Questões de Concursos COPEVE-UFAL

Resolva Questões de Concursos COPEVE-UFAL Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 22717 - Direito do Trabalho - Nível Superior - Advogado - CASAL - COPEVE-UFAL - 2010
  • De acordo com a CLT, assinale a opção incorreta sobre a CTPS.
  • 2 - Questão 21091 - Direito do Trabalho - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • Pode-se afirmar que a distinção entre falta grave e justa causa baseia-se, eminentemente,
  • 3 - Questão 34895 - Português - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFAL - COPEVE-UFAL - 2011
  •       A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam. Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete.
          Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa. Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim, não me causava medo nenhum.
          Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças?

                  (MEIRELES, Cecília. Quatro vozes. Record: Rio de Janeiro, 1998, p. 73).

    Nas correlações de significados entre o ponto de vista dos adultos e das crianças, pode-se concluir que o cometa  
  • 5 - Questão 22681 - Português - Nível Superior - Advogado - CASAL - COPEVE-UFAL - 2010
  • Quanto ao acento indicativo da crase,

    I. “Como a ortografia está ligada à história da língua, não poderia mudar a todo momento por questão de economia e dos aparatos da memória coletiva.”
    II. “Palavras usadas nos sistemas de contagem da humanidade revelam empréstimos culturais que remontam à história.”
    III. “O tradicional teatro popular, cujas origens remetem à Europa medieval, é exposto em reportagem de Priscila Gorzoni.”
    IV. “[...] Tempos depois ainda lembrava frases inteiras e fazia menção a isso ou àquilo.”

    Verifica-se que foi devidamente empregado em
  • 6 - Questão 34928 - Raciocínio Lógico - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFAL - COPEVE-UFAL - 2011
  • As amigas Marta, Juliana, Mônica e Fátima foram detidas acusadas de furtarem um colar na joalharia. Ao serem interrogadas, elas fazem as seguintes declarações:

    Marta: Foi Juliana quem furtou o colar.
    Juliana: Foi Fátima quem furtou o colar.
    Mônica: eu não fui.
    Fátima: Juliana mente quando afirma que furtei o colar.

    Sabendo-se que apenas uma das quatro disse a verdade, podemos dizer que
  • 7 - Questão 21093 - Direito Processual do Trabalho - Nível Superior - Analista Judiciário - ALGÁS - COPEVE-UFAL - 2012
  • Analisando as seguintes proposições,

    I. No processo do trabalho a prova testemunhal goza de superior prestígio, pois concretiza o princípio da primazia da realidade, pelo que a prova documental é considerada de menor peso, sequer admitindo incidente de falsidade documental para assegurar a celeridade do processo e garantir a simplicidade das formas.

    II. A prova pericial pode consistir em exame, vistoria ou avaliação, cabendo ao expert elaborar laudo pericial, que conterá os dados técnicos necessários ao esclarecimento dos fatos e à formação da convicção do juiz. No processo do trabalho, os casos envolvendo adicional de insalubridade ou de periculosidade demandam sempre a realização de perícia, não podendo o juiz indeferir a realização da prova nem mesmo nas hipóteses da prova do fato independer do conhecimento especial do técnico, for desnecessária em vista de outras provas produzidas, inexistindo qualquer hipótese de verificação impraticável. Por conta disso, o Juiz fica adstrito ao laudo pericial, somente podendo formar seu convencimento com base na prova técnica, tratando-se de exceção ao princípio do livre convencimento ou da persuasão racional.

    III. Sabe-se que no processo civil o Juiz pode, de ofício, em qualquer estado do processo, determinar o comparecimento pessoal das partes, a fim de interrogá-las sobre os fatos da causa, sendo certo que, quando o Juiz não determinar de ofício, compete a cada parte requerer o depoimento pessoal da outra, a fim de interrogá-la na audiência de instrução e julgamento (artigos 342 e 343 do Código de Processo Civil – CPC). Como no processo do trabalho, a lei prescreve que, “terminada a defesa, seguir-se-á a instrução do processo, podendo o Juiz, de ofício, interrogar os litigantes” (art. 848 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT), diante da literalidade da norma a parte não tem o direito de requerer o depoimento pessoal da outra.

    verifica-se que:
  • 8 - Questão 22697 - Direito Civil - Nível Superior - Advogado - CASAL - COPEVE-UFAL - 2010
  • Dadas as assertivas abaixo,

    I. A lei geral posterior somente revoga a lei especial quando expressamente o declarar.
    II. Respristinação é quando uma lei, que fora revogada, volta a viger por determinação expressa de uma nova lei.
    III. Se a Lei nº 20.000 for oficialmene publicada em 24/10/2011, ela começará a vigorar em todo país em 24/12/2011, salvo disposição em contrário.
    IV. A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.

    Estão corretas
  • 9 - Questão 34890 - Português - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFAL - COPEVE-UFAL - 2011
  • Nas frases: a) O ministro nomeou um dos assessores secretário de estado e b) Os turistas estão com pena de ir embora, os termos grifados são, respectivamente, 
  • 10 - Questão 34915 - Informática - Nível Médio - Assistente de Alunos - IFAL - COPEVE-UFAL - 2011
  • Na questão a seguir, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras e que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse. Considere também que não há restrições de proteção e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios e equipamentos mencionados.
  • Assinale a opção que é um exemplo de aplicativo editor de texto.