Questões de CESPE Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de CESPE com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 440578. Direito Constitucional, Assistência Social, Advogado, CDP PA, CESPE, 2006

Com relação à ordem social, julgue os seguintes itens.

O objetivo da assistência social é assegurar condições mínimas de sobrevivência aos que dela necessitam, independentemente de contribuição destinada ao INSS, pelo tempo que for preciso até serem sanadas as condições que originaram a situação adversa.

2Questão 319645. Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Ministerial, TJDFT DF, CESPE, 2008

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da aprendizagem.

A utilização de reforços positivos para aumentar a freqüência de um comportamento desejado é uma característica do Behaviorismo, que tem em Skinner seu principal representante.

3Questão 267128. Enfermagem, Analista Enfermagem, MPU, CESPE, 2013

No que diz respeito à prática de enfermagem na comunidade e ao cuidado de saúde familiar, julgue o próximo item.

Entre os objetivos específicos do Programa de Saúde da Família (PSF) inclui-se a prestação de assistência integral à família na unidade de saúde e no domicílio.

4Questão 36283. Direito Tributário, Titular de Serviços de Notas e de Registros, TJ ES, CESPE, Ensino Superior, 2013

O imposto incidente sobre a renda e proventos de qualquer natureza.

5Questão 384083. Biologia, Bioquímica, Perito Criminal Especial, Polícia Civil ES, CESPE, 2011

– 7 – Parte do metabolismo energético executado pela maioria das células eucarióticas ocorre através do ciclo de Krebs ou ciclo do ácido cítrico. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A principal função do ciclo de Krebs é fazer a fotólise da água liberando elétrons que serão transportados pelas moléculas NAD e FAD.

6Questão 475475. Farmácia, Assistência Farmacêutica, Técnico Municipal, Prefeitura de São Luís MA, CESPE, 2008

A Política Nacional de Medicamentos (PNM), parte essencial da Política Nacional de Saúde aprovada em outubro de 1998, tem como propósito garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade desses produtos, a promoção do seu uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

As diretrizes da PNM objetivam nortear as ações na esfera federal do governo para promoção do acesso da população brasileira a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, pelo menor custo possível.

7Questão 427718. Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Agente Técnico, MPE AM, CESPE, 2008

A respeito dos direitos e deveres fundamentais, julgue os itens que se seguem.

A gratuidade do registro civil de nascimento é constitucional, pois constitui base para o exercício da cidadania.

8Questão 157296. Direito Constitucional, Constituições Estaduais, Assessor Técnico Jurídico, TCE RN, CESPE, 2009

Texto associado.
Com base nas disposições da Constituição do Estado do Rio
Grande do Norte, julgue os seguintes itens, acerca dos
municípios
Os distritos são criados, organizados e suprimidos por decreto do prefeito municipal, a juízo discricionário deste. No caso da criação de distrito municipal, o chefe do Poder Executivo deverá submeter o decreto, com a respectiva justificação, à Câmara Municipal, que decidirá por maioria absoluta.

9Questão 187404. Direito Constitucional, Disposições Gerais na Administração Pública, Advogado da união, AGU, CESPE, 2008

Texto associado.
Com relação aos preceitos constitucionais aplicáveis à
administração pública, julgue os próximos itens.
É inconstitucional a ascensão funcional como forma de investidura em cargo público, por contrariar o princípio da prévia aprovação em concurso público.

10Questão 363213. Enfermagem, Enfermagem Clínica, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE, 2006

Uma mulher, com 69 anos de idade, encontra-se internada em uma unidade de clínica médica. Há um ano, ela recebera o diagnóstico de hipertensão arterial, após ter apresentado episódios de cefaléia holocraniana de moderada intensidade e fraqueza que a fizeram procurar o serviço médico. Há três meses recebeu o diagnóstico de diabetes melito, tendo sido detectado pé neuropático. Tem apresentado perda progressiva da acuidade visual, o que a limita a enxergar de perto. Refere episódios de eliminação de fezes líquidas com muco, de duas a três evacuações por dia, associada ao tipo de dieta. Refere ainda nictúria e incontinência urinária funcional. Queixa-se de dificuldades para dormir devido a preocupações e períodos de sono durante o dia. A paciente, que trabalhava em serviço rural no plantio de alimentos para consumo próprio, sente falta da vida na fazenda e dos netos que moravam com ela. Ao exame físico, apresenta-se corada, hidratada e acianótica, com pulsos simétricos e rítmicos. Apresenta também abdome globoso e ruídos hidroaéreos aumentados. Seus pés apresentam hipotrofia dos músculos dorsais, observa-se proeminência dos metatarsos e a pele encontra-se seca e com rachaduras. Há uma lesão ulcerada no pé esquerdo em região maleolar, com cerca de 6 cm no diâmetro maior e 1 cm de profundidade, bordas bem delimitadas, presença de fibrina e tecido de granulação, drenando secreção purulenta. A pressão arterial é de 130 mmHg / 80 mmHg (em uso de hidroclorotiazida), a freqüência cardíaca é de 96 batimentos por minuto e a freqüência respiratória, de 20 movimentos por minuto. O seu peso é de 53 kg e sua altura, 1,55 m.

Diante da situação hipotética apresentada no texto acima e considerando as teorias de enfermagem e a aplicação do processo de enfermagem ao caso em tela, julgue os itens que se seguem.

O enfermeiro que utiliza a teoria do alcance dos objetivos, proposta por Imogene King, tenderá a dar especial atenção ao processo de ação e reação entre enfermeiro e paciente, procurando interagir de forma a fixar mutuamente as ações e as metas que devem ser atingidas, como a recuperação da integridade da pele a partir da realização de curativos diários.