Questões de BIO RIO - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de BIO RIO com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 35452 | Português, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO, Ensino Médio, 2015

Texto associado.
ENTREVISTA

PERGUNTA – O que nos dá o direito de submeter outros seres vivos indefesos ao sofrimento em pesquisas médicas?
RESPOSTA – O fato de que existe um meio termo entre abusar dos animais e acreditar que eles não devem ser usados em pesquisas de maneira nenhuma. E não é preciso ser médico, ou estar envolvido nas pesquisas, para pensar assim. O caso do Dalai Lama, um líder espiritual que não come carne, é interessante nesse aspecto. Ele afirma que devemos tratar os animais com respeito e que não devemos explorá-los. Especificamente em resposta à experimentação animal, ele já disse que as perdas são de curto prazo, mas os benefícios de longo prazo são muitos. Se surgir a necessidade de sacrificar um animal, afirma o Dalai Lama, devemos fazê-lo com empatia, causando o mínimo de dor possível. Menciono o Dalai Lama como um exemplo de que é possível desenvolver um raciocínio ético a respeito deste assunto, compatível inclusive com outras formas de respeito à vida animal, como o vegetarianismo.

PERGUNTA – Há quem diga que o único motivo por que os cientistas se preocupam com o bem-estar dos animais é porque o estresse e o sofrimento alteram o resultado das pesquisas. É assim que os cientistas agem?
ENTREVISTADO – Penso que os cientistas são pessoas extremamente morais. Em nosso laboratório, por exemplo, os cientistas tratam os animais como indivíduos muito especiais. Passamos muito tempo cuidando deles, pois vivemos da pesquisa de animais. Nós nos certificamos de que eles estão confortáveis e suas necessidades, supridas. As instalações nas quais a maioria dos animais de pesquisas são acomodados são muito superiores às dos animais de estimação.

A entrevista acima é realizada com Michael Conn, que defende a ideia do uso de cobaias nos laboratórios como essencial ao progresso da medicina.
O segmento abaixo que apresenta forma de voz passiva é:

2 Questão 593145 | Química, Técnico em Química, NUCLEP, BIO RIO, 2014

Das moléculas a seguinte, identifique a que é apolar.

3 Questão 453702 | Direito do Trabalho, Férias, Profissional de Nível Superior II, CEPEL, BIO RIO, 2014

Cláudia está no seu emprego há dezoito meses e pretende exercer o seu direito a férias. Tendo se ausentado, sem justificativa, no período de doze meses, por dez dias poderá, nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho, gozar férias pelo período de:

4 Questão 653286 | Química, Técnico em Química, NUCLEP, BIO RIO, Ensino Médio, 2014

Em titulações de precipitação, a determinação de ponto final das reações pode envolver o uso de: I. cromato de potássio como indicador; II. Fe(III) como indicador; II. indicadores de adsorção, como a fluoresceína. Estes indicadores são respectivamente empregados nos métodos de:

5 Questão 43621 | Informática, Agente Comunitário de Saúde, IABAS RJ, BIO RIO, Ensino Fundamental, 2015

Um Agente Comunitário de Saúde está acessando o ambiente gráfico do gerenciador de pastas e arquivos do Windows XP. Nesse contexto, ele selecionou a pasta CONTROLE no disco C:/. Para selecionar todos os objetos armazenados nesta pasta, ele deve executar o seguinte atalho de teclado:

6 Questão 452498 | Direito do Trabalho, Jornada de Trabalho, Profissional de Nível Superior II, CEPEL, BIO RIO, 2014

As normas da CLT estabelecem regras para a realização de horas extraordinárias. Sempre que ocorrer interrupção do trabalho, resultante de causas acidentais, ou de força maior, que determinem a impossibilidade de sua realização, a duração do trabalho poderá ser prorrogada pelo tempo necessário até o máximo de 2 (duas) horas, durante o número de dias indispensáveis à recuperação do tempo perdido, desde que não exceda de 10 (dez) horas diárias, em período não superior a:

