Questões de Concursos FGR

Resolva Questões de Concursos FGR Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 29124 - Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Assistente Administrativo - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FGR - 2010
  • TEXTO 1
    HORA DE MUDAR HÁBITOS

    Elian Guimarães.

         O mundo de hoje é um grande desafio. Para vencer num meio competitivo é preciso ser jovem, não necessariamente de idade, mas de mente, de cabeça. São pessoas dispostas a mudar, a trazer coisas novas e a engajar em novos nichos e mercados. É importante entender que ocorre uma situação sui generis no mercado, em que são percebidos três tipos distintos de consumidor. A geração acima de 45 anos, formada por consumidores dos quais já se conhecem hábitos de compra. São mais tradicionalistas, mas já têm a certeza do que querem e vão comprar. 
         Há o consumidor geração “X", na faixa de 25 a 45 anos.  É aquele que encontrou um período de transição política e cultural, de inflação alta, novos hábitos e valores. Esse consumidor, que surpreende a todo momento, já está habituado a mudanças e transformações no mercado.
         Hoje, há a identificação de novo consumidor, o geração “Y", de 18 a 25 anos, totalmente diferenciado. Já nasceu num país diferente. É essencialmente tecnológico. Lida desde cedo com computador, foi alfabetizado em idade diferente das outras gerações. É consumidor que exige novos produtos e serviços dentro desse novo mercado. Quando se fala de hábito de consumo é preciso falar do consumidor. São eles que pressionam a criação e concepção de novos serviços e produtos no mercado. E o empreendedor precisa saber a hora de mudar e essas transformações precisam ser percebidas pelo consumidor.
         Algumas empresas persistem no modelo do passado e, com isso, vão perdendo mercado. Para não exagerar na dose, o empreendedor precisa acompanhar as tendências do momento. Transformar o pensamento em ideia. Ousar.
     
    (Jornal Estado de Minas, 16/5/2010. Texto adaptado).
  • Leia os itens seguintes transcritos do TEXTO 1:

    I. “Para vencer num meio competitivo é preciso ser jovem, não necessariamente de idade, mas de mente, de cabeça."
    II. “Quando se fala de hábito de consumo é preciso falar do consumidor."
    III. “Para não exagerar na dose, o empreendedor precisa acompanhar as tendências do momento."


    De acordo com a gramática normativa, NÃO se observou o emprego adequado da vírgula:
  • 5 - Questão 29007 - Noções de Saúde - Saúde Pública - Nível Fundamental - Agente de Endemias - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FGR - 2015
  • “Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modo de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.”

    Este texto refere-se:
  • 6 - Questão 29121 - Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Assistente Administrativo - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FGR - 2010
  • TEXTO 1
    HORA DE MUDAR HÁBITOS

    Elian Guimarães.

         O mundo de hoje é um grande desafio. Para vencer num meio competitivo é preciso ser jovem, não necessariamente de idade, mas de mente, de cabeça. São pessoas dispostas a mudar, a trazer coisas novas e a engajar em novos nichos e mercados. É importante entender que ocorre uma situação sui generis no mercado, em que são percebidos três tipos distintos de consumidor. A geração acima de 45 anos, formada por consumidores dos quais já se conhecem hábitos de compra. São mais tradicionalistas, mas já têm a certeza do que querem e vão comprar. 
         Há o consumidor geração “X", na faixa de 25 a 45 anos.  É aquele que encontrou um período de transição política e cultural, de inflação alta, novos hábitos e valores. Esse consumidor, que surpreende a todo momento, já está habituado a mudanças e transformações no mercado.
         Hoje, há a identificação de novo consumidor, o geração “Y", de 18 a 25 anos, totalmente diferenciado. Já nasceu num país diferente. É essencialmente tecnológico. Lida desde cedo com computador, foi alfabetizado em idade diferente das outras gerações. É consumidor que exige novos produtos e serviços dentro desse novo mercado. Quando se fala de hábito de consumo é preciso falar do consumidor. São eles que pressionam a criação e concepção de novos serviços e produtos no mercado. E o empreendedor precisa saber a hora de mudar e essas transformações precisam ser percebidas pelo consumidor.
         Algumas empresas persistem no modelo do passado e, com isso, vão perdendo mercado. Para não exagerar na dose, o empreendedor precisa acompanhar as tendências do momento. Transformar o pensamento em ideia. Ousar.
     
    (Jornal Estado de Minas, 16/5/2010. Texto adaptado).
  • “Transformar o pensamento em ideia. Ousar.”
    O pensamento destacado acima só pode ser comprovado na alternativa:
  • 7 - Questão 29016 - Direito Sanitário - Nível Fundamental - Agente de Endemias - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FGR - 2015
  • O período de incubação da Febre Chikungunya varia de 2 a 12 dias. Muitas pessoas infectadas com o vírusCHIKV não apresentarão sintomas. O quadro clínico é muito semelhante ao da dengue.

    Marque a alternativa que contém os sintomas, quando presentes, da Febre Chikungunya:
  • 8 - Questão 29159 - Direito Administrativo - Nível Médio - Assistente Administrativo - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FGR - 2010
  • Dentre as hipóteses a seguir formuladas, indique aquela na qual NÃO é possível a dispensa de licitação: