  • De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, com relação a existência de greve ou paralisação que atinja os serviços que presta, cabe ao Psicólogo:
  • 5 - Questão 12197 - Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Técnico Bancário - Banestes - IDECAN - 2012
  • Um dos maiores complexos portuários da América Latina, o do Espírito Santo, é responsável por 5% do valor importado pelo país, movimentando em torno de 45% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Com uma estrutura que permite a movimentação de diversos tipos de cargas, NÃO é correto afirmar sobre esse importante complexo de transporte brasileiro.
  • 6 - Questão 42909 - Medicina - Nível Médio - Soldado do Corpo de Bombeiro - Bombeiro Militar DF - IDECAN - 2017
  • Na avaliação de uma queimadura é importante, para determinar a sua gravidade, considerar fatores como a extensão, a profundidade, a localização, a etiologia, a hora zero, entre outros. Para calcular a extensão ou a porcentagem da Superfície Corporal Total Queimada (SCTQ) existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas. Uma delas é tomar como referência a palma da mão do paciente com os dedos estendidos e juntos que representa, aproximadamente:
  • 7 - Questão 43858 - Psicologia - Nível Superior - Psicólogo - FUNTELPA - IDECAN - 2010
  • Nos estudos feitos por L. S. Vygotsky sobre desenvolvimento e aprendizagem humana, é destacado a interação social. Interação esta que leva, por exemplo, “a transformação da atividade prática no processo do desenvolvimento da criança.” Na afirmativa de Vygotsky que “antes de controlar o próprio comportamento, a criança começa a controlar o ambiente...” podemos afirmar, EXCETO que:
  • 8 - Questão 16535 - Inglês - Nível Médio - Oficial Bombeiro Militar - Bombeiro Militar MG - IDECAN - 2015
  • Mysterious ancient cemetery in Egypt could contain a million mummies

                A mysterious ancient cemetery in Egypt could contain more than a million mummified human remains, archaeologists have claimed.
                Around 1,700 bodies have so far been uncovered at the Fag el-Gamous (Way of the Water Buffalo) site, around 60 miles south of Cairo. But experts believe that countless more are contained in the burial ground.
                “We are fairly certain we have over a million burials within this cemetery. It"s large, and it"s dense,” said project director Kerry Muhlestein, an associate professor in the Department of Ancient Scripture at Brigham Young University (BYU), which has been examining the site for around 30 years. They were placed there between the 1st and the 7th centuries AD, but the scale of the site has left many baffled. A nearby village has been deemed too small to warrant such a large cemetery, while the closest major settlements had their own burial grounds.
                “It"s hard to know where all these people were coming from,” Professor Muhlestein told Live Science.
                Another interesting find was that the corpses appeared to be grouped together by hair colour, with one section containing the remains of those with blonde hair and another for those with red hair.             The bodies, which included a man of more than seven feet in height, are thought to be of ordinary citizens, rather than the royalty found at many famous Egyptian sites. They were not buried in coffins, according to Muhlestein, and were in fact mummified not by design but by the arid natural environment.
                “The people in the cemetery represent the common man. They are the average people who are usually hard to learn about because they are not very visible in written sources. A lot of their wealth, or the little that they had, was poured into these burials.”
                His team discovered objects including glassware, jewellery and linen. The findings were presented to the Scholars Colloquim at the Society for the Study of Egyptian Antiquities in Toronto last month.
    The Telegraph, London.

    (http://www.traveller.com.au/mysterious-ancient-cemetery-in-egypt-could-contain-a-million-mummies-12aaq7.)
  • In “... the scale of the site has left many baffled.”, the verb tense used is a
  • 9 - Questão 12829 - Legislação de Trânsito - Nível Médio - Agente de Trânsito - Detran RO - IDECAN - 2014
  • Segundo o Código de Trânsito Brasileiro são passíveis de remoção do veículo, como medida administrativa aplicável, as seguintes infrações, EXCETO:
  • 10 - Questão 30506 - Conhecimentos Específicos - Política Nacional - Nível Médio - Auxiliar Administrativo - CRA MA - IDECAN - 2014
  • Em 2013, o número de haitianos que entrou no Brasil triplicou, no entanto, eles não aparecem nas relações apresenta­ das pelo Comitê Nacional de Refugiados (Conare) porque