7 Questão 533015 | Engenharia Civil, Engenheiro, NUCLEP, BIO RIO, 2014

Considere um equipamento rígido que executa um movimento pendular em um plano; o equipamento está pinado no ponto O, que está fixo em um referencial inercial. As únicas forças externas que atuam no equipamento são a força da gravidade e a reação no pino. A aceleração do centro de massa do equipamento é composta por:

8 Questão 422264 | Direito Civil, Pessoas, Profissional de Nível Superior I, CEPEL, BIO RIO, 2014

As fundações instituídas pelo poder público são dotadas de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio:

9 Questão 23643 | Administração, Arquivista, CEPEL, BIO RIO, Ensino Superior, 2014

Texto associado.
TEXTO
                       MACONHA E CLASSE SOCIAL

Em recente entrevista, o presidente Barak Obama afirmou que fumar maconha é menos nocivo do que ingerir álcool. Defensor da legalização do uso recreativo, acrescentou que a criminalização dessa droga prejudica mais os jovens negros e latinos das classes pobres do que os garotos de classe média, que raramente vão para a prisão pelo seu uso.
      Os dois argumentos revelam muito da ideologia dita progressista do presidente.
      Adepto do que se convencionou chamar de Estado-babá, ele pauta suas opiniões e decisões de acordo com o perigo que determinada atividade possa representar aos cidadãos. Assim, se a maconha é menos nociva que o tolerado álcool, pode ser liberada. Já o argumento segundo o qual a legalização beneficiará os mais pobres, que costumam ser punidos com mais rigor pela lei opressora, denota sua firme adesão à teoria da luta de classes.
      O consumo e comercialização da maconha devem ser liberados sim, mas não pelos fracos argumentos usados pelo presidente. O primeiro é cientificamente controverso e o segundo, embora verdadeiro, é tosco, uma vez que, no limite, pode ser usado para defender a descriminalização de qualquer atividade ilícita, inclusive os crimes contra a vida e a propriedade. Afinal, os mais pobres costumam ser punidos com mais rigor por quaisquer crimes, e não só tráfico e consumo de drogas. A questão relevante aqui deveria ser: devemos criminalizar atividades que não prejudiquem ninguém, além dos próprios agentes?
      Ora, se uma atividade deve ser proibida ou autorizada de acordo com os níveis de risco à vida ou à saúde de seus praticantes, deveríamos aplaudir a proibição de esportes radicais, consumo de açúcares, gorduras, álcool, cigarros e, até mesmo, guiar automóveis. Se tais atividades são admitidas, malgrado todos os perigos a elas inerentes, é porque consideramos que temos o direito de escolher o nosso próprio caminho, de buscar a própria felicidade de acordo com os nossos valores e avaliações, não os do governo, dos cientistas ou de qualquer outra atividade.

João Luiz Mauad, o Globo, 19/02/2014
Infere-se da declaração inicial do presidente Obama que:

10 Questão 640722 | Ciência da Computação, Analista de Sistemas, NUCLEP, BIO RIO, Ensino Superior, 2014

Com relação às configurações das “Group Policies - GPO” no Windows Server 2008, analise as afirmativas a seguir. I - As GPOs são baseadas em templates, configurados nas opções ENABLE, DISABLE e NOT CONFIGURED. II - Os tipos de configurações das GPOs aplicados aos objetos do Active Directory são WINDOWS SETTINGS, na qual um administrador pode distribuir aplicações aos usuários finais e SOFTWARE SETTINGS, que permite ao administrador customizar as configurações do Windows. III - As GPOs são hierarquizadas por meio de três níveis diferentes, sendo o mais alto denominado Sites, onde todas as configurações feitas no site serão aplicadas a todos os domínios que fazem parte dele, e o segundo conhecido por Domínios, onde as configurações afetarão todos os usuários e grupos dentro do domínio. Assinale: