Questões de FCM Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de FCM com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 28570. Legislação Municipal, Tecnólogo Executivo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM, Ensino Superior, 2016

No tocante à Lei Orgânica de Barbacena, NÃO são de competência do Município os impostos sobre

2Questão 34856. Administração, Administração Geral, Administrador, IFRS, FCM, Ensino Superior, 2016

Conforme Matias-Pereira (2014), quanto aos objetivos, a contabilidade pública governamental visa ao fornecimento de informações ou dados à administração sobre

3Questão 34854. Administração, Administração Geral, Administrador, IFRS, FCM, Ensino Superior, 2016

Santos (2014), referindo-se ao âmbito da Administração Pública, defende que, além dos tipos de planejamento, existem três níveis distintos dentro da organização que podem ser alvo desses planejamentos, sendo eles o nível estratégico, o táctico e o operacional. O planejamento, no nível estratégico,

4Questão 34838. Direito Administrativo, Administrador, IFRS, FCM, Ensino Superior, 2016

De acordo a Lei Federal n.º 8.429/1992,

5Questão 34941. Química, Assistente de Laboratório, IFMG, FCM, Ensino Fundamental, 2016

Em relação à utilização de vidrarias, equipamentos e outros materiais comuns de laboratório, o vidro de relógio pode ser utilizado para

6Questão 34951. Química, Assistente de Laboratório, IFMG, FCM, Ensino Fundamental, 2016

Em relação aos riscos dos reagentes químicos, considere as afirmativas:

I- Substâncias corrosivas são químicos que destroem o tecido vivo, bem como vestuário.
II- Substâncias oxidantes são comburentes que podem inflamar substâncias combustíveis ou acelerar a propagação de incêndio.
III- Substâncias tóxicas são aquelas que provocam danos à saúde, na maior parte das vezes, muito graves ou mesmo a morte, quando inaladas, ingeridas ou absorvidas através da pele.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

7Questão 34950. Química, Assistente de Laboratório, IFMG, FCM, Ensino Fundamental, 2016

Em relação aos métodos de purificação de água para uso em laboratório, considere as afirmativas:

I- A deionização consiste em fazer a água a ser purificada percolar uma coluna com misturas de resinas trocadoras iônicas.
II- A destilação consiste no aquecimento da mistura até que se evapore o componente mais volátil.
III- A foto-oxidação consiste no emprego da radiação infravermelha para eliminar compostos inorgânicos da água a ser purificada.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

8Questão 28584. Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM, Ensino Médio, 2016

Texto associado.
Texto 1
A “facebookização” do jornalismo

Cleyton Carlos Torres

      [1º§] A crise que embala o jornalismo não é de hoje. Críticas a aspectos conceituais, morais, editoriais e até financeiros já rondam esse importante pilar da democracia há um bom tempo. O digital, então, acabou surgindo para dar um empurrãozinho – tanto para o bem como para o mal – nas redações mundo afora. Prédios esvaziados, startups revolucionárias, crise existencial e um suposto adversário invisível: o próprio leitor.
      [2º§] O leitor – e suas mídias sociais digitais conectadas em rede – passou a ser visto como um inimigo a ser combatido, um mal necessário para que o jornalismo conseguisse sobreviver. Não mais se fazia jornalismo para a sociedade, mas se fazia um suposto jornalismo dinâmico e frenético para que os grandes nomes da imprensa sobressaíssem diante dos “jornalistas cidadãos”. Esse era um dos primeiros e mais graves erros – dentro de uma sucessão – que seriam seguidos.
      [3º§] As redações continuaram a ser esvaziadas, a crise existencial tornou-se mais aguda e o suposto adversário invisível cada vez se tornava mais forte. Havia um clima de que os “especialistas de Facebook” superariam a imprensa. Não era mais necessário investir em jornalismo, já que as mídias sociais supririam toda a nossa fome por conhecimento e informação. O mito – surgido nas próprias redes sociais – parecia ter sido absorvido de tal maneira que a imprensa não mais reagia. Mesmo com o crescente número de startups sobre jornalismo, o canibalismo jornalístico parecia mais importante.
      [4º§] Agora, outros erros tão graves quanto os citados estão sendo cometidos pela imprensa. O comportamento infantilizado de muitos veículos através das mídias sociais, por exemplo, demonstra imaturidade e desestruturação de pensamento. A aposta em modismos – e não mais em jornalismo – tem causado um efeito em cadeia que faz com que tanto canais grandes como pequenos se comportem de maneira duvidosa – pelo menos perante os conceitos do que se entendia como jornalismo.
      [5º§] O abuso de listas, o uso de “especialistas de Facebook” como fonte, pautas sendo construídas com base em timelines alheias ou o frenesiencantador de likes e shares têm feito com que uma das maiores armadilhas das redes sociais abocanhe o jornalismo. O jornalismo, como instituição e pilar da democracia, agora se comporta como um usuário de internet, jovem, antenado, mas que não tem como privilégio o foco ou a profundidade. A armadilha se revela justamente no momento em que “ser um usuário” passa a valer como entendimento de “dialogar com o usuário”.
      [6º§] As mídias sociais digitais conectadas em rede trouxeram a “midiatização da mídia”, ou a “facebookização do jornalismo”. Quando se falava em jornalismo cidadão e em participação do usuário, muitos pensavam em um jornalismo global-local, com o dinamismo e velocidade que a internet exige. Porém o que temos visto não vai ao encontro desse pensamento, já que o espaço do cidadão no jornalismo é medido apenas pelo seu humor, a participação do usuário é medida em curtidas e o jornalismo, muitas vezes, não é jornalismo, é apenas uma mera isca para likes e shares.

Fonte: Observatório da Imprensa, edição 886 - 19/01/2016. Disponível em: . Acesso em 20 jan. 2016. Fragmento de texto adaptado.

VOCABULÁRIO DE APOIO:

1- Startup: iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento.
2- Facebook: é um site e serviço de rede social, lançado em 2004, operado pela Facebook Inc.
3- Facebookização: neologismo (nova palavra) criado a partir de facebook.
4- Timeline: (linha do tempo): espaço para compartilhamento de dados, imagens e ideias nas redes sociais.
5- Like (curtir) e share (compartilhar): opções de interação e compartilhamento disponíveis nas redes sociais
O texto 1 apresenta como finalidade

9Questão 28574. Raciocínio Lógico, Tecnólogo Executivo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM, Ensino Superior, 2016

Considere a seguinte sentença:

Marcos vai para o escritório se e somente se Pedro não trabalha na rua. Pedro trabalha na rua se e somente se Joana tira o dia de folga. Joana não tira o dia de folga se e somente se Joaquim trabalha meio expediente. Joaquim não trabalha meio expediente se e somente se Marcelo trabalha até 20h. Marcelo trabalha até 20h se e somente se sua esposa não faz jantar.

Não havendo jantar na casa de Marcelo, é correto afirmar que

10Questão 34844. Administração, Administração Geral, Administrador, IFRS, FCM, Ensino Superior, 2016

Para Motta e Vasconcelos (2006), nas abordagens comportamentais,