Questões de Concursos - FUNCEFET - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - FUNCEFET - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


O cidadão desejoso de habilitar-se para a conducão de veículos automotores devera preencher, obrigatoria­mente, todos os requisitos abaixo, EXCETO:
Em um determinado horário do dia, um prédio projeta uma sombra sobre o solo de 10 m de comprimento. Qual o tamanho da sombra projetada no solo por uma estaca paralela a altura do prédio no mesmo horário do dia. Sabe-se que a altura da estaca corresponde a 5% da altura do prédio.
E doença de notificação compulsória:
No período neonatal são sinais clínicos mais comuns em caso de meningite, exceto:
O Tecnico de Enfermagem do quarto andar, recebeu uma prescrição médica para administrar 150mg de amicacina, porém no setor só foi encontrado frasco de 250mg/2ml. Quantos ml devem ser aspirados para atingir a quantidade correta a ser administrada.
Os auxiliares de Educação Infantil do Município de Nilópolis incumbir-se-ão de
Texto associado.
E la nave va...

1 - Atenção, senhores passageiros! Lamentamos informar que neste momento navegamos pelo universo a bordo de uma nave que vem inspirando cuidados cada vez maiores em todos os passageiros. Tecnicamente estamos à deriva, mas não há motivo para pânico. Ainda é possível restabelecer as condições de voo, desde que todos colaborem. Os passageiros da primeira classe, principalmente.

2 - A fumaça lançada no ar pelos mais ricos fez a temperatura da nave aumentar 0,6ºC no último século. Nesse ritmo, chegaremos ao final deste século com a temperatura aumentando de um a seis graus centígrados. Nosso sistema de refrigeração não é capaz de enfrentar esse aquecimento global. Não há água limpa suficiente para todos. Ou evitamos o desperdício, distribuindo melhor o que resta, ou teremos sérios problemas daqui para frente .

3 - Lembramos que dividimos espaço com outras formas de vida, que chegaram antes de nós e que estão desaparecendo rapidamente, numa velocidade dez mil vezes maior do que antes de nossa chegada. Cada um de nós, nesta nave, tem uma função, portanto cada espécie animal ou vegetal extinta produz impactos importantes no equilíbrio da vida.

4 - A distribuição dos passageiros pela nave se dá de forma desigual. Quase metade dos lugares é ocupada por passageiros que sobrevivem com apenas 2 dólares por dia. Pedimos desculpas pelas péssimas condições de viagem desse grupo, mas lembramos que a culpa não é da nave. Estamos equipados com recursos suficientes para que todos façam uma viagem tranquila, sem agonia ou sofrimento.

5 - Se a distribuição dos recursos não se dá de forma satisfatória, o problema é de quem se apossou de muito mais do que precisa, sem prestar atenção para o que acontece em volta. Registramos com desgosto que 800 mil passageiros se encontram subnutridos e 24 mil morrem todos os dias por causa da fome.

6 - A nave é de paz, mas alguns passageiros, não. Percebemos, constrangidos, que os gastos crescentes com a indústria bélica seriam mais do que suficientes para resolver o problema da fome. É importante frisar que nossa nave não dispõe de saídas de emergência, nem há outra opção para os passageiros a não ser permanecer aqui. De design arrojado e semblante azul, nossa nave foi concebida para ser o mais aconchegante abrigo do universo.

7- Agradecemos a boa vontade de todos em discutir o plano de voo que seguiremos daqui para frente. Lembramos que a responsabilidade é compartilhada e que todos contribuímos em maior ou menor grau para o sucesso desta viagem.
Compare a concordância do verbo com seu sujeito nos seguintes segmentos do texto:

· [...] desde que todos colaborem. (parágrafo 1)
· [...] todos contribuímos [...] para o sucesso desta viagem. (parágrafo 7)

No segundo segmento, o emprego do verbo na primeira pessoa do plural
Educaçao no transito tem duas vertentes: primeira, conhecimento teorico de regras e treinamento pratico nas ruas; segunda, criacao de valores que envolvem amor a vida e ao proximo. A primeira pode ser ministrada em escolas e em cursos especiais; a segunda, vem de dentro do indivíduo e resulta de sua vida familiar. Tambem pode ser desenvolvida posteriormente, mas exige trabalho mais complexo que a simples divulgacao de normas, regulamentos e treinamento nas ruas. Nem sempre e bem sucedida. Resultado: pedestres e motoristas emocionalmente despreparados para uma convivência social harmoniosa, o pedestre, colocando sua propria vida em risco e o motorista, transformando-se em serio perigo para a sociedade. Testes psicologicos devem ser-lhe aplicados e negada a licenca de dirigir a todo cidadao que não revelar condicoes para faze-lo com tranquilidade e segurança. Afinal, dirigir não e um direito natural. E um privilegio dado somente aos indivíduos capazes física e psicologicamente.

Leia o fragmento seguinte retirado do texto acima: "Tambem pode ser desenvolvida posteriormente, mas exige trabalho mais complexo que a simples divulgaçao de normas, regulamentos e treinamento nas ruas.” Identifique o grau em que se encontra nele empregado o adjetivo "complexo” .
“Não te espantes quando o mundo amanhecer irreconhecível. Para melhor ou pior, isso acontece muitas vezes por ano. “ Quem sou eu no mundo?" Essa indagação perplexa é o lugar-comum de cada história de gente. Quantas vezes mais decifrares essa charada, tão entranhada em ti mesma como os teus ossos, mais forte ficarás. Não importa qual seja a resposta; o importante é dar ou inventar uma resposta. Ainda que seja mentira."
(Paulo Mendes Campos. O Colunista do Morro. Ed. do Autor - Rio de Janeiro, 1965)

Assinale o item incorreto quanto à identificação da forma verbal destacada.
Os bebês e crianças pequenas que ainda usam fraldas e que permanecem durante muitas horas na instituição educativa podem precisar de um banho, tanto para maior conforto como para prevenção de assaduras e brotoejas.

Referencial curricular nacional para a educação infantil, MEC/SEF, 1998.

Em relação ao banho na educação infantil, deve-se