Questões de Concursos - Dom Cintra Fundação - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Dom Cintra Fundação - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Uma empresa de ônibus da cidade está equipando seus veículos com televisores de tela plana de 32 polegadas (aproximadamente 80 cm). Sabe-se que a medida destes televisores é igual à medida da diagonal da tela, e que a razão entre o comprimento e a largura destas telas é igual a 4/3. A partir destes dados, pode-se afirmar que o perímetro dos televisores será igual a:

O aspecto sociológico da educação reconhece que os interesses cognitivos também possuem caráter social e princípios próprios constitutivos e autônomos com relação a outros interesses sociais. Assim, a ideia de que uma sociedade do saber carece, nos seus debates, do conhecimento tido como categoria central, conduz à reflexão sobre a produção e transmissão do conhecimento, que deve considerar o seguinte fator:

O multiculturalismo na educação, quando precisa associar-se a esforços de cunho político, por vivenciar a discriminação e o preconceito referentes a grupos culturalmente dominados, como no caso indígena, necessita de clareza, principalmente, para:

A capacitação de equipes multidisciplinares de saúde indígena e a construção de propostas de ações educativas, se vistas sob a ótica da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, só poderão ser realizadas por meio do pedagogo que se forma ético e responsável frente à sua missão de mudança. Para tal, o docente deve ter domínio, dentre outros, sobre os seguintes fatores:

Na obtenção de um espaço efetivo de aprendizagem, o professor, com a sua formação pedagógica e educacional, é peça chave. Para tanto, necessita viver as várias dimensões possíveis de se formar nesse processo. Dentre elas, “há aquela que se detém em ressaltar o desenvolvimento (...) metacognitivo, que implica conhecimento sobre o próprio funcionamento cognitivo pessoal, e de habilidade de autorregulação deste funcionamento.” (Gatti, 1997). Tal dimensão formativa denomina-se:

Uma moradora de Caxias, em seu carro, percorreu metade de uma estrada pela faixa da esquerda, um terço pela faixa da direita, e os últimos 3650 metros em uma faixa adicional para motoristas que pretendem entrar no Município de Caxias. O comprimento desta estrada é igual a:

A avaliação formativa pode atuar positivamente sobre a violência simbólica, ou seja, a pressão moral e psicológica constante sobre o aluno para obter sua adesão ao estudo. Essa ação positiva é facilitada graças ao que Perrenoud denomina de:

A avaliação formativa é uma maneira de regular a ação pedagógica, direcionando-a para uma ação diferenciada. Quando isso ocorre, temos uma avaliação centrada no seguinte aspecto:

Pensando o multiculturalismo e a formação de professores em comunidades indígenas, é comum não se ter a preocupação com um trabalho preparativo relacionado às particularidades culturais desses professores, o que pode gerar conflito na relação professor/aluno. Tal situação diz respeito a dificuldades com:

O planejamento, visto como prática educativa, deve ter um modelo de plano ajustado à realidade. Assim, para Gandin, o confronto entre o juízo que o grupo faz da sua realidade e o ideal traçado para o seu fazer pode ser melhor expresso pelo seguinte modelo de plano: