← Início

Questões de Concursos - EB - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - EB - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Em relação ao gerenciamento de redes do sistema operacional Linux, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.

Arquivo
1. ifconfig
2. ifup
3. ifdown
4. Pump
5. ethtool

Função
(   ) Mostra as configurações de todos os adaptadores de rede ativos na máquina.
(   ) Ativa uma interface de rede previamente definida.
(   ) Desativa uma interface de rede previamente definida.
Analise as afirmativas sobre o modelo proposto pelo PMI (Project Management Institute) para o gerenciamento de projetos e o uso do método de modelagem paramétrica, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F,quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(      ) A modelagem paramétrica é um modelo matemático utilizado para estimar os custos de um projeto.
(      ) A modelagem paramétrica é uma forma de estimativa top-down.
(      ) A modelagem paramétrica é uma ferramenta para prever recursos humanos e o tempo gasto em um projeto.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.

"___________redescobrira Paulo para o século V; Lutero o fez para o século XVI E, para ele, o cerne da teologia paulina se encontrava em Romanos 1. 16, onde se descreve o evangelho como "o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê" [...] Seus estudos teológicos e sua estada___________ haviam instilado nele a convicção de que deveria aplacar um Deus irado por meio da __________ e da incessante prática de boas obras. Somente anos mais tarde ele compreendeu que a justiça de Deus não significava a punição e a ira justas de Deus, mas sua dádiva de__________ e misericórdia."

(BOSCH, David. Missão Transformadora: mudanças de paradigma na teologia da missão. São Leopoldo: Sinodal, 2002. p. 294) 
O planejamento governamental, a partir da Constituição de 1988, passou a ser conhecido como Processo de Planejamento-Orçamento, integrado pelos seguintes instrumentos: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. No que diz respeito à Lei de Diretrizes Orçamentárias, identifique dentre as alternativas abaixo aquela considerada incorreta ou falsa.
De acordo com GIL, E. S. et al. (2010), a Cromatografia Gasosa (CG) é uma técnica que complementa a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC) em função de suas diferentes aplicações. Entretanto, a CG, em muitos aspectos, é uma técnica com melhores resultados que o HPLC e apresenta, normalmente, análises mais eficientes. Sobre as vantagens da CG sobre a HPLC, avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa incorreta:
Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), dentre as injeções de pequeno volume mais usadas, estão as várias preparações de insulina. A insulina, o princípio ativo da glândula pancreática, está envolvida primariamente no metabolismo dos carboidratos, mas também afeta o metabolismo de proteínas e lipídios. Com base em seus conhecimentos sobre a insulina, marque abaixo a alternativa incorreta:
Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), a avaliação da eficácia de antissépticos, desinfetantes e esterilizantes, embora aparentemente simples em princípio, é muito complexa. Em qualquer avaliação devem ser considerados diversos fatores como: resistência intrínseca do microrganismo, quantidade de microrganismos existentes, quantidade de material orgânico presente, dentre outros. Assim, com base em seus conhecimentos sobre antissépticos, desinfetantes e esterilizantes, avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:

I- O etanol e o álcool isopropílico não são utilizados como esterilizantes porque não são esporicidas, não penetram em material orgânico contendo proteína, podem não ser ativos contra vírus hidrofílicos e carecem de ação residual, pois evaporam por completo.
II- A clorexidina é ativa em pH 7,5 a 8,0 e não deve ser empregada durante cirurgia na orelha média porque provoca surdez neurossensorial.
III- Os desinfetantes fenólicos não são recomendados para uso em berçários, sobretudo na proximidade de lactentes, porque sua utilização foi associada à hiperbilirrubinemia.
IV- O formaldeído e glutaraldeído são usados para desinfecção ou esterilização de instrumentos, como endoscópios de fibra óptica, equipamentos de terapia respiratória, hemodialisadores e instrumentais dentários que não suportam exposição às temperaturas altas da esterilização por vapor.
V- Os compostos fenólicos rompem as membranas e paredes celulares, precipitam proteínas e inativam enzimas. São bactericidas, fungicidas e esporicidas.
Segundo LOPES (2015), existem diferentes tipos de infecção Endodôntica, que estão relacionadas com diferentes situações clínicas. A classificação do tipo de infecção endodôntica baseia-se na localização da infecção e no momento em que as bactérias se estabeleceram no canal radicular. Quanto aos tipos de infecção endodôntica, assinale a alternativa correta.
Em relação ao manejo de queimaduras bucais, de acordo com DEAN, AVERY E McDONALD (2011), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, associando a sequência final ao gabarito.

( ) Como resultado do reparo secundário e da contratura cicatricial, queimaduras que envolvem tecidos peribucais e intrabucais podem causar diferentes graus de macrostomia.
( ) A injúria elétrica mais frequentemente encontrada em crianças é uma queimadura na região da boca. Tais queimaduras ocorrem mais frequentemente em crianças entre 6 meses e 3 anos de idade, e são mais comuns entre meninos.
( ) A aparência clínica de queimaduras elétricas é variável e depende de vários fatores, tais como, grau e duração do contato, fonte e magnitude da corrente elétrica, estado do aterramento, e grau relativo de resistência no ponto de contato.
( ) As queimaduras mais graves geralmente envolvem porções dos lábios superior e inferior, além da comissura.
As bases das seguintes instituições econômicas multilaterais: o Fundo Monetário Internacional (FMI), que surgiu como fonte de empréstimos de curto prazo para países em crise financeira, e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), que tinha como função original financiar os programas de reconstrução da Europa Ocidental e do Japão, foram lançadas na Conferência