Questões de Concursos - COSEAC - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - COSEAC - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O clorato de potássio é obtido pela passagem de cloro em uma solução de hidróxido de sódio, produzindo-se também cloreto de potássio e água. Uma solução assim obtida foi evaporada à secura e aquecida para a decomposição do clorato. Sabendo-se que o resíduo total do cloreto de potássio pesou 298g, a massa, em gramas, do hidróxido de potássio utilizada é de:
Dados: K=39; Cl=35,5; O=16; H=1.
Um dos grandes problemas da atualidade é o consumo exagerado de bebidas alcoólicas por parte da população. Um exemplo é o consumo de uísque que é formado por água, etanol e pequenas quantidades de etanoico e etanoato de etila. Sabe-se que essas duas últimas substâncias teriam se formado a partir do etanol em reações de:
MILANESI (2002) afirma que o profissional que atua em serviços de informação para a universidade está, por suas atribuições no contexto atual, entre dois tipos de bibliotecário:

Considere as frases a seguir, tendo em vista o Programa Nacional de Fortalecimento daAgricultura Familiar (Pronaf):

I. Destina-se ao apoio financeiro das atividades agropecuárias e não-agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor rural e de sua família.

II. Os créditos do Pronaf podem ser concedidos de forma individual, coletiva (quando formalizado com grupo de produtores, para finalidades coletivas) ou grupal (quando formalizado com grupo de produtores, para finalidades individuais).

III. A concessão de créditos do Pronaf é permitida para a aquisição de animais destinados à pecuária bovina de corte.

Dos itens acima mencionados, apenas:

A.M.M., 68 anos, sexo masculino, 78 kg, fumante, hipertenso, diagnosticado há 5 anos com insuficiência cardíaca classe funcional III (New York Heart Association, NYHA). Foi admitido na emergência devido à confusão mental, piora da dispneia, oligúria acompanhada de ganho de peso e perfil clínico-hemodinâmico “quente e úmido”. No momento, encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva com anasarca, pressão arterial de 110 x 70 mmHg e frequência cardíaca de 75 bpm. Dentre os medicamentos que devem ser prescritos para o manejo do quadro atual do paciente está:
Texto associado.
Analise as afirmativas abaixo sobre a infecção por Clostridium difficile (ICD).

I As cefalosporinas, particularmente cefotaxima, ceftriaxona, cefuroxima e ceftazidima, são os antibióticos mais frequentemente associados à ICD.
II A colite pseudomembranosa (CPM) é a forma mais avançada de ICD e pode ser visualizada na endoscopia em apenas cinco por cento dos pacientes com diarreia que apresentam cultura e teste para toxinas positivos para Clostridium difficile.
III A endoscopia constitui um recurso diagnóstico rápido para pacientes gravemente enfermos com suspeita de CPM e abdome agudo; e a obtenção de um resultado negativo nesse exame exclui a possibilidade de ICD.
IV Os casos mais graves podem requerer tratamento com metronidazol, por via parenteral ou oral; a vancomicina parenteral também é eficaz nestes casos.

Das afirmativas acima, apenas:
Em relação à doença inflamatória intestinal, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo. ( )E) A retocolite ulcerativa (RCU) é caracteristicamente doença do cólon esquerdo, podendo evoluir para pancolite. ( )F) Úlceras longitudinais, sobretudo se conectadas a úlceras transversais, corresponde a aspecto macroscópico característico da doença de Chron. ( )G) A doença de Chron, primariamente, acomete a mucosa e a submucosa com plasmocitose basal. ( )H) Na RCU, granulomas, quando presentes, estão relacionados à criptite. A sequência correta, de cima para baixo, é:
O processo químico de queima do sulfeto em presença do ar ou oxigênio é denominado ustulação de sulfetos. Tendo como base tal informação, a ustulação de pirita, usando-se o gás oxigênio, formará duas substâncias, sendo uma delas um óxido ácido denominado:
O somatório dos coeficientes da reação do dicromato de potássio com iodeto de potássio na presença de ácido sulfúrico, numa reação balanceada, é:
O prolapso de órgão pélvico pode ser avaliado ao exame físico pelo Sistema de BadenWalker. Assim, uma deiscência que ocorra até o hímen é classificada como grau: