Questões de Concursos - CEC - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - CEC - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


A fonte de infecção de maior importância na disseminação da leptospirose é representada pelo (a) (s):
Observe os termos e os associe a cada descrição, assinalando a alternativa que faz a correspondência correta.
1 – Agente Mutagênico
2 – Agente Carcinogênico
3 – Agente Teratogênico
4 – Agente Tóxico
5 – Toxicidade

A. Qualquer substância ou mistura cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea tenha sido cientificamente comprovada como tendo efeito adverso (tóxico, carcinogênico, mutagênico, teratogênico ou ecotoxicológico).

B. Propriedade potencial que o agente tóxico possui de provocar, em maior ou menor grau, um efeito adverso em consequência de sua interação com o organismo.

C. Qualquer substância, mistura, organismo, agente físico ou estado de deficiência que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função do indivíduo dela resultante.

D. Qualquer substância, mistura, agente físico ou biológico cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea possa elevar as taxas espontâneas de danos ao material genético e ainda provocar ou aumentar a frequência de defeitos genéticos.

E. Substâncias, misturas, agentes físicos ou biológicos cuja inalação ingestão e absorção cutânea possa desenvolver câncer ou aumentar sua frequência.
Analise as frases a seguir.

A. Não podemos afirmar por que o cliente está bravo.
B. Não podemos afirmar porque o cliente está bravo.
C. O cliente está bravo e não sabemos afirmar por quê.

Avalie os comentários sobre essas frases, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) Na frase A, não sabemos qual é a razão de o cliente estar bravo.
( ) Na frase B, o motivo pelo qual não podemos afirmar algo é o fato de o cliente estar bravo.
( ) A frase C tem o mesmo sentido que o da frase A.
( ) A frase C está gramaticalmente incompleta.

Assinale a sequência correta, de cima para baixo.
Carlos é fisioterapeuta e trabalha em um Estúdio de Pilates. Ele atende até três pacientes por sessão e cada sessão dura 45 minutos. Carlos recebe R$ 25,00 por sessão de Pilates de cada cliente atendido, independente do número de clientes na sessão. Certa manhã, Carlos observou que sua agenda estava praticamente lotada, pois tinha sessões programadas a partir das 8h 00min até as 12h 30min, sem intervalos, e que apenas na última sessão havia um único paciente para atender, sendo que nas demais sessões havia três pacientes. Assinale a alternativa que apresenta o valor total recebido, por Carlos, naquela manhã
Assinale a alternativa INCORRETA com relação às definições e procedimentos relacionados à restauração ecológica e florestal de áreas degradadas.
Leia o trecho a seguir:

Da mesma forma, as perdas de movimentos voluntários provocadas por derrames, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou traumatismos medulares que desconectam os centros cerebrais do restante do corpo, poderão ser tratadas e corrigidas por meio dessas novas tecnologias.

Quando lemos alguns textos, é comum encontrarmos construções em que há uma distância muito grande entre o sujeito da frase e o verbo que corresponde a ele. Na frase citada, por exemplo, o verbo “poder" vai para o plural (“poderão") porque está concordando com o núcleo “perdas", que aparece muitas palavras antes. Em função dessa distância ou da inversão da posição sujeito/verbo, é comum as pessoas errarem a concordância em algumas frases. Assinale a alternativa em que ocorreu um ERRO de concordância.
Na cadeia de transmissão da Raiva dos Herbívoros, os quirópteros hematófagos exercem papel importante. Em relação a esses quirópteros, qual alternativa é correta?
Observe as informações descritas abaixo e responda à questão a seguir.

A Lei Municipal 911, de 24 de setembro de 2007, em seu Anexo 03, prevê a quantidade mínima de vagas de estacionamento para diversos tipos de edificações. O quadro abaixo apresenta algumas destas quantidades:

                            Tipo de Edificação         Número de Vagas
                          Prestação de Serviços      1 vaga a cada 50 m
                          Comércio Varejista            1 vaga a cada 40 m2 
                          Uso Religioso                    1 vaga a cada 30 m2



Um Arquiteto da Prefeitura foi designado para avaliar os projetos apresentados para receber alvará de construção e verificar se estão adequados a esta legislação.

Com base na Lei Municipal 911/2007 citada, analise os projetos abaixo quanto a sua adequação a esta legislação.

I. O projeto de um salão de beleza apresenta área total edificada de 627 m2 , e prevê 12 vagas de estacionamento.
II. O projeto de uma igreja evangélica prevê 45 vagas de estacionamento e sua área total da edificação não ultrapassa 1350 m2 .
III. O projeto de uma loja de departamentos apresenta área total edificada de 1964,5 m2 e prevê 45 vagas de estacionamento, logo serão necessárias ao menos 3 novas vagas.

Julgue os projetos acima e assinale a alternativa correta abaixo.
Analise como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas feitas com relação à Convenção Internacional sobre o Comércio das Espécies da Fauna e Flora em Perigo de Extinção (CITES):

( ) Estabelece que o comércio de espécies ameaçadas de extinção deverá estar submetido a uma regulamentação particularmente rigorosa a fim de que não seja ameaçada ainda mais a sua sobrevivência, sendo autorizado somente em circunstâncias excepcionais.
( ) Regulamenta que a importação de qualquer espécime de uma espécie incluída (no anexo I do documento) requererá a concessão e apresentação prévia de uma licença de importação e de uma licença de exportação ou certificado de reexportação.
( ) Determina que a introdução procedente do mar de qualquer espécime de uma espécie (incluída no anexo II do documento) requer a concessão prévia de um certificado expedido por uma autoridade administrativa do estado de introdução.
( ) Com relação às licenças e certificados, estabelece que cada licença de exportação conterá a informação especificada no modelo reproduzido (no anexo IV do documento) e somente poderá ser usada para exportação, dentro de um período de dois anos a partir da data de sua expedição.
( ) Normatiza que quando se confisque um espécime vivo, este será confiado a uma autoridade administrativa do estado confiscador, e que a autoridade administrativa, após consulta ao estado de exportação, devolverá o espécime a esse estado às custas do mesmo, ou a um centro de resgate ou a outro lugar que a autoridade administrativa considere apropriado e compatível com os objetivos desta convenção.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta:
Assinale a alternativa que contém uma afirmativa que pode explicar a crescente proliferação de escorpiões em áreas urbanas: