Questões de FGV Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de FGV com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 29329. Português, Advogado, CODEBA, FGV, Ensino Superior, 2016

A frase em que houve adequada substituição de uma oração desenvolvida por uma oração reduzida é:

2Questão 398701. Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Analista Legislativo, SF, FGV, 2008

Em relação ao servidor estatutário federal, é correto afirmar que:

3Questão 471673. Educação Física, Professor, MinC, FGV, 2006

É necessário que se pense nos espaços de lazer dentro e ao redor da escola, bem como nos logradouros públicos, propiciando uma nova visão sobre o uso das instalações escolares e dos espaços públicos com a responsabilidade concorrente da comunidade. Os alunos e indivíduos da comunidade poderiam transformar-se em agentes socioculturais, favorecendo a utilização desses espaços para a apropriação de vivências de lazer. Apropriar-se da escola e dos espaços públicos pode significar:

4Questão 162454. Direito Econômico Financeiro, Auditor, TCM RJ, FGV, 2008

É vedada a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, salvo autorizações específicas, no âmbito orçamentário, abrangendo aquelas a seguinte rubrica:

5Questão 247757. Engenharia Civil, Técnico de Gestão Administrativa Engenheiro Civil, AL MA, FGV, 2013

A equação da flambagem, conhecida como fórmula de Euler, para uma coluna comprimida e esbelta é função da rigidez e do comprimento da coluna, cujas extremidades estejam presas por rótulas.

Se a coluna for apoiada de outro modo, a fórmula de Euler poderá ser usada para determinar a carga crítica desde que o comprimento da coluna represente a distância entre pontos de

6Questão 372240. Direito Penal, Crimes contra a administração pública, FGV, 2016

Hugo estava dentro de seu automóvel esperando a namorada, quando foi abordado por dois policiais militares. Os policiais exigiram a saída de Hugo do automóvel e sua identificação, que atendeu à determinação. Após revista pessoal e no carro, e nada de ilegal ter sido encontrado, os agentes da lei afirmaram que Hugo deveria acompanhá-los à Delegacia para que fosse feita uma averiguação, inclusive para ver se havia mandado de prisão contra ele. Após recusa de Hugo, os policiais tentaram algemá-lo, mas ele não aceitou.

Considerando apenas as informações expostas, é correto afirmar que a conduta de Hugo

7Questão 192869. Engenharia de Software, UML, Administrador de Banco de Dados, MEC, FGV, 2009

A UML (Unified Modeling Language) possui vários tipos de diagramas que em conjunto são utilizados para descrever a visão estática e dinâmica de um sistema.
Assinale a alternativa em que todos os diagramas listados descrevem uma visão dinâmica de um sistema.

8Questão 33659. Direito Processual Civil, Direito Processual Civil CPC 1973, Técnico Médio de Defensoria Pública, DPE RJ, FGV, Ensino Médio, 2014

Quanto ao âmbito de atuação da Defensoria Pública, a Constituição da República estabelece nos Arts. 5º, LXXIV, e 134, caput, a missão de orientação jurídica e a defesa dos necessitados, em todos os graus, dos necessitados, dizendo que incumbe ao Estado a prestação da assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos. No que toca à conceituação de “assistência jurídica integral” e “assistência judiciária”, é correto afirmar que

9Questão 53516. Direito Penal, Exame da OAB, OAB, FGV, Ensino Superior, 2018

Pedro e Paulo combinam de praticar um crime de furto em determinada creche, com a intenção de subtrair computadores. Pedro, então, sugere que o ato seja praticado em um domingo, quando o local estaria totalmente vazio e nenhuma criança seria diretamente prejudicada.
No momento da empreitada delitiva, Pedro auxilia Paulo a entrar por uma janela lateral e depois entra pela porta dos fundos da unidade. Já no interior do local, eles verificam que a creche estava cheia em razão de comemoração do “Dia das Mães”; então, Pedro pega um laptop e sai, de imediato, pela porta dos fundos, mas Paulo, que estava armado sem que Pedro soubesse, anuncia o assalto e subtrai bens e joias de crianças, pais e funcionários. Captadas as imagens pelas câmeras de segurança, Pedro e Paulo são identificados e denunciados pelo crime de roubo duplamente majorado.

Com base apenas nas informações narradas, a defesa de Pedro deverá pleitear o reconhecimento da 

10Questão 210339. Estatuto da Advocacia e da OAB, Dos Direitos do Advogado, Exame de Ordem Unificado, OAB, FGV, 2012

Aparecida,  advogada  da  autora  no  âmbito  de  determinada  ação  indenizatória,  bastante  irritada  com  o  conteúdo  de  sentença  que  julgou  improcedente  o  pedido  formulado,  apresenta  recurso de apelação em  cujas  razões afirma que o  magistrado  é  burro  e  ignora  as  leis  aplicáveis  ao  caso  em  exame.  Disse  ainda  que  tal  sentença  não  poderia  ter  outra  explicação,  senão  o  fato  de  o  magistrado  ter  recebido  vantagem pecuniária da outra parte. A respeito da conduta de  Aparecida, é correto  afirmar: