Questões de FAFIPA - Exercícios para Concurso com Gabarito

Questões de FAFIPA com Gabarito. Exercícios para Concurso com Atividades Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas Grátis!

1 Questão 12178 | Conhecimentos Gerais, Professor, Prefeitura de Maria Helena PR, FAFIPA, Ensino Superior, 2014

No ano de 1969 foi anexado ao município de Maria Helena o distrito de:

2 Questão 667947 | Segurança, Guarda Municipal, Prefeitura de Arapongas PR, FAFIPA, Ensino Médio, 2020

Texto associado.

Assinale a alternativa CORRETA no que se refere aos procedimentos de combate a incêndios:

3 Questão 671437 | Redes de Computadores, Analista de Tecnologia Redes e Comunicação de Dados, Prefeitura de Arapongas PR, FAFIPA, Ensino Superior, 2020

O endereço IPv4 é composto por duas partes. A primeira parte é o NetID no qual identifica em que rede o host está conectado, já a segunda parte é o HostID em que identifica a máquina na rede. Subsidiado pelo endereço IPv4 10.0.0.0/24, quantos hosts válidos podem ser endereçados nesta rede?

4 Questão 27644 | Português, Secretário Executivo, Câmara de Guairaçá PR, FAFIPA, Ensino Superior, 2013

Texto associado.
Manifestações no Brasil: quais as razões?

     O início das manifestações populares no Brasil, desde o meio de junho, deixou perplexas as autoridades da União, estados e municípios. De um protesto contra o aumento da passagem dos ônibus, a população incorporou temas pouco discutidos. Em que cenário surgiram os questionamentos por parte da população? São vários, mas alguns desses assuntos refletem diretamente na vida das pessoas.
     O cenário econômico internacional revela que nossos problemas internos não são causados por fatores vindos de fora; o cenário interno revela aumento da inflação, baixo crescimento da economia sem perspectivas de melhora no curto e médio prazo, perda de poder aquisitivo face a reajustes automáticos de serviços públicos privatizados (pedágio, transporte coletivo, telecomunicações, energia) e serviços prestados ao povo sem o padrão Fifa; para a Copa de 2014, houve gastos questionáveis para construir estádios particulares sem a transparência adequada e necessária. A Fifa, uma entidade privada internacional, impõe (e o governo aceita) exigências que ignoram nossa soberania.
     Além disso, há uma sensação de que os condenados pelo mensalão não irão ficar atrás das grades. Aumenta a corrupção porque a impunidade assegura meios de os políticos corruptos escaparem da prisão. A PEC 37, já derrubada, defendia que o Ministério Público não tivesse mais o poder investigativo (contra corrupção, desvio de recursos, obras superfaturadas etc.), e pergunta-se: quem se beneficiaria com a exclusão do MP das investigações?
     Há um silêncio sepulcral por parte dos governantes (nas três esferas) quando a população questiona algum gasto público não esclarecido quanto ao seu objetivo ou necessidade. Nenhuma discussão sobre a adoção de medidas econômicas que podem afetar a política fiscal, em que mais gastos são autorizados sem contrapartida de receita. Não se propõe uma reforma tributária com menos impostos, gastos com maior retorno econômico e social, com um substancial corte de despesas da União, estados e municípios.
     No dia 21, a presidente da República falou para a nação em cadeia nacional de rádio e televisão, buscando dar respostas aos anseios da população. Atitude louvável, mas o que o povo questiona já não deveria ser de conhecimento de todas as autoridades? A presidente pode dar as respostas junto com os demais poderes. Que cada poder assuma suas atribuições de fato, cortando os próprios privilégios. Hoje, o político cassado volta para sua casa legislativa, o condenado pelo Supremo não está na cadeia e à população cabe somente a tarefa de pagar impostos.
     O Brasil precisa mudar, e muito. E que comece pelo poder político, que é a reforma mais urgente de que a nação precisa. A reforma política de verdade deve contemplar fidelidade partidária, voto distrital, mandato do partido e não do político, fim da reeleição para todos os níveis, vereador como trabalho voluntário e não remunerado, cargos comissionados representando no máximo 2% do total de servidores, e fim do aparelhamento do Estado com indicações políticas. O que é necessário para mudar o país de agora e do futuro não são medidas pontuais para baixar o preço da passagem, mas medidas profundas, estruturais, de curto, médio e longo prazo.

Moisés Farah Jr., economista, é professor do mestrado profissional de Planejamento e Governança Pública da

Cargo: SECRETÁRIO EXECUTIVO
UTFPR. Disponível
em:
http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao
Observe o verbo destacado na seguinte frase: "quem se beneficiaria com a exclusão do MP das investigações?" (3º parágrafo).

Em qual tempo e modo verbais ele se encontra?

5 Questão 671100 | Contabilidade Geral, Receitas, Agente Administrativo, Prefeitura de Arapongas PR, FAFIPA, Ensino Médio, 2020

A empresa X produz queijos. Ela está em situação de prejuízo e, dessa forma, optou por comprar leite mais barato com um novo fornecedor, a fim de obter lucro no final do exercício financeiro. Diante da estratégia adotada pela empresa, é CORRETO afirmar que: 

6 Questão 669554 | Legislação Municipal, Auxiliar Administrativo, Cispar PR, FAFIPA, Ensino Fundamental, 2020

Texto associado.


Assinale a alternativa que corresponde à data da fundação oficial que a cidade considera e comemora o aniversário de Maringá: (Fonte: O Diário)

7 Questão 12179 | Conhecimentos Gerais, Professor, Prefeitura de Maria Helena PR, FAFIPA, Ensino Superior, 2014

O povo brasileiro é apaixonado por futebol e, em especial, pela seleção brasileira. Na Copa do Mundo de futebol 2014, o Hino Nacional tornou-se um dos momentos mais aguardados por todos, pois milhares de torcedores nos estádios cantam-no, incentivando os nossos jogadores e impressionando os adversários. Assinale a alternativa que contém uma PALAVRA que NÃO EXISTE na letra oficial do HINO NACIONAL BRASILEIRO:

8 Questão 672067 | Técnicas em Laboratório, Técnico em Laboratório, Cispar PR, FAFIPA, Ensino Médio, 2020

Em relação ao manejo de equipamentos de laboratório, assinale a alternativa INCORRETA: 

9 Questão 27648 | Conhecimentos Gerais, Secretário Executivo, Câmara de Guairaçá PR, FAFIPA, Ensino Superior, 2013

As recentes mobilizações populares que ganharam as ruas, resultaram na rejeição da PEC (Proposta de Emenda Constitucional):

10 Questão 670747 | Atualidades, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Arapongas PR, FAFIPA, Ensino Médio, 2020

Em 31 de outubro de 2019, foi feita a desocupação da área da comunidade Ester Fernandes, na Fazenda Palheta, onde viviam 50 famílias, no município de Alvorada do Sul-PR. Assinale a alternativa que indica o movimento social responsável por essa ocupação, em janeiro de 2009: