← Início

Questões de Concurso - EsFCEx - Exercícios com Gabarito

Questões de Concurso - EsFCEx com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas. Acesso Online Grátis!


A classificação de um livro exige a observância de uma série de regras. Analise as assertivas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) quando um livro tratar de dois ou mais assuntos que forem subdivisões de um assunto maior, classificar pelo assunto menor
( ) classificar o livro primeiro pelo assunto e depois pela forma ou local
( ) se o livro tratar de história de um assunto, classificar pelo assunto
( ) um livro que trata da origem dos costumes, instituições ou crenças deverá ser classificado pela origem.

Os planos de estabilização aplicados na década de 1980 fracassaram em razão, entre outros motivos, da persistência de dificuldades associadas à (ao):

O 3º estágio da Teoria de Piaget foi denominado de inteligência senso–motora ou prática. A inteligência, nesse estágio, aparece:

Dentre as etapas que constituem o processo normal de referência, aquela que implica a escolha do caminho a ser seguido na busca da informação (por categoria, fonte ou ponto de acesso) para atender a necessidade de informação do usuário é:

Com relação às curvas de indiferença ilustradas abaixo, é correto afirmar que:

Em relação ao mandado de segurança, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I– Tem a natureza jurídica de recurso constitucional, destinado a impugnar uma decisão judicial violadora de direito subjetivo, individual ou coletivo, líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data.
II– Pode ser impetrado por pessoa física (mesmo estrangeiro), pessoa jurídica, e, até mesmo, por aqueles entes destituídos de personalidade jurídica, como as universalidades de fato.
III– Possui um rito diferenciado, caracterizado por não comportar fase instrutória, inadmitindo incidentes processuais, excetuada a argüição incidental de inconstitucionalidade.

O comportamento de um bebê sugando e pondo na boca uma xícara mostra segundo Piaget o conceito de:

Em um sistema de busca e recuperação da informação o índice de revocação e o coeficiente de precisão são:

No final do período, o desvio apurado a partir da comparação do saldo da conta Custos Indiretos Aplicados (credor), resultante das aplicações dos Custos Indiretos de Fabricação (CIF) a partir da utilização de uma taxa pré-determinada, com o saldo da conta Custos Indiretos de Fabricação incorridos (reais), pode resultar em algumas das situações abaixo.

I. Se o desvio for nulo significa que os CIF aplicados são iguais aos CIF incorridos.
II. Se o desvio for positivo, verifica-se uma sobreabsorção.
III. Se o desvio for positivo, verifica-se um prejuízo.
IV. Se o desvio for negativo, verifica-se uma subabsorção.
V. Se o desvio for negativo, verifica-se um lucro.

Para entender o sentido de estruturas psicopatológicas ou sintomáticas, temos que reconhecer a presença de verdadeiras tramas de relações familiares e argumentos, "novelas familiares" ou mitos que envolvem várias gerações. Pichon Rivière, para explicar e operar em psicologia social e dinâmica grupal, elaborou um marco conceitual denominado de: