Questões de Concursos FUNDEP com Gabarito

Resolva Questões de Concurso Público Grátis FUNDEP com Gabarito. Teste seus conhecimentos com perguntas e respostas em exercícios online.

Texto associado.

Eu Sei, Mas Não Devia
                                                                        Clarice Lispector

Eu sei, mas não devia. Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão. 
A gente se acostuma a acordar de manhã, sobressaltado porque está na hora. A tomar café correndo, porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo de viagem. A comer sanduíches porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia. 
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz [...]. 
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: “Hoje não posso ir". A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisa tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o que necessita. A lutar para ganhar o dinheiro com que se paga. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar muito mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra. 
A gente se acostuma a andar nas ruas e ver cartazes. A abrir revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos. 
A gente se acostuma à poluição. A luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias de água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinhos, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta. 
A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente se senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só o pé e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre o sono atrasado. 
A gente se acostuma para não ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que de tanto se acostumar, se perde de si mesma.

Assinale a alternativa em que TODAS AS PALAVRAS apresentam sufixo de valor diminutivo.
Assinale V diante das afirmativas verdadeiras e F diante das falsas. 
O mecanismo de segurança de criptografia protege 

(  ) os dados sigilosos armazenados no computador.
(  ) as comunicações realizadas pela internet. 
(  ) os backups contra acessos indevidos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.
Densidade é uma medida muito utilizada na indústria alimentícia e é dada pela razão entre a massa e o volume. O leite tem densidade de 1,3 gramas/mililitro, dessa forma 2 litros de leite pesam:
Texto associado.


(1) João Guimarães Rosa

Entretanto, o que precisa ser dito é a evidente influência de semelhantes ocorrências [...]‖
(linhas 10-11)

A conjunção sublinhada confere à frase que introduz um sentido de
Relacione os aplicativos do painel de controle do Windows 7 às suas funções.

COLUNA I

1. Limpeza de disco.
2. Monitor de recursos.
3. Prompt de comando.

COLUNA II

( ) Supervisiona em tempo real o uso e o desempenho da CPU e outros recursos.
( ) Executa funções baseadas em texto (linha de comando).
( ) Permite que se removam arquivos desnecessários do disco.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
Considerando a perspectiva histórica construída ao longo dos anos, onde várias propostas de implantação de uma rede de serviços voltada para a atenção primária à saúde no Brasil foram implantadas, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE esses eventos, em ordem cronológica.
Sobre as atribuições das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para o controle da tuberculose do Sistema Único de Saúde (SUS), em todos os municípios do país, assinale a alternativa INCORRETA.
Dentre as coberturas de tratamento de feridas a seguir, assinale aquela considerada antibiótico tópico.
Ao ler as normas para apresentação de trabalhos, um profissional encontrou a recomendação para a utilização de fonte tamanho 12 para o texto.
O CORRETO recurso de edição que o profissional deverá executar no Word para atender a recomendação é: