Questões de Concursos FGR

Resolva Questões de Concursos FGR Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 2 - Q29122.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Assistente Administrativo - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FGR - 2010
  • TEXTO 1
    HORA DE MUDAR HÁBITOS

    Elian Guimarães.

         O mundo de hoje é um grande desafio. Para vencer num meio competitivo é preciso ser jovem, não necessariamente de idade, mas de mente, de cabeça. São pessoas dispostas a mudar, a trazer coisas novas e a engajar em novos nichos e mercados. É importante entender que ocorre uma situação sui generis no mercado, em que são percebidos três tipos distintos de consumidor. A geração acima de 45 anos, formada por consumidores dos quais já se conhecem hábitos de compra. São mais tradicionalistas, mas já têm a certeza do que querem e vão comprar. 
         Há o consumidor geração “X", na faixa de 25 a 45 anos.  É aquele que encontrou um período de transição política e cultural, de inflação alta, novos hábitos e valores. Esse consumidor, que surpreende a todo momento, já está habituado a mudanças e transformações no mercado.
         Hoje, há a identificação de novo consumidor, o geração “Y", de 18 a 25 anos, totalmente diferenciado. Já nasceu num país diferente. É essencialmente tecnológico. Lida desde cedo com computador, foi alfabetizado em idade diferente das outras gerações. É consumidor que exige novos produtos e serviços dentro desse novo mercado. Quando se fala de hábito de consumo é preciso falar do consumidor. São eles que pressionam a criação e concepção de novos serviços e produtos no mercado. E o empreendedor precisa saber a hora de mudar e essas transformações precisam ser percebidas pelo consumidor.
         Algumas empresas persistem no modelo do passado e, com isso, vão perdendo mercado. Para não exagerar na dose, o empreendedor precisa acompanhar as tendências do momento. Transformar o pensamento em ideia. Ousar.
     
    (Jornal Estado de Minas, 16/5/2010. Texto adaptado).
  • O autor, ao dar ao texto o título HORA DE MUDAR HÁBITOS, apoiou-se no pressuposto de:
  • 3 - Q16016.   Conhecimentos Específicos - Legislação Municipal - Nível Fundamental - Agente de Endemias - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FGR - 2015
  • Marque a alternativa CORRETA que dê continuidade à frase:
    Em Belo Horizonte, a Vigilância em Saúde envolve atividades de vigilância epidemiológica
  • 4 - Q29125.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Assistente Administrativo - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FGR - 2010
  • TEXTO 1
    HORA DE MUDAR HÁBITOS

    Elian Guimarães.

         O mundo de hoje é um grande desafio. Para vencer num meio competitivo é preciso ser jovem, não necessariamente de idade, mas de mente, de cabeça. São pessoas dispostas a mudar, a trazer coisas novas e a engajar em novos nichos e mercados. É importante entender que ocorre uma situação sui generis no mercado, em que são percebidos três tipos distintos de consumidor. A geração acima de 45 anos, formada por consumidores dos quais já se conhecem hábitos de compra. São mais tradicionalistas, mas já têm a certeza do que querem e vão comprar. 
         Há o consumidor geração “X", na faixa de 25 a 45 anos.  É aquele que encontrou um período de transição política e cultural, de inflação alta, novos hábitos e valores. Esse consumidor, que surpreende a todo momento, já está habituado a mudanças e transformações no mercado.
         Hoje, há a identificação de novo consumidor, o geração “Y", de 18 a 25 anos, totalmente diferenciado. Já nasceu num país diferente. É essencialmente tecnológico. Lida desde cedo com computador, foi alfabetizado em idade diferente das outras gerações. É consumidor que exige novos produtos e serviços dentro desse novo mercado. Quando se fala de hábito de consumo é preciso falar do consumidor. São eles que pressionam a criação e concepção de novos serviços e produtos no mercado. E o empreendedor precisa saber a hora de mudar e essas transformações precisam ser percebidas pelo consumidor.
         Algumas empresas persistem no modelo do passado e, com isso, vão perdendo mercado. Para não exagerar na dose, o empreendedor precisa acompanhar as tendências do momento. Transformar o pensamento em ideia. Ousar.
     
    (Jornal Estado de Minas, 16/5/2010. Texto adaptado).
  • Leia os itens seguintes:

    I. “O mundo de hoje é um grande desafio. Para vencer num meio competitivo é preciso ser jovem, não necessariamente de idade, mas de mente, de cabeça. São pessoas dispostas a mudar, a trazer coisas novas e a engajar em novos nichos e mercados."
    II. “A geração acima de 45 anos formada por consumidores dos quais já se conhecem hábitos de compra. São mais tradicionalistas, mas já têm a certeza do que querem e vão comprar". 
    III. “Há consumidor geração “X", na faixa de 25 a 45 anos. É aquele que encontrou um período de transição política e cultural, de inflação alta, novos hábitos e valores. Esse consumidor, que surpreende a todo momento, já está habituado a mudanças e transformações no mercado."
    IV. “Hoje, há a identificação de novo consumidor, o geração “Y", de 18 a 25 anos, totalmente diferenciado. Já nasceu num país diferente. É essencialmente tecnológico."]

    Os trechos acima, transcritos do TEXTO 1, possuem elementos coesivos que promovem sua manutenção temática. 

    A partir dessa perspectiva, NÃO se pode concluir que isso ocorra:
  • 5 - Q16006.   Noções de Saúde - Saúde Pública - Nível Fundamental - Agente de Endemias - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FGR - 2015
  • “Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modo de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.”
    Este texto refere-se:
  • 6 - Q29140.   Informática - Nível Médio - Assistente Administrativo - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FGR - 2010
  • No Windows XP Professional, há um recurso que pode ajudar na liberação de espaço na unidade de disco rígido, eliminando-se ou compactando arquivos temporários, em cache de Internet, bem como os arquivos de programas desnecessários.

    Dentre as formas abaixo indicadas para iniciar este serviço, assinale a alternativa CORRETA:
  • 8 - Q29133.   Informática - Microsoft Word - Nível Médio - Assistente Administrativo - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FGR - 2010
  • Todas as alternativas abaixo de operações no Microsoft Word são corretas, EXCETO:
  • 9 - Q29151.   Conhecimentos Gerais - Nível Médio - Assistente Administrativo - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FGR - 2010
  • “Aumenta o número de casos confirmados de dengue em BH".
    Elaine Pereira, do Portal UAI | 17.03.2010.

    Em relação à dengue, pode-se dizer: 

    I. A situação em BH é considerada grave e levou as autoridades de saúde a reforçarem as medidas de prevenção.
    II. A primeira providência que a pessoa com sintomas de dengue deve fazer é procurar o laboratório especializado para fazer os exames de sangue. 
    III. Que é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.
    IV. Em BH, no ano de 2010, não ocorreu morte por dengue hemorrágica. 

    Marque a alternativa CORRETA:
  • 10 - Q16007.   Noções de Saúde - Saúde Pública - Nível Fundamental - Agente de Endemias - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FGR - 2015
  • Leia os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA.

    São Diretrizes da Política de Promoção da Saúde:

    I. Reconhecer na promoção da saúde uma parte fundamental da busca da equidade, da melhoria da qualidade de vida e de saúde;
    II. Estimular as ações intersetoriais, buscando parcerias que propicie o desenvolvimento integral das ações de promoção de saúde;
    III. Fortalecer a participação social como fundamental na consecução de resultados de promoção da saúde, em especial a equidade e o empoderamento individual e comunitário.