Questões de IBFC Grátis - Exercícios com Gabarito

Resolva Questões de IBFC com Gabarito. Exercícios com Atividades Grátis Resolvidas e Comentadas. Teste seus conhecimentos com Perguntas e Respostas sobre o Assunto.

1Questão 159058. Português, Assistente Administrativo, EBSERH, IBFC, 2013

Texto associado.

Para responder às questões de 1 a 4, leia o texto abaixo.

Médicos estrangeiros
João Medeiros Filho*

Mais uma vez em pauta a discussão em torno da importação de médicos estrangeiros ou formados no exterior. Não poderíamos nos abster de reiterar nosso posicionamento sobre matéria tão relevante. Hoje somos mais de 380 mil médicos no País, o que nos coloca na 5ª colocação no mundo, em números absolutos. Temos 197 escolas,perdendo apenas para a Índia(1,2 bilhão de hab.), superando a China( 1,3 bilhão de hab.) e os Estados Unidos que detêm, respectivamente, 150 e 134 faculdades. Nossa pequenina Paraíba, com uma população de cerca de 3,8 milhões de almas, conta com 6 escolas médicas e, pelo menos, mais 2 em fase de implantação – um recorde, com certeza. Formam-se por ano, aproximadamente, 16500 esculápios no Brasil e 500 a 600,em nosso meio.Como se não bastasse, a Presidente Dilma Rousseff anunciou recentemente a intenção de criar mais 4500 vagas anuais para medicina. Será que precisamos trazer profissionais do exterior?E como seria a revalidação de diploma desses profissionais, via decreto?Faltam médicos em nosso meio? . Não existe ainda um consenso em relação ao número ideal de médicos/ habitante. Pesquisa realizada pelo CFM/CREMESP evidenciou que no Brasil tal coeficiente é de 1,95/1000, o que nos remete ao patamar de diversos países de 1º. mundo, a exemplo do Canadá e dos Estados Unidos.Temos, sim, má distribuição dos profissionais, que se concentram nas grandes cidades e capitais, por falta de políticas públicas que priorizem a interiorização do médico. Em João Pessoa, onde pontificam mais de 3000 esculápios, a relação é de 4/1000, o dobro da média nacional; no entanto, mais de 15% das equipes da ESF não dispõem de médicos, devido a diversos fatores, entre os quais,a falta de condições adequadas de trabalho e de segurança, a fragilidade do vínculo trabalhista e a baixa remuneração. Não é importando médicos que vamos corrigir tal distorção. Não cultivamos a xenofobia, mas defendemos a revalidação dos diplomas estrangeiros nos moldes do REVALIDA, que é aplicado anualmente pelo MEC. Precisamos, sim, garantir a qualificação profissional daqueles que pretendem atuar em nosso País, em defesa da população menos favorecida, para que não incorramos no erro de oferecer uma assistência médica pobre, de 2ª categoria, para o pobre.

*presidente do CRM-PB

Considere as afirmações abaixo.

I.O autor posiciona-se contra a vinda de médicos estrangeiros porque temos médicos em quantidade suficiente para atender a toda a população, bem distribuídos pelo território nacional.
II.O autor considera que são necessárias políticas que estimulem a interiorização dos médicos. Está correto o que se afirma em

2Questão 4285. Sociologia, Guarda Municipal, Prefeitura de João Pessoa PB, IBFC, Ensino Médio, 2012

Assinale a alternativa incorreta em relação ao conceito de estratificação social.

3Questão 46706. Português, Cirurgião Dentista, EBSERH, IBFC, Ensino Superior, 2017

Texto associado.
    Há algum tempo venho afinando certa mania. Nos começos chutava tudo o que achava. [...] Não sei quando começou em mim o gosto sutil. [...]
   Chutar tampinhas que encontro no caminho. É só ver a tampinha. Posso diferenciar ao longe que tampinha é aquela ou aquela outra. Qual a marca (se estiver de cortiça para baixo) e qual a força que devo empregar no chute. Dou uma gingada, e quase já controlei tudo. [...] Errei muitos, ainda erro. É plenamente aceitável a ideia de que para acertar, necessário pequenas erradas. Mas é muito desagradável, o entusiasmo desaparecer antes do chute. Sem graça.
    Meu irmão, tino sério, responsabilidades. Ele, a camisa; eu, o avesso. Meio burguês, metido a sensato. Noivo...
     - Você é um largado. Onde se viu essa, agora! [...]
   Cá no bairro minha fama andava péssima. Aluado, farrista, uma porção de coisas que sou e que não sou. Depois que arrumei ocupação à noite, há senhoras mães de família que já me cumprimentaram. Às vezes, aparecem nos rostos sorrisos de confiança. Acham, sem dúvida, que estou melhorando.
    - Bom rapaz. Bom rapaz.
    Como se isso estivesse me interessando...
Faço serão, fico até tarde. Números, carimbos, coisas chatas. Dez, onze horas. De quando em vez levo cerveja preta e Huxley. (Li duas vezes o “Contraponto” e leio sempre). [...]
Dia desses, no lotação. A tal estava a meu lado querendo prosa. [...] Um enorme anel de grau no dedo. Ostentação boba, é moça como qualquer outra. Igualzinho às outras, sem diferença. E eu me casar com um troço daquele? [...] Quase respondi...
- Olhe: sou um cara que trabalha muito mal. Assobia sambas de Noel com alguma bossa. Agora, minha especialidade, meu gosto, meu jeito mesmo, é chutar tampinhas da rua. Não conheço chutador mais fino.
 
(ANTONIO, João. Afinação da arte de chutar tampinhas. In: Patuleia: gentes de rua. São Paulo: Ática, 1996) 
 
Vocabulário: Huxley: Aldous Huxley, escritor britânico mais conhecido por seus livros de ficção científica.
Contraponto: obra de ficção de Huxley que narra a destruição de valores do pós-guerra na Inglaterra, em que o trabalho e a ciência retiraram dos indivíduos qualquer sentimento e vontade de revolução. 
No nono parágrafo, ao referir-se à moça que sentou a seu lado no lotação, o narrador revela uma visão: 

4Questão 480412. Farmácia, Farmacodinâmica, Toxicologista, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Drogas depressoras são substâncias capazes de diminuir as atividades do sistema nervoso central. Assinale a alternativa em que todas as substâncias são depressoras do sistema nervoso central.

5Questão 418312. Direito Civil, Sociedade, Contador, EMBASA BA, IBFC, 2017

Com base na fusão, cisão e incorporação de empresas, assinale a alternativa correta.

6Questão 213290. Português, Médico Cardiologia Eletrofisiologia Clínica e Invasiva, EBSERH, IBFC, 2013

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

I.Espera-se que o rapaz tenha bom ________.
II.O paciente corre risco __________.

7Questão 116040. Direito Penal, Culpabilidade , Analista de Promotoria I, MPE SP, IBFC, 2013

A embriaguez completa e fortuita é:

8Questão 474470. Educação Física, Professor de Educação Física, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Assinale a alternativa correta. O treinamento desportivo pode ser conceituado como o conjunto de procedimentos e meios utilizados para se conduzir um atleta à sua plenitude física, técnica e psicológica dentro de um planejamento racional, visando executar uma performance máxima num período determinado (DANTAS, 1995). Este processo deve ser guiado por princípios que orientam seus procedimentos e estruturam sua racionalidade. O princípio do treinamento que determina as adequações do treino ao tipo de atividade e as habilidades motoras e capacidades físicas vinculadas a esta é denominado:

9Questão 479897. Farmácia, Medicamentos e tratamentos clínicos, Toxicologista, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

O ácido acetilsalicílico é uma droga empregada na terapêutica com finalidade analgésica. A respeito dos analgésicos, analise as afirmações:

I. A absorção dos salicilatos, administrados pela via oral, ocorre principalmente na parte superior do intestino delgado.

II. No trato gastrointestinal, um dos efeitos adversos do ácido acetilsalicílico é a irritação gástrica.

III. A biotransformação é realizada apenas pelas esterases presentes no plasma e em vários tecidos.

Assinale a alternativa correta.

10Questão 352695. Contabilidade, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC, 2017

Considerando ?V? para verdadeiro e ?F? para falso, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

( ) O Capital Circulante Líquido (CCL) é a diferença absoluta entre o Ativo e o Passivo.

( ) Se o Ativo Circulante for maior do que o Passivo Circulante, significa que a empresa está operando com capital de giro próprio, ou Capital Circulante Líquido (CCL) positivo.

( ) Se o Passivo circulante for maior do que o Ativo Circulante significa que a empresa está operando com capital de giro de terceiros, ou Capital Circulante Líquido (CCL) negativo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.