Questões de ACAFE Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de ACAFE com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 113395. Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, MPE SC, ACAFE, 2009

Assinale a alternativa que corresponde ao procedimento de estimação na geoestatística que possui estimadores de características não tendenciosos e ótimos no sentido de minimizarem funções de erros de inferenciais.

2Questão 176426. Direito Constitucional, Delegado de Polícia, PC SC, ACAFE, 2014

Especificamente, quanto a competência da Câmara de Deputados, assinale a alternativa correta.

3Questão 202773. Direito Penal, Escrivão de Polícia Civil, PC SC, ACAFE, 2010

Assinale a alternativa correta que completa o enunciado a seguir:

Conforme o direto processual penal brasileiro, quando a própria autoridade policial a realizar pessoalmente, a busca domiciliar (...)

4Questão 201225. Português, Escrivão de Polícia Civil, PC SC, ACAFE, 2010

Texto associado.

Texto 1

Falta cuidado com a psique dos policiais brasileiros


Ele cumpre uma rotina de treinamentos puxados e regras rígidas, arrisca a própria pele por um salário que não cobre as suas contas e ainda sofre preconceitos da sociedade. É duro ser policial no Brasil. Um dia o autocontrole escapole e o dedo puxa o gatilho. Nada justifica a violência, mas é sábio evitar o estresse em quem tem por missão garantir a segurança da população.

A qualidade de vida dos policiais brasileiros e a sua saúde mental, além da física, preocupam a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que realizou, no fim de 2008, uma pesquisa sobre os programas de atenção à saúde e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública do Brasil. A pesquisa constatou que a maior parte das instituições estaduais possui estruturas de atenção à saúde física e mental dos seus servidores, mas elas são incipientes, principalmente no que diz respeito à saúde mental.

De acordo com a responsável pela pesquisa, Tatiana Vasconcelos, há carência de profissionais capacitados ao atendimento e de materiais, equipamentos e estrutura física. "Grande parte dos recursos humanos e materiais é destinada ao atendimento exclusivo da saúde física. Ou seja, é dada maior importância ao fato de o profissional estar bem fisicamente para exercer suas funções, em detrimento dos seus aspectos psíquicos e emocionais", afirma a especialista em políticas públicas e gestão governamental da Senasp.

Segundo Tatiana, o que mais faz falta é o apoio dos níveis estratégicos das instituições para implementação, fomento e sustentabilidade de programas de qualidade de vida para os profissionais de segurança pública. "São necessárias a regulamentação e a institucionalização dos programas e a destinação de recursos para seu pleno funcionamento", diagnostica.

Para a realização do estudo, foram contratados seis consultores, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que visitaram 19 estados. Eles levantaram dados sobre os tipos de programas existentes, sua estrutura, funcionamento e necessidades.

Em cada estado, os pesquisadores passaram três dias coletando informações nos comandos gerais da Polícia Civil, da Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Um questionário com perguntas sobre os atendimentos já realizados, as carências e a estrutura dos serviços e programas de saúde foi respondido pelos responsáveis em cada força.

Os pesquisadores identificaram que quase a totalidade das instituições visitadas - 96,2% - possuem algum tipo de Programa de Atenção à Saúde do Servidor. Os mais frequentes são de acompanhamento e apoio ao policial e de assistência à família do policial vitimado e os menos frequentes são de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e de assistência religiosa e espiritual.

Na maioria dos estados, o atendimento psicológico existe, mas configura-se basicamente em atendimento clínico individual. Apenas 58% das instituições visitadas possuem programas de qualidade de vida que envolvam a promoção do atendimento às necessidades dos profissionais, sua saúde, segurança, autoestima, capacitação pessoal, oportunidades de lazer, esportes e cultura e a valorização do relacionamento da organização com os seus servidores.

Apesar da existência de iniciativas em prol da qualidade de vida em muitos estados, os relatos indicam inúmeras necessidades de aprimoramento e de apoio para que esses programas possam ser efetivos. As maiores dificuldades relatadas referem-se à necessidade de recursos humanos e infraestrutura.

De acordo com Tatiana, as condições de trabalho nas instituições de segurança pública acarretam sobrecarga física e emocional nos policiais e as pressões da sociedade por eficiência afetam sua saúde, geram desgaste, insatisfação e provocam estresse e sofrimento psíquico, prejudicando o seu desempenho profissional. "Urge a necessidade de um trabalho específico de qualidade de vida para os profissionais da segurança", defende.
LEMLE, Marina.
Disponível em: http://www.comunidadesegura.org.br/ptbr/ MATERIA-falta-cuidado-com-a-psique-dos-policiais.
Acesso em: 29/09/2010. Fragmento adaptado.

Assinale a alternativa correta, considerando as frases extraídas do texto 1.

5Questão 215897. Legislação de Trânsito, Motorista, MPE SC, ACAFE, 2009

Com relação ao uso das luzes, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece as seguintes con-dições ao condutor:

I Quando sob chuva forte, neblina ou cerra-ção deverá manter acesas pelo menos as luzes de posição.

II Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas e os ciclos moto-rizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite.

III O condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa ou alta, opcionalmente durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública.

IV Nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo.

V O condutor utilizará o pisca-alerta somente em imobilizações ou quando a regulamenta-ção da via assim o determinar.

Todas as afirmações corretas estão em:

6Questão 340724. Raciocínio Lógico, Probabilidade, Oficial de Diligência, MPE SC, ACAFE, 2004

Um psicólogo faz terapia de grupo com quatro pessoas: João, Pedro, Paulo e José. Em um determinado dia, sua sessão foi realizada em uma mesa retangular com dois lugares de cada lado oposto da mesa e com o psicólogo e Paulo nas cabeceiras. Sendo assim, um lugar na mesa estava vago e este não estava perto do psicólogo.

 Dado esse cenário, pode-se afirmar, com certeza, que:

7Questão 203517. Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, MPE SC, ACAFE, 2009

O tratamento de água para abastecimento visa remover as impurezas e os microrganismos da água a fim de torná-la adequada segundo os padrões de potabilidade em vigor.

Sobre a floculação ortocinética, é correto afirmar:

8Questão 200441. Engenharia Sanitária, Engenheiro Sanitarista, MPE SC, ACAFE, 2009

Uma ETA, estação de tratamento de água, recebeu no tratamento, em etapas diferentes, dois produtos químicos: a primeira composta por sulfato de alumínio e a segunda, por com-postos de cloro.

Estes produtos foram utilizados, respectivamente, nos processos de:

9Questão 111343. Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, MPE SC, ACAFE, 2009

"Com a finalidade de orientar, fundamentar e implementar o Plano de Recursos Hídricos, foi instituída a Divisão Hidrográfica Nacional em Regiões Hidrográficas. A Resolução nº. 32 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, de 15 de outubro de 2003, constitui como região hidrográfica o espaço territorial brasileiro compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas, com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares, com vistas a orientar o planejamento e o gerenciamento dos recursos hídricos."
(Agência Nacional de Águas ANA, 2007)

As cinco regiões hídricas com as maiores vazões médias são:

10Questão 200869. Direito Penal, Escrivão de Polícia Civil, PC SC, ACAFE, 2010

Assinale a alternativa correta que completa o enunciado a seguir:

Para os efeitos da Lei n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial (...)