Questões de BIO RIO Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de BIO RIO com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 35302. Português, Médico Veterinário, IFRJ, BIO RIO, Ensino Superior, 2015

Texto associado.
SALTANDO AS MURALHAS DA EUROPA

        De um lado está a Europa da abundância econômica e da estabilidade política. De outro, além do Mediterrâneo, uma extensa faixa assolada pela pobreza e por violentos conflitos. O precário equilíbrio rompeu-se de uma vez com o agravamento da guerra civil na Síria. Da Síria, mas também do Iraque e do Afeganistão, puseram-se em marcha os refugiados. Atrás deles, ou junto com eles, marcham os migrantes econômicos da África e da Ásia. No maior fluxo migratório desde a Segunda Guerra Mundial, os desesperados e os deserdados saltam as muralhas da União Europeia.
        Muralhas? Em tempos normais, os portais da União Europeia estão abertos para os refugiados, mas fechados para os imigrantes. Não vivemos tempos normais. Os países da Europa Centro-Oriental, Hungria à frente, fazem eco à xenofobia da extrema-direita, levantando as pontes diante dos refugiados. Vergonhosamente, a Grã-Bretanha segue tal exemplo, ainda que com menos impudor.
        A Alemanha, seguida hesitantemente pela França, insiste num outro rumo, baseado na lógica demográfica e nos princípios humanitários. Angela Merkel explica a seus parceiros que a Europa precisa agir junta para passar num teste ainda mais difícil que o da crise do euro. “O futuro da União Europeia será moldado pelo que fizermos agora, alerta a primeira-ministra alemã.

(Mundo, outubro 2015)
De alguns segmentos do texto o leitor pode fazer uma série de inferências. A inferência inadequada do segmento “O precário equilíbrio rompeu-se de uma vez com o agravamento da guerra civil na Síria" é:

2Questão 18777. Matemática, Técnico de Projetos, ETAM, BIO RIO, Ensino Médio, 2015

O resultado da divisão de 10a²b³ por 5a³b² (a ≠ 0, b ≠ 0) é:

3Questão 18747. Português, Aluno Oficial, ETAM, BIO RIO, Ensino Médio, 2014

Texto associado.
TEXTO 2

Um livro de ensino de Geografia, da autoria de Demétrio Magnoli, ensina o seguinte:

       “A água é um recurso que se renova constantemente por meio do ciclo natural que envolve a atmosfera, a hidrosfera e a crosta. Mas é um recurso finito. Cerca de 97,5% de toda a água do planeta se encontra em oceanos e mares salgados. Do total de água doce, 69% encontram- se congelados em glaciares das montanhas e das altas latitudes e cerca de 30% estão em aquíferos. Os rios e lagos contêm menos de 1% do total de água doce.
      A contaminação de mananciais, o uso excessivo e o desperdício do recurso essencial provocam escassez de água. Ao longo do século XX, a demanda global de água doce dobrou a cada 20 anos. Se mantidos os padrões de consumo atuais, em 2025 cerca de dois terços da população mundial experimentarão escassez moderada ou severa de água.”
Das palavras abaixo, aquela que é formada por um processo diferente das demais é:

4Questão 43616. Direito Sanitário, Agente Comunitário de Saúde, IABAS RJ, BIO RIO, Ensino Fundamental, 2015

A equipe mínima de saúde da família deve ser composta pelos seguintes profissionais, EXCETO:

5Questão 35470. Legislação Federal, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO, Ensino Médio, 2015

Avalie se, de acordo com a Lei nº 12.527/11, cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a:

I. Gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação.
II. Proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade.
III. Proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso. 

Está correto o que se afirma em:

6Questão 343038. Raciocínio Lógico, Probabilidade, Engenheiro, NUCLEP, BIO RIO, 2014

Escrevem-se todos os números que podem ser representados usando-se apenas dois dos algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, sem repetição. Escolhendo de forma aleatória um desses números formados, a probabilidade de que o mesmo seja par é:

7Questão 342721. Raciocínio Lógico, Administrador, NUCLEP, BIO RIO, 2014

No planeta distante de XFRYW, cada ano tem 262 dias. JCV mora nesse planeta e resolveu dar uma festa na qual quer ter certeza de que ao menos duas pessoas fazem aniversário no mesmo dia. para isso, JVC terá de reunir no mínimo a seguinte quantidade de pessoas:

8Questão 43602. Direito Sanitário, Agente Comunitário de Saúde, IABAS RJ, BIO RIO, Ensino Fundamental, 2015

“Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.”

Essa é uma definição possível de:

9Questão 42084. Administração de Material, Assistente Administrativo, EMGEPRON, BIO RIO, Ensino Médio, 2014

A armazenagem de materiais compreende dois tipos de custos: os fixos e os variáveis. São exemplos de custos fixos, EXCETO:

10Questão 35461. Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, IFRJ, BIO RIO, Ensino Médio, 2015

João come pipoca sempre que vai ao cinema. Sempre que vai ao teatro, João toma um sorvete. Hoje João não foi ao cinema nem tomou sorvete. Assim, avalie se as seguintes afirmativas são falsas (F) ou verdadeiras (V)

- João não comeu pipoca.
- João não foi ao teatro.
- João comeu pipoca.

As afirmativas são respectivamente